sábado, 2 de junho de 2012

SIMPÓSIO DISCUTE ATUALIDADES SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou na noite de quinta-feira (31) da abertura do Simpósio Atualidades em Dependência Química. O evento foi realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da OAB-GO. Estiveram presentes também na solenidade o diretor-tesoureiro da seccional goiana, Enil Henrique de Souza Filho; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Alexandre Prudente Marques; o conselheiro seccional e presidente da Comissão do Advogado Público, Marcello Terto e Silva; a coordenadora do Fórum Goiano de Enfrentamento e Prevenção ao Uso do Crack e Outras Drogas, professora Sônia França; o secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana; a superintendente de Educação, Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde, Meire Incarnação Ribeiro Soares; e o superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Carlos Edílson.

Em discurso, Sônia França agradeceu à OAB-GO pela parceria na realização do evento. "Essa união foi fundamental para que o evento ocorresse. Sem a parceria seria quase impossível a realização do fórum", afirmou. Sônia disse ainda que a sociedade passa por uma crise, mas que é uma grande oportunidade de trazer de volta os valores humanos. "É preocupante o que o uso de drogas faz com a família e a sociedade. Essa crise social é uma chance de colocarmos as coisas no lugar. É o grande desafio do século XXI", enfatizou.

Allen Viana destacou o papel da OAB-GO na luta pela defesa dos direitos da sociedade. "Nenhuma entidade representa tão bem a sua classe e os interesses da sociedade quanto a OAB. É por causa dessa sensibilidade que foi possível a realização do fórum. O que a OAB faz é reunir os atores para que, juntos, possamos alcançar resultados satisfatórios", afirmou. Meire Incarnação também parabenizou a iniciativa do simpósio e afirmou que o governo estadual está se preparando para enfrentar melhor o problema dos usuários de drogas em Goiás. "Essa discussão já está sendo feita e o governo, em breve, vai construir o primeiro Credeq (Centro de Recuperação de Dependentes Químicos). Esse evento vem para qualificar a força de trabalho que vai atuar nessa área", destacou.

Henrique Tibúrcio ressaltou que a OAB-GO não pode ficar fora de uma discussão tão importante como essa e que, por isso, sempre participa dessas ações. "Não podemos ficar alheios a esta questão, como não ficamos alheios a nenhum outro problema. Nesse sentido, o trabalho da Comissão de Direitos Humanos tem se mostrado brilhante e supera as expectativas." O presidente destacou ainda que o uso de drogas é hoje um dos grandes problemas sociais que o mundo todo enfrenta. "Nós todos sabemos o quão problemática é essa questão. Muitas mazelas da sociedade, de alguma forma estão ligadas às drogas. Ao mesmo tempo, nunca se discutiu tanto o problema e nunca tantas pessoas estiveram dispostas a enfrentá-lo. É essa união de esforços que garantirá um resultado positivo", encerrou.

O evento continua nesta sexta-feira (1º), no auditório Eli Alves Forte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO