sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Portal da Prefeitura - 22.11.2013.Comitiva de membros do BID e Coréia do Sul é recebida na prefeitura para discutir estratégias nas áreas de trânsito, segurança e desastres naturais.

GOIÂNIA NOTÍCIAS
22/11/2013 | 09:33
Representantes ficarão em Goiânia entre os dias 25 e 29 de novembro para iniciar o desenvolvimento dos termos de referência e demais documentos do IOCC em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia receberá na próxima segunda-feira, 25, grupo de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Coréia do Sul, para iniciar o desenvolvimento dos termos de referência e demais documentos do Centro Integrado de Operações e Controle (IOCC) em Goiânia.

O IOCC foi sugerido no Plano de Ação da capital, iniciado em agosto de 2011, que faz parte da Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis, pensando em um futuro urbano melhor para as próximas gerações. A Plataforma tem o objetivo de contribuir para que cidades, que hoje apresentam um alto índice de crescimento demográfico e desenvolvimento econômico, possam de maneira pronta, mas apropriada, identificar os principais desafios e ações de curto e médio prazo que permitam orientá-las na trajetória para uma situação de maior e melhor sustentabilidade.

O IOCC de Goiânia iniciará sua atuação em três grandes áreas: trânsito, segurança e desastres naturais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Nelcivone Melo, dentre 2008 e 2012, houve aumento superior a 500% na quantidade de cidades no mundo que estão implantando um IOCC. “Há uma percepção cada vez mais clara que o acesso em tempo real de dados sobre a cidade é essencial para uma administração eficaz”, ressalta.

Durantes os cinco dias em que a comitiva estará na cidade, de 25 a 29 de novembro, serão discutidos assuntos como definição do escopo geográfico (qual a área de atuação do IOCC e onde serão localizados os sensores em Goiânia), definição do escopo funcional (quais funções serão implantadas no IOCC), a forma de integração com as iniciativas já em andamento na Prefeitura, o Plano de Ação, dentre outros. Esta etapa do projeto é executada com recursos oriundos de uma cooperação técnica não reembolsável com o BID, ou seja, os recursos são doados para a Prefeitura de Goiânia.
Autor: Josyanne Nunes, da editoria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

         IOCC foi sugerido no Plano de Ação da capital, iniciado em agosto de 2011,
              que faz parte da Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis, pensando 
em um futuro urbano melhor para as próximas gerações


 Foto: Divulgação Google.

Clipping Jornal: O Hoje - 22.11.2013. Prefeitura vai cadastrar famílias que serão desalojadas.