segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL PARTICIPA DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA CIDADÃ

Objetivo é conhecer ações de segurança urbana e trazer para Goiânia experiências do que está sendo feito no Rio de Janeiro para o combate ao tráfico e nas operações de policiamento comunitário


O secretário municipal de Defesa Social , Allen Viana, participa hoje, 8 , e amanhã, 9 , do Fórum sobre Segurança Cidadã, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento será realizado no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. Na programação está prevista uma visita guiada a uma Unidade de Policia Pacificadora (UPP) selecionada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em uma favela e à Central de Monitoramento.

Segundo Allen Viana, a intenção é conhecer de perto essas ações de segurança urbana e trazer as experiências do que está sendo feito na capital carioca no combate ao tráfico de drogas e nas operações integradas de policiamento comunitário. "Queremos aprimorar o projeto piloto que foi instalado no Setor Finsocial, dentro do Programa Goiânia + Segura, desenvolvido pela Guarda Municipal de Goiânia, e outras forças de segurança da capital", explica o secretário.

De acordo com os organizadores do Fórum, o objetivo das visitas é conhecer uma experiência integrante do projeto da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. As UPPs buscam instituir policias comunitárias principalmente nas favelas da capital fluminense como instrumento para desarticular as quadrilhas de narcotraficantes que antes controlavam esses territórios como estados paralelos.

A primeira UPP foi instalada na favela Santa Marta em novembro de 2008. Depois outras unidades foram instaladas na Cidade de Deus, Jardim Batan e outras 14 em regiões onde o crime organizado já foi totalmente expulso.

Outra visita programada pelo Fórum será ao Centro de Operações Especiais (Copes), que é uma central de monitoramento e acompanhamento da atividade policial e tem a capacidade de captar as ações da polícia, com recursos de áudio, vídeo e telefonia em tempo real. As informações obtidas são transmitidas à cúpula da segurança para a tomada de decisões, em tempo real.


O Copes tem capacidade para treinar e abrigar 1,8 mil agentes de segurança nas suas instalações (uma espécie de pentágono).

A localização do quartel é estratégica para a segurança da região, dado que se localiza próximo às favelas do complexo da Maré e do Alemão, onde foram apreendidas 42 toneladas de maconha, crack, armamento pesado, grande quantidade de munição, automóveis e motocicletas, além de desarticular o tráfico de drogas com a captura e prisão de chefes do narcotráfico.


Autor: Wagner Beltrão