sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PREFEITURA DEFINE LOCAL PARA INSTALAÇÃO DA CENTRAL DE CÂMERAS E SENSORES

Com a previsão inicial de instalação de 500 câmeras e sensores, a central funcionará no último andar do bloco D do Paço Municipal

Cinco técnicos coreanos  encerraram, nesta sexta-feira,10, suas atividades junto à Prefeitura de Goiânia com a finalização dos estudos para o desenvolvimento do projeto de implantação da Central Integrada de Operações e Controle da Cidade (IOCC). Com a previsão inicial de instalação de 500 câmeras e sensores, a central funcionará no último andar do bloco D do Paço Municipal.
A Central é um dos inúmeros projetos da Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltada para cidades americanas e caribenhas, criado para propor soluções frente às necessidades e desafios das cidades emergentes como Goiânia.

A Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES) foca três dimensões da sustentabilidade: ambiental e mudança climática; desenvolvimento urbano sustentável; e fiscalização e governabilidade. A metodologia permite a priorização de temas críticos e o desenvolvimento de soluções com participação dos cidadãos, dos governos local, estadual e federal, e de diversos especialistas.
Coordenador executivo da Plataforma em Goiânia, Flávio Yuaça esteve à frente da semana de trabalho e explicou que a instalação da Central observa três campos de atuação: melhorar e gerenciar o trânsito em conjunto com a Agência Municipal de Trânsito (AMT) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC); gerenciar e combater a violência em parcerias com a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) e Guarda Municipal; preservar e gerenciar desastres naturais, em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Flávio Yuaça adiantou ainda que até o final deste ano, os programas inventários de emissão de gases do efeito estufa e de análise de vulnerabilidade e risco às mudanças climáticas estarão em funcionamento. Já pronto ele cita o projeto gestão para resultados, que funciona com o planejamento de curto, médio e longo prazo, determinado por metas e indicadores a exemplo da mobilidade urbana em Goiânia, considerada um dos pontos fracos do município.

O encerramento das atividades com os coreanos especialistas na implantação de centrais similares na Coreia aconteceu com visitas às instalações de centrais dispersas na cidade de Goiânia, a exemplo das mantidas pela Secretaria da Segurança Pública, pasta do governo estadual, e ao núcleo de atividades da Secretaria Municipal de Defesa Social, que controla câmeras em pontos específicos de Goiânia.

 Autor: Sirley Camilo

CAPACITAÇÃO BÁSICA E GRATUITA SOBRE DEFESA CIVIL