segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil


2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil
Acontecerá no próximo dia 14 de fevereiro (sexta-feira), no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, durante todo o dia,  a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, convocada  pelo prefeito Paulo Garcia, através do decreto municipal nº367/2014,  de 06 de fevereiro de 2014 e realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social – Semdef.
            A2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil segue orientações do Ministério de Integração Nacional e terá como tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Segundo documento do Ministério de Integração todo o município pode convocar uma etapa municipal, desde que o poder público local publique em veículo oficial a data, local e outros detalhes de realização da conferência. Para os organizadores da etapa nacional, a realização das municipais é importante para que as políticas públicas de proteção e defesa civil sejam criadas em conjunto com a sociedade civil. O prazo para a realização das conferências municipais, que começou em novembro de 2013, encerrará no dia 15 de março.
            Deverão ser eleitos na 2ª Conferência Municipal de Goiânia 18 delegados, sendo 7 representantes da sociedade civil, 5 representantes do Poder Público e Agentes da Defesa Civil, 3 representantes dos Conselhos Profissionais e 3 representantes da Comunidade Científica. Estão sendo esperados 200 participantes.  De acordo do o Ministério de Integração Nacional, até o momento, 405 municípios brasileiros convocaram suas etapas preparatórias.  As etapas estaduais deverão ser convocadas pelo Poder Executivo Estadual e realizadas entre 20 de março a 20 de abril de 2014.
A etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil será realizada, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de maio de 2014. Será o momento em que todos os participantes das etapas preparatórias vão analisar e debater todas as propostas das conferências estaduais, virtuais e livres. Participarão da Etapa Nacional da 2ª CNPDC: Delegados (as) natos(as), eleitos(as) e indicados(as), com direito a voz e voto; Convidados(as), com direitos a voz, mas sem direito a voto; observadores(as), sem direito a voz e voto. Do corpo de delegados(as) eleitos(as) para a etapa nacional, 45% serão representantes da Sociedade Civil, 35% do Poder Público e Agentes da Defesa Civil, 10% serão representantes dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas e 10% de representantes da Comunidade Científica.
Para o diretor do Departamento de Minimização de Desastres, do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, a conferência possibilita conhecer a realidade local, fator essencial para reduzir os riscos de desastres no Brasil. “Nas conferências municipais, a comunidade pode se organizar e dizer o que espera da Defesa Civil. Todas as discussões, propostas serão levadas para etapa nacional, onde serão criadas as bases da Defesa Civil do amanhã, afirmou.
Nesta edição, as discussões da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil são orientadas a partir de quatro eixos temáticos: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
Fonte: Ministério de Integração Nacional
Texto: Geralda Ferraz – Ascom Semdef
Sugestão de entrevista:
  1. Edno Clésio Santana
Coordenador Executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC.
Fone: (62) 9625-2462
E-mail: eclesiogyngm@hotmail.com
              defesacivil@agmg.goiania.go.gov.br


Programação da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil:
Tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”
Manhã:
7h30 – Recepção e Cofee Break
8h00 – Abertura  com Secretário Municipal de Defesa Social (interino) – Cmt. Elton Magalhães
8h30 – Hino Nacional
8h45 – Palestra: Eixo I – Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres
            Palestrante: Capitão BM: Hélio Loyola Gonzada Júnior
9h30 – Palestra: Eixo II – Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção
            e à Defesa Civil
            Palestrante: Drª Rosana Brandão – Gestora do Departamento de
            Fiscalização do  CREA-GO
10h15 – Intervalo
10h45 – Palestra: Eixo III – Gestão de conhecimento em Proteção e Defesa Civil
            Palestrante: Major BM – Pedro Carlos Borges Lira
11h30 – Palestra: Eixo IV – Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e
              Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes
            Palestrante: Superintendente Municipal de Defesa Civil de Aparecida de
           Goiânia – Juliano Tadeu Moreira Cardoso
12h15 – Intervalo para o almoço
Tarde:
14h15 – Discussão dos eixos e encaminhamentos
15h30 – Escolha dos delegados e encerramento