quarta-feira, 6 de junho de 2012

DEFESA CIVIL MUNICIPAL ALERTA POPULAÇÂO SOBRE USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO NAS FESTAS JUNINAS

Com a divulgação de alertas, a Comdec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a adoção de medidas preventivas.

Atento aos riscos de acidentes provocados por fogos de artifício, o secretário-executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), inspetor Elizeu Lustosa, alerta a população para observar os cuidados necessários ao usar produtos pirotécnicos durante as festas juninas que estão acontecendo em toda a cidade. Segundo o secretário, é necessário tomar uma série de medidas preventivas para que não ocorram problemas de grandes proporções.
Elizeu Lustosa destaca que, nesta época do ano, é costume da população, principalmente das crianças, soltar foguetes, bombinhas e balões. "Eles podem provocar acidentes sérios e com grandes prejuízos à comunidade. Além de incêndios, os foguetes e balões oferecem também perigo para o transporte aéreo. Os pais devem permitir somente fogos que não ofereçam nenhum tipo de risco para seus filhos e todos devem se vestir de forma adequada". "Se por ventura optarem por aquisição desses artifícios, que observarem o credenciamento dos vendedores. Os shows pirotécnicos somente devem ser realizados por técnicos credenciados e autorizados por autoridades competentes", alerta.
Entre as recomendações, a Defesa Civil Municipal destaca: seguir as instruções da embalagem; soltar os fogos sob a supervisão de adultos; não reutilizar os fogos que falharam; armazenar os fogos em local frio e seco; nunca atirá-los em direção de outras pessoas ou em lugares fechados, como carros ou residências. Uma das mais importantes recomendações, em épocas de festas, é a de jamais utilizar fogos de artifício após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Com a divulgação de alertas, a Comdec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a adotarem medidas preventivas.
Atenção e Perigo
Os fogos de artifício são um dos itens mais utilizados em festas juninas e podem tornar a festa em tragédia. Nesta época do ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o número de atendimentos por queimaduras costuma dobrar.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM), 40% dos queimados pelo uso de fogos são menores com idade entre 4 e 14 anos e que uma em cada dez pessoas que manuseiam esse tipo de artefato sofre amputações.
Autor: Wagner Beltrão

SEMDEF QUER APROVEITAR FESTAS JUNINAS PARA CONSCIENTIZAR CONTRA AS DROGAS

No dia 26 de junho comemora-se o Dia Internacional de Combate às Drogas, que coincide com a época das festas juninas.
A Secretaria de Defesa Social (Semdef), realiza nesta quarta-feira, 6, a partir das 16 horas, sua primeira festa junina. O evento também terá a participação dos servidores do Centro de Estudos, Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Goiânia (Cefea) e da Defesa Civil Municipal.

 

Segundo a coordenadora da festa e chefe da Divisão de Serviços Auxiliares, Olcimar Pereira Gomes, o objetivo é aproveitar a temporada das festas de São João para conscientizar as pessoas contra o abuso do álcool e o uso de drogas. "Nossa campanha será intensificada durante o período porque as pessoas costumam exagerar nessa época do ano", explica.
 
 
Olcimar lembra também que no dia 26 de junho comemora-se o Dia Internacional de Combate às Drogas, que coincide com a época das festas juninas. "Assim, vamos levar a mensagem para todos, inclusive os alunos das escolas municipais, de que podemos participar das atividades festivas sem utilizar o álcool na bebida que é tão típica deste período, o quentão", afirma.


História das festas juninas
Sua origem foram às festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.


Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.


Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro.
 
 
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
 
 
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
 
 
A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.


A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva", "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.


Autor: Wagner Beltrão