quinta-feira, 10 de março de 2011

PREFEITO PAULO GARCIA ANUNCIA AÇÃO INTEGRADA CONTRA AS DROGAS


Prefeito de Goiânia reuniu-se na tarde de hoje, dia 10, com secretariado para pedir empenho de todos os órgãos da administração municipal no combate às drogas

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, reuniu-se com o secretariado na tarde desta quinta-feira, dia 10, para pedir o empenho de todos os órgãos da administração municipal no projeto de combate as drogas e a dependência química na Capital. O encontro foi realizado no 6º andar do Paço Municipal e contou com a presença do deputado federal, José de Fillipi (PT-SP) que compartilhou a experiência no assunto quando foi prefeito do município paulista de Diadema.

Paulo Garcia comentou que o motivo do encontro é discutir o projeto buscando definir o papel e atuação das pastas da Prefeitura. “Faço um pedido para que todos sintam-se responsáveis por esta iniciativa. Primeiro é preciso organizarmos nosso trabalho para depois buscar o apoio de toda a sociedade.”, destaca.

A reunião serviu também para ressaltar as atribuições da secretaria de Defesa Social que encabeçará o projeto e engloba a Guarda Municipal, Defesa Civil e a recém-criada diretoria municipal de políticas contra as drogas sob a direção da médica Dagmar Ramos, que é especialista em prevenção e combate a dependência química.

O secretário de Defesa Social, Allen Viana, afirmou que o órgão defenderá a segurança do cidadão. “Entre as primeiras ações do projeto de combate as drogas está a capacitação dos guardas municipais para que atuem no serviço de monitoramento e no trabalho de prevenção nas escolas e nas comunidades”, explica.

Inspiração
A secretaria é inspirada numa iniciativa implantada em 2001 pelo ex-prefeito de Diadema e agora deputado federal José de Filippi e que mudou a realidade da cidade que até então tinha altos índices de criminalidade e era recordista proporcionalmente em número de homicídios no Brasil. 

Segundo o deputado, a prefeitura fez um trabalho de prevenção social com políticas ousadas. “Investimos em educação, cultura e segurança pública com o fortalecimento da guarda municipal, sistema de monitoramento nas ruas e a lei seca nos bares de Diadema”, pontuou algumas das ações.


Autor: Luciano Joka