sexta-feira, 8 de abril de 2011

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL REUNE-SE COM COMANDANTES DAS REGIONAIS DA GUARDA MUNICIPAL


O Secretário de Defesa Social, Allen Viana e o Presidente Comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO), João França Neto, reuniram-se essa semana, com todos os comandantes das  regionais da Guarda Municipal na sede da SEMDEF.

Allen Viana abriu a reunião explicando que “é uma reunião de apresentação onde queria conhecer e conversar com todos, “porque somos um corpo, uma administração e gostaria de saber das principais rotinas e os problemas que enfrentam em suas regionais e o que poderia ser feito para melhorar o trabalho”, disse.

 O secretario acrescentou que pensar a cidade é inserir a guarda em todas as situações e queria ouvir os inspetores e auxiliares, dada à experiência que eles têm em suas regionais. ”Temos que fazer o mapeamento e monitoramento da cidade e quero cooperar, ouvindo como os senhores comandam suas atividades”.

Viana também perguntou aos comandantes das regionais como fariam para premiar os guardas municipais que se destacam na sua missão e o que poderiam fazer para melhorar a postura destes profissionais nos postos onde atuam.

“Temos que apresentar os recursos humanos onde temos os mais variados talentos e habilidades no contingente da corporação, para nos ajudar na capacitação de mudança na postura e apresentação pessoal de nossos guardas. Em minhas andanças pela cidade vejo que muitos profissionais de nossa instituição precisam avaliar melhor sua postura e compostura ”,explicou.
               
Pauta
 A pauta da reunião destacou quais são as ações que tenham por fundamento o dado concreto da segurança e como trabalhar na diminuição de índices de violência; Cursos que incremente o conhecimento da importância dos servidores da GM; Como modificar a jornada de 12/36; Criar Serviços especializados;  Como evitar a criação de custos, em face das gratificações pretendidas em ações diversas; Postura dos guardas nos prédios públicos e a Integração da AGMGO nos projetos da SEMDEF.


Comandos das regionais
A primeira apresentação foi o GM Pires, Auxiliar na Câmara Municipal, disse que tem um efetivo de 18 guardas que trabalham na proteção da  câmara de vereadores, onde fazem a segurança do local e  na região próxima da câmara, onde existem muitos moradores de rua ,falsos vendedores e muitas tentativas de   roubo. Pires destacou que um dos principais problemas dos GMs que trabalham na câmara foi o corte de gratificação dos guardas e que existe um projeto lei em tramitação na casa revendo essa situação. Solicitou que deve ser revisto o tamanho do contingente  necessário para trabalhar na Câmara.

Fiscalização Urbana/Sedem
O Inspetor Eulálio , Auxiliar na 1° regional e chefe da fiscalização Sedem, tem a sua disposição 298 guardas (54 deslocados). Falou que sua equipe tem uma atuação na  intensa na  prevenção dos furtos da feira hippie (42 guardas), citou que existe problema na logística das escalas dos fiscais. Sugeriu o pagamento de horas extras na cessão dos guardas, fora da jornada de trabalho.

1ª Regional
O Inspetor Durães - Comandante da 1° regional, falou da deficiência de veículos, só tem um veículo / uma moto  (situação precária). Destacou que sua área é grande com bairros populosos como: Campinas, Crimeia, Setor Sul, Vila Nova, Setor Oeste, Central, Bairro Feliz. Cobrimos nove escolas, dois cais, casa de acolhida, secretarias, biblioteca, 3 mercados. Falta de efetivo (+200 Gms, quatro veículos, duas motos), computadores. As principais ocorrências são vandalismo na praça do trabalhador, drogas, roubo próximo a rodoviária. E sugeriu que a AGMGO desenvolva trabalhos sociais e implante a ronda escolar, que melhoraria muito as ações da corporação perante a comunidade que ele atua.

7ª Regional
O comandante da 7ª Regional, Inspetor Luís Antônio, disse que cobre bairros como: Jaó, Santa Genoveva, Guanabara, Pompeia, Itatiaia, Campus, Balneário, Dergo. Têm um efetivo de 156 GMs, somente um carro e uma moto precários. Necessita para realizar um trabalho melhor de computador com internet, rádios comunicadores e que a sede da regional seja um espaço próprio e não improvisação no fundo de algum prédio publico. Necessita de no mínimo quatro veículos e mais 40 Gms, para fazer a segurança de sua regional. Citou os casos de vandalismo, furtos e uso de drogas nas escolas como principais ocorrências. Sugeriu que fosse realizadas palestras nas escolas e nos finais de semana as escolas fossem abertas para interagir e participarem das discussões da comunidade e a banda de musica da GM animasse este tipo de  evento.

GPC
O comandante do Grupo de Proteção ao Cidadão – GPC, GM Mota, apresentou que tem um efetivo de 31 guardas que fazem o patrulhamento em toda a cidade. “O grupo está instalado numa pequena sala do quartel e tem dois veículos e uma moto que estão precários”. Sugeriu que necessita de um espaço para instalar o GPC com: computador com internet, rádios de comunicação, mais quatro viaturas e cinco motos. Observou que o grupo precisa de mais nove guardas para chegar num efetivo de 40 GMs. Todos deveriam passar por um curso de formação especializado que mostra mudança de atitude que ensinam essa nova postura, curso de abordagem e curso de armamento e uma gratificação pelo serviço especializado que prestam.

3 ª Regional
Inspetor Moreira – Comandante da 3° regional, falou que cobre bairros como Vila Redenção, Alto da Gloria, Pedro Ludovico, Parque Amazônia, Jardim América, Setor Bueno. Tem 161 GMs sobre seu comando e atuam em 67 postos. Tem somente um veiculo e duas motos que estão muito ruins. Sua sede fica no PAMA no Jardim Botânico e citou o uso de drogas nas escolas, pichações, condutas de indisciplina nas escolas como suas principais ocorrências. Necessita de pelo menos mais 60 guardas, um computador, impressora, quatro veículos, duas motos, radio, uma nova sede. Sugeriu uma nova formação dos guardas com suas especialidades e a implantação de rondas ostensivas em postos estratégicos de cobertura da sua regional.

5 ª Regional
Inspetor Ovídio - Comandante da  5° regional atua em bairros como Vila Aurora, Canaã, Rodoviário,Parque dos Buritis. Possui hoje 120 guardas, dois veículos, tem uma sede muito ruim. Suas principais ocorrências são  furtos, drogas, pichações,agressões. Faz a segurança em mais de 80 prédios públicos (atuação). Sugeriu que seja construída uma sede com toda estrutura necessária e devidamente equipada para funcionar um posto de segurança pública. Solicita que seja criado um grupo de escolta e que a GM tenha uma maior interação junto a comunidade, que haja uma politica de comunicação para divulgar todas as ações que são realizadas pela AGMGO.

6 ª Regional
Inspetor Luís Paulo - Comandante da 6° regional cobre bairros como Setor F insocial, Jardim Curitiba, Vila Mutirão, Jardim Primavera, Bairro da Vitória. Tem um efetivo hoje de 132 guardas e cobre 91 unidades publicas. Sua sede fica num posto na Vila Mutirão. “O trafico de drogas e vandalismo são ocorrências muito comuns em sua área de atuação. Acha que a estrutura ideal pra prestar um bom trabalho seria contratar mais 120 guardas, alocar quatro viaturas, uma moto e construir uma sede bem estruturada com computadores, telefones , rádios comunicadores e todos os equipamentos necessários”.
Devemos ampliar nossos trabalhos e “Sair de trás dos muros, irmos  para as ruas”.

2 ª Regional
Inspetor Gilásio - Comandante da 2° regional falou que boa parte de sua regional atua no lado direito da BR-153   (sentido Goiânia  / BSB).Sua sede está instalada no  Jardim Bela Vista e cobre 71 postos e tem um efetivo de 161 guardas. Possui um veiculo e uma moto. Vandalismo, e agressão aos servidores públicos são ocorrências correntes na regional. Sugeriu que seja mudada a estrutura de acessos nos cais (semelhante do Hugo)
e implantada a ronda escolar.

Divisão de Guarda Ambiental
Inspetor Emivaldo - Chefe da Divisão de Guarda Ambiental possui um efetivo de 200 guardas, cobre 24 horas 21 áreas, possui 6 veículos,10 motos e 18 bicicletas. Sugeriu que fizesse um estudo para aumentar o efetivo que atuam 245 horas nos parques e áreas de preservação de nossa cidade. Falou que hoje necessitária de mais ou menos 100 GMs. Sugeriu que seja implantado o monitoramento eletrônico em muitas áreas verdes da capital.

4 ª Regional
Inspetor Ari - Comandante da 4° regional cobre bairros como o Real Conquista e os que estão no limite com Aparecida  de Goiânia .Sua sede esta instalada no CRAS da Vila União. Cobre 71 postos com 119 GMs. Possui um veiculo que está precário. Necessita de mais 230 GMs, quatro carros e quatro motos. Problemas diversos nas escolas, pedofilia, drogas são as ocorrências mais comuns. Sugeriu que seja implantado o monitoramento eletrônico noturno nas escolas onde poderia remanejar o efetivo para ao trabalho diurno e falou que existem guardas dormindo nos postos. Sugeriu também urgência no Código de Ética.

DAO
Inspetor Oduvaldo - Chefe da Divisão de Apoio Operacional sugeriu que fosse feito o remanejamento de GMs onde não há expediente noturno e implantasse o monitoramento eletrônico noturno nas escolas.

No final da reunião o Secretário falou, “temos que ampliar a oportunidade que a administração está nos dando para fazermos um trabalho melhor, atuando de fato com ação pró-ativa, aumentando as rondas, ocupando nosso espaço com a sensação de segurança, estando sempre de prontidão”, explicou.

Allen Viana também perguntou quais são os instrumentos que os inspetores precisam para agir no combate a drogadição em nossa cidade. ““ Foi dada pelo prefeito a determinação que cumpríssemos nossa missão, que entrássemos e atuássemos no enfrentamento das drogas, nos limites da legalidade, onde o cidadão vai estar ao lado da corporação, apoiando nossas ações. Temos que estreitar o relacionamento com a comunidade, incrementar o tipo de trabalho e das  ações e operações que são desenvolvidas pela  GM-Goiânia”, concluiu.


Autor; Wagner Beltrão