terça-feira, 19 de julho de 2011

O POPULAR: GIRO - DOIS COELHOS

PROJETO UNE PREFEITURA E POLÍCIAS

PREFEITURA LANÇA POLÍTICA DE SEGURANÇA

PREFEITURA ENTRA NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA E A CRIMINALIDADE




                                                                Prefeito Paulo Garcia cria programa de segurança pública para o município com projeto-piloto na Região Noroeste


O sonho de tornar Goiânia uma cidade mais segura, combatendo o crime e a violência, passa a fazer parte das responsabilidades do poder público municipal. O prefeito Paulo Garcia assinou nesta segunda-feira, 18, proposta de cooperação técnica que implantou, em caráter experimental, na Região Noroeste, o programa Goiânia Mais Segura, onde órgãos municipais vão atuar de forma integrada com o trabalho já desenvolvido pelas Polícias Militar e Civil, contando ainda com a participação da Polícia Federal, cumprindo as propostas do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A operação de enfrentamento ao crime e à violência será feita dentro da política de policiamento comunitário. "O guarda municipal tem de ser para a dona de casa, para o dono da padaria, para o morador do bairro, o amigo de todas as horas", afirmou o prefeito Paulo Garcia, ao apresentar a Guarda Municipal de Goiânia como a responsável pelo policiamento comunitário na capital. Ele disse que atendendo reivindicações de vereadores e da própria comunidade, o Setor Finsocial foi escolhido para sediar a experiência até o dia 3 de setembro, porque no dia 2 de agosto o bairro completa 29 anos.

"Muita gente achou que o bairro foi escolhido porque estaria na região mais violenta da capital, o que não é verdade. Temos delitos e crimes em todos os bairros e tratamos todos eles de forma igualitária. Não existe para a Prefeitura o bairro de rico, de empresário e o bairro de pobre, de trabalhador. Todos são vistos da mesma forma. Temos certeza de que, de forma integrada, com a participação do município, o poder público vai dar um basta à violência, vamos acabar com o tráfico de drogas na Região Noroeste e implantar esse projeto em toda a cidade. Logo vamos nos encontrar novamente para comemorar o sucesso dessa operação", disse Paulo Garcia.

O secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana, acredita que até o próximo ano o projeto tenha sido implantado em todo o município. Segundo ele, com o projeto no Setor Finsocial, a secretaria tem como analisar a capacidade do poder público em dar as respostas que a sociedade espera para a área de segurança pública. "Vamos analisar cada aspecto, nas áreas atendidas pela Prefeitura, corrigir prováveis erros e potencializar os acertos", frisou. Segundo ele, dos 1800 homens da Guarda Municipal de Goiânia, 120 já foram escalados para trabalhar na operação no Finsocial e região. Todos foram preparados e agora implementam o policiamento comunitário. "Não vamos ocupar a função constitucional das polícias Civil e Militar, vamos complementá-la por estarmos mais próximos da comunidade".

Allen Viana explicou que a ideia do prefeito Paulo Garcia de criar a Secretaria Municipal de Defesa Social já demonstra a importância que a atual administração dá à pauta de segurança pública. "Todos devem colaborar para o bem da sociedade". Projeto de criar uma comissão permanente de Segurança Pública já tramita na Câmara Municipal de Goiânia.

De acordo com o prefeito Paulo Garcia, a Prefeitura de Goiânia vai atuar em todas as áreas. A Secretaria Municipal de Educação já começou com palestras contra drogas nos colégios da rede; a Secretaria de Esporte e Lazer vai promover cursos de iniciação esportiva para crianças e adolescentes; a Secretaria de Cultura vai fazer apresentações na região com teatro de fantoches; a Secretaria do Trabalho está promovendo cursos de formação profissional para adolescentes, jovens e adultos da Região Noroeste e a Secretaria da Saúde vai agir no tratamento de dependentes químicos."Vamos trabalhar em todas as áreas para a prevenção ao crime".

Importância
Para o coronel Sérgio Katayama, comandante do Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, a parceria do município com o Estado no enfrentamento ao crime e à violência é de grande importância, vindo ao encontro ao que determina a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para o tenente-coronel Evenir da Silva Franco, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, a parceria com a Guarda Municipal vai ajudar a PM a diminuir as práticas delituosas na região e consequentemente na diminuição dos índices de violência, já que estará presente em ruas, praças e prédios públicos, fazendo o policiamento comunitário.

Representando o secretário de Segurança Pública, João Furtado Neto, o delegado Rogério Santana, atual superintendente de Políticas de Segurança Pública da SSP/GO, disse que a união de forças públicas para o combate à violência e à criminalidade representa a inteligência estatal no combate a problemas graves. "Quem ganha com essa simbiose, com essa união de forças é o cidadão", disse.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia na região está a colônia de férias no Clube do Povo que deve atender, até o final do mês, 180 crianças. "São 60 crianças por semana atendidas pelo programa", acentuou a diretora de Prevenção Primária da Secretaria de Defesa Social, Antônia Lúcia Cavalcante. Ela contou que a interferência do município em problemas de segurança pública foi inspirado em um modelo criado em Diadema, interior de São Paulo. "Fomos até lá e estudamos as intervenções do município para fazê-las em Goiânia também".

Para o vereador Iram Saraiva, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o programa representa um despertar do poder público para o grave problema de segurança pública da capital. "Um aplauso a esta iniciativa do prefeito Paulo Garcia porque essa é a hora do município participar de ações para diminuir a violência e a criminalidade".

Participaram do lançamento do programa e da assinatura da proposta de cooperação técnica o prefeito Paulo Garcia, o delegado Rogério Santana (representando João Furtado Neto), o superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, delegado Joaquim Mesquita, o comandante do Policiamento da Capital, coronel Sérgio Katayama, o comandante do 13º BPM, o secretário de Defesa Social Allen Viana, o presidente e comandante da Guarda Municipal, João Augusto França Neto, a secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida, a secretária de Assistência Social, Célia Valadão, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva, e os vereadores Denício Trindade, Eudes Vigor, Anselmo Pereira, Djalma Araújo, Fábio Caixeta e Paulo Magalhães.

Autor: Rosana Melo




SEMDEF NA RÁDIO BRASIL CENTRAL 1270 AM

SEMDEF NO JORNAL BRASIL CENTRAL - COLÔNIA DE FÉRIAS PROMOVIDA PELA PREFEITURA É SUCESSO

SEMDEF NO GOIÁS ALERTA - LANÇADO ONTEM O PROGRAMA GOIÂNIA MAIS SEGURA