quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AGÊNCIA DA GUARDA MUNICIPAL RECEBE NOVO COMANDANTE

O advogado João Augusto França Neto é o novo presidente-comandante da Agência da Guarda Municipal

O advogado João Augusto França Neto é o novo presidente-comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia. Neto tomou posse no cargo na manhã de hoje, 2, durante solenidade na Sede da corporação. A cerimônia teve a presença de inspetores das Regionais de Goiânia e Guardas Municipais, autoridades políticas e secretários. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, na ocasião, foi representado pelo seu líder no Poder Legislativo, vereador Djalma Araújo, primeiro secretário da Câmara Municipal.

Em seu primeiro pronunciamento a frente da corporação, João Augusto disse que a partir de agora, inaugura-se um novo tempo, uma nova fase para a Guarda Municipal, onde está previsto uma série de intervenções favoráveis às reivindicações da categoria e com ações responsáveis. O presidente afirmou que a GM vai atuar na sua missão mais importante: a prevenção de crimes e na proteção do goianiense, em primeiro lugar.

 Nas palavras de João Augusto, a GM deverá ter uma ação mais social, já que estará vinculada a Secretaria de Defesa Social, que será dirigida pelo secretário Allen Viana. Informou que dará continuidade ao projeto que prevê armamento para os soldados da corporação.

 Segundo o presidente, já foram criadas a corregedoria e ouvidoria da Guarda Municipal, um dos requisitos para legalizar a proposta. "Estarei, de imediato me reunindo com o superintendente da Polícia Federal e secretário de Segurança Pública para agilizar este processo e dar mais condições de trabalho à Guarda Municipal", frisou o presidente-comandante.

 Neto diz ainda que buscará implementar a bolsa formação para a categoria. "Vamos valorizar ao máximo cada membro da corporação", garante. A construção do novo quartel da GM também deve ser um dos desafios do novo presidente.

 A prevenção e o combate às drogas também é outra prioridade do novo comandante. "Queremos colocar a GM atuando diretamente na prevenção e combate às drogas, fazendo parcerias com os governos Estadual e Federal." João agradeceu a acolhida e pediu união entre os membros da corporação.

VISÃO SOCIAL - O vereador Djalma Araújo, líder do prefeito, fez discurso otimista, ao destacar que João Augusto tem um perfil humano, competente e trabalhador, além de conhecer a realidade de Goiânia. Djalma afirma que o Poder Executivo acredita que para vencer o crime é preciso antes de tudo ter uma visão social.

 "Sem conhecer a realidade social não se combate o crime, por isso, a Guarda Municipal estará atuando em sintonia com a Secretaria de Defesa Social", destaca Djalma, que ainda lembrou que a Guarda Municipal é a corporação mais antiga no País, criada no século 18. "Teremos em Goiânia uma guarda armada para defender o cidadão goianiense", informa.

O vereador diz que Goiânia passa a seguir o modelo de Guarda Municipal socializada, como foi implantada em Diadema (SP), cidade que reduziu a criminalidade em até 80%. Djalma destacou a conquista de emenda de R$ 500 mil para investir na corporação.

 O secretário de Defesa Social, Allen Viana disse que os tempos do passado acabaram. "Chega dos soldados da Guarda Municipal serem considerados vigias de prédio. Acabou esse tempo", e acrescentou: "Tenho a satisfação de integrar um projeto tão importante e promissor para a Capital e para a corporação. Eu me alistei neste projeto", destacou Viana.

Estiveram ainda presentes na solenidade, o suplente de Deputado Federal, delegado Waldir Soares; o Deputado Estadual Mauro Ruben; o GM Josimar representou o Deputado Estadual Major Araújo; o Vereador Luiz Teófilo; o Vereador Eudes Vigor; e o Vereador Juarez Lopes, estiveram na solenidade de apresentação.

O evento teve também a participação do presidente da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago; do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano de Castro; do diretor de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Aguinaldo Lourenço; do presidente da Associação de Guardas Municipais de Goiânia, inspetor José Eulálio, entre outros.

Fonte: http://www.aredacao.com.br/noticia.php?noticias=1277