segunda-feira, 4 de julho de 2011

PREFEITO EFETIVA BENEFÍCIO DE MORADIA POPULAR A SERVIDORES DA GUARDA


Prefeito assina protocolo de intenções para celebrar parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) e a Secretaria Municipal de Defesa Social e beneficiar guardas que se enquadram nos critérios sociais do Minha Casa Minha Vida

Pelo menos 50 servidores da Guarda Municipal serão beneficiados com moradias populares no Residencial Jardins do Cerrado VII, na Região Oeste da capital. O auxílio habitacional foi efetivado na sexta-feira, quando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assinou protocolo de intenções para celebrar parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) e a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), pasta à qual a Guarda é vinculada.

"É uma alegria conceder esse benefício a membros da nossa Guarda Municipal. Sabemos que a quantidade de casas é pouca diante do grande número de servidores que o órgão possui, mas assim como toda casa começa pelo alicerce, na vida não é diferente, por isso começamos com um número modesto, mas aumentaremos em breve”, informou Paulo Garcia durante a solenidade no Paço Municipal. O evento reuniu, além do prefeito e dos secretários da Semdef, Allen Viana, e Smhab, Paulo Borges, alguns vereadores, entre eles, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Iram Saraiva.

"Precisamos organizar a nossa casa. Vejo que mais funcionários precisam de moradias, e nós vamos estender esse benefício a outras secretarias também. Se preencherem os requisitos exigidos pela União, estejam certos de que serão contemplados", acrescentou o prefeito. Servidores da Semdef que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades já foram pré-selecionados. Todos preencheram ficha socioeconômica junto à Smhab. A documentação começará a ser avaliada a partir deste mês de julho pela Caixa Econômica Federal (CEF). A Prefeitura já promoveu, neste ano, acordos que concederão moradias populares a funcionários das Secretarias de Saúde, Educação e, agora, de Defesa Social.

Conforme critérios determinados pela União, a Caixa filtrará famílias que moram em Goiânia há mais de três anos e não têm imóveis. A previsão é de que no dia 30 de agosto a CEF comece a informar os contemplados. As famílias morarão em casas sobrepostas do Residencial Jardins do Cerrado.

Jardins do Cerrado

O Jardins do Cerrado conta com mais de 1,8 mil habitações com sala, cozinha, banheiro e dois quartos em área de 40 metros quadrados. As moradias foram construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida - projeto habitacional do Governo Federal em parceria com prefeituras, que atende famílias com renda entre um e três salários mínimos.

Em Goiânia, o programa Minha Casa Minha Vida vigora desde maio de 2009, quando a Smhab recebeu cerca de 88 mil interessados em um lugar para morar. As primeiras casas serão entregues a partir do mês de agosto. Os contemplados precisarão arcar com apenas 10% da renda fixa para ajudarem nas despesas de condomínio.
Autor: Thiago Vieira