quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Prestigie, Círculo de Cultura na Semdef!


IMPORTANTE! AMANHÃ "LANÇAMENTO DO PROGRAMA ANJOS DA GUARDA".

Tema: LANÇAMENTO DO PROGRAMA ANJOS DA GUARDA

Data: 10/10/2013 – (quinta-feira)

Horário: 8h30

Local: O lançamento do Programa Anjos da Guarda acontecerá na semana dedicada às crianças, na Escola Municipal Maria da Terra, na Rua BF 1ª,  Área 4, Bairro Floresta, no dia 10 de outubro (quinta-feira).

PROGRAMA ANJOS DA GUARDA

            A cidade de Goiânia possui de acordo com dados do IBGE – 2010 - 1,3 milhões de pessoas. Deste universo, mais de 17% são constituídas de crianças na faixa etária entre 4 e 11 anos de idade, período da vida escolar,  que vai da Educação Infantil até  6º ano do Ensino Fundamental.
Uma realidade preocupante é que cada vez mais cedo, crianças e adolescentes estão tendo contato com as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.  Segundo dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid, da Unifesp e Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, na cidade de São Paulo, no ano de 2004,  16, 4% das crianças de 10 a 12 anos, já havia experimentado algum tipo de droga pelo menos uma vez na vida. Nessa pesquisa, não previram o uso de álcool e tabaco, o que significa dizer, que o percentual pode ser bem maior, se incluir as drogas lícitas.
Os dados revelam que ano após ano, as crianças têm acesso às drogas cada vez mais cedo. Preocupada com essa realidade,  a Prefeitura de Goiânia através da Secretaria Municipal de Defesa Social – SEMDEF e da Guarda Civil Metropolitana – ACMG desenvolveram um projeto para a implantação de um programa preventivo destinado às crianças de 04 a 11 anos de idade.
O Programa Anjos da Guarda tem como objetivo acompanhar e orientar as crianças através de quatro encontros anuais, trabalhando com elas através de oficinas e vivências,  ações que colaborem no fortalecimento de suas raízes culturais, família e dê significados aos valores humanos a partir de sua experiência familiar e com sua comunidade, mantendo-as afastadas dos mundos das drogas.
O trabalho preventivo e educativo será desenvolvido por guardas civis e técnicos da Semdef  para o público de  crianças entre 04 e 11 anos de idade. O programa dará suporte para que a criança e o pré - adolescente desenvolvam a autocrítica e saibam fazer opções saudáveis para a sua vida.  O Programa Anjos da Guarda pretende ainda aproximar os operadores de segurança pública municipal – guarda civil metropolitano,  com o público escolar infanto-juvenil, dando orientações importantes sobre os malefícios que as drogas podem causar em uma pessoa.
O programa “Anjos da Guarda” terá uma equipe permanente composta de aproximadamente 15 profissionais, que  durante três semanas participaram de capacitação em diversas temáticas como,  Psicologia do Desenvolvimento Humano, Estatuto da Criança e do Adolescente, Oficinas e Vivências Lúdicas, Violência na escola e familiar, Didática e Metodologia de Ensino, Toxicologia, Crimes na Internet, Violência Sexual. O curso de capacitação foi feito em parceria com instituições e profissionais, com trabalho voluntário.
A equipe atenderá as crianças na faixa etária dos 04 a 11 anos de idade, nas escolas municipais e privadas. De acordo com a metodologia proposta, cada grupo de crianças atendidas,  participarão de 4 encontros durante o ano e em cada encontro serão vivenciadas temáticas específicas como: o eu -  identidade, eu e o outro – a família, valores humanos e projetos. O programa fará as visitas de acordo com o agendamento prévio pelos telefones: (62) 3524-4090.
O programa já tem escolas agendadas para os meses de outubro, novembro e dezembro e pretende atender até o final desse ano, aproximadamente 800 crianças.

Lançamento do Programa “Anjos da Guarda”
A programação prevê apresentação da banda de música da Guarda Civil Metropolitana, apresentação de atividades culturais pelos alunos da escola;  apresentação lúdica do projeto,  com a equipe de multiplicadores do programa Anjos da Guarda,  e a presença de autoridades dos órgãos municipais e estadual, além dos grupos voluntários que atuam na prevenção e repressão às drogas.

A diretora da Escola Municipal Maria da Terra, Dalas Neri,  vê com expectativa o lançamento do programa “Anjos da Guarda”:  “A realidade das nossas crianças é muito complexa e a Escola fica refém dos problemas sociais que atinge todos nós. O programa certamente não trará soluções mágicas, mas será parceiro no trabalho de inclusão e de proporcionar a essas crianças uma vida mais saudável, longe das drogas”, ressaltou a educadora.

A secretária Adriana Accorsi  reforça que hoje o esforço das instituições governamentais e não governamentais que atuam na área da drogadição, é prevenir. Estudiosos do tema sustentam que a prevenção é mais eficaz que a repressão às drogas,  e  ela deve começar desde cedo, evitando que as crianças tenham o primeiro contato. Segundo Accorsi,  existem experiências em cidades goianas com o trabalho preventivo, como o Amor Exigente nas escolas, que já apresenta resultados positivos,  diminuindo não só o uso das drogas, mas a violência dentro e fora das escolas. Para a secretária o lançamento do programa “Anjos da Guarda” no mês dedicado às crianças, é a forma que a Semdef e a Guarda Civil Metropolitana encontraram de homenageá-las,  demonstrando o cuidado que todos nós devemos ter com aquelas que representam o futuro da nossa cidade.

Programação do Lançamento do Programa “Anjos da Guarda”:
1. Abertura: Hasteamento das bandeiras com o hino nacional brasileiro tocado pela Banda de Música da GCM

2. Apresentação do Programa “Anjos da Guarda” através do Teatro de Fantoches

3. Apresentação da equipe de multiplicadore(a)s

4. Apresentação cultural dos alunos da escola ( Catira / Anos 60)

5. Fala das autoridades

6. Encerramento


Texto: Geralda Ferraz - Assessoria de Comunicação da Semdef.

Vídeo Clipping - 08.10.2013. TJ Goiás: Áreas de risco, entrevista com a Secretária Municipal de Defesa Social Adriana Accorsi.


Vídeo clipping - 07.10.2013.Balanço Geral: Câmeras flagram bandidos no CROF