quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Participação de integrantes do grupo Anjos da Guarda no dia 11/02/2014 no III Seminário Regional da Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente em Situação de Rua.

Alguns integrantes do Grupo Anjos da Guarda participou no dia 11/02/2014 do III Seminário de Estruturação da Rede Nacional de Atenção a Criança e Adolescente em Situação de Rua com o tema: “Criança não é de rua”. Goiânia foi a terceira capital a receber o seminário que teve como meta recolher propostas para a Estruturação da Rede Nacional de Atenção a Criança e Adolescente em situação de rua afim de criação de políticas públicas de cunho nacional para o enfrentamento da situação de rua infanto-juvenil do Brasil.O evento faz parte da Campanha Nacional Criança Não É De Rua (CNER) em parceria com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República. Os participantes foram divididos em 4 grupos de estudos: Assistência; Saúde e Educação; Desporto e lazer, cultura, turismo, segurança pública, planejamento e desenvolvimento, monitoramento e avaliação da situação de rua infanto-juvenil e da política e por ú ltimo o item Intersetorialidade, afim de analisar e acrescentar propostas e ideias novas as já formuladas nos seminários de Manaus e Salvador. Após debate e apresentação das alterações em plenária, foi criada uma comissão para representar órgãos de governo e de cidades do interior que irão se reunir e apresentar propostas à comissão especial da Rede de Atenção a Criança e Adolescente em Situação de Rua em Brasília. Para representar a Secretaria Municipal de Defesa Social, o escolhido foi o GCM Caldeira. Participaram do evento os GCMs Vasco, Flávia Modesto, Caldeira e Deisy. Na ocasião os GCMs aproveitaram pra divulgar o trabalho que vem sendo feito pelo Programa Anjos da Guarda e também pelo Grupo Anjos da Guarda.
Texto: Vasco de Ramos Lino.

Curso de Defesa Ambiental acontecerá do dia 17/02/2014 ao dia 21/02/2014, no Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento (CEFEA).

O Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia GCMG – CEFEA apresenta o Plano de capacitação, para o curso de Defesa Ambiental, que acontecerá do dia 17 a 21 de fevereiro, no horário  das 8 às 18 horas.
   A grande concentração da população mundial nas cidades e o crescente impacto ao meio ambiente, vem despertando cada vez mais, aos governos a estabelecerem medidas sustentáveis que resultam em melhor qualidade de vida para seus habitantes. As cidades sustentáveis adotam medidas para evitar a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental através da educação e fiscalização, para conscientizar a população a fazer uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis e a preservar suas reservas ecológicas.
Neste contexto a qualificação dos servidores da administração municipal se faz importante e é com este intuito que o Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento propõe a Capacitação dos servidores Guardas Civis, através do curso Defesa Ambiental.
Os instrutores serão o GCM Julio Cesar Martins em Prevenção e combate a Incêndios e Educação Ambiental, J. Gomes de Pina em Primeiros Socorros, a Senhora Dayhune Fátima do Rosário Cabral formada em Gestão Ambiental na Estácio de Sá em Legislação Ambiental.
Haverá instrução de Simulação de salvamento para pessoas em situação de afogamento e visitação no último dia ao CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres onde serão realizadas atividades como modo de manejo com animais, cuidados na apreensão dos mesmos e etc.

Fala da Diretora Valéria Martins
 - “Desde que chegamos ao Centro de Formação, temos nos preocupado com a capacitação voltada para as atividades exercidas pelos GCMs conforme sua atividade de atuação, com os GCMs da Divisão Ambiental não seria diferente, pois a DGA é uma das mais importantes Divisões da Guarda Civil Metropolitana e com este curso os operadores ambientais terão ainda mais segurança para exercerem suas atividades diárias, outras turmas já estão sendo planejadas."

 Texto: Valéria Martins.