quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PREFEITURA FAZ CONSULTAS POPULARES PARA CONSTRUIR O PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA




A pauta da reunião será a discussão dos eixos para construção do Plano Municipal de Segurança Pública e eleger uma comissão para organização das audiências públicas nas sete regionais da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realiza sua segunda reunião de trabalho nesta quinta-feira, 6, às 9 horas, no 6° andar do  Paço Municipal. A pauta da reunião será a discussão dos eixos para construção do Plano Municipal de Segurança Pública e eleger uma comissão para organização das audiências públicas nas sete regionais da capital, onde se discutirá as propostas do Plano Municipal de Segurança.

Segundo o secretário de Defesa Social e Secretário Executivo do GGIM, Allen Viana, em parceria com a sociedade a Prefeitura irá elaborar o seu primeiro Plano de Segurança, reafirmando e promovendo a cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos. "Com essa proposta desejamos implementar medidas preventivas que visem a promover a cidadania e a inclusão social em setores ou regiões focos de violência e criminalidade na capital. A ideia é que todo cidadão goianiense possa contribuir com a sua sugestão e participação nos debates para acharmos uma solução para diminuir a violência em nossa cidade. Ela é fundamental para que esse plano de fato dialogue com as necessidades da nossa cidade", explica.


Etapas

O Plano de Segurança será dividido em quatro grupos de prioridades: 1) Prevenção, Cidadania e Cultura de Paz; 2) Criminalidade, Drogas e Violência; 3) Segurança Urbana; 4) Integração e Gestão. O plano se dividirá em tópicos que corresponderão a 13 compromissos a serem assumidos pelo poder municipal. Além de um breve diagnóstico de cada desafio a ser enfrentado, apresentando ainda as ações demandadas. A proposta é ampla e buscará reduzir a criminalidade como um todo, tendo como foco a defesa da vida e da convivência pacífica entre os moradores da cidade.

Para que ele tenha sucesso é necessário que seja executado pelo poder publico municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade e integrado com os demais órgãos de segurança que atuam no município. A implementação e gestão do plano estão centralizadas na Secretaria de Defesa Social em conjunto com a Agência da Guarda Municipal de Goiânia. Sua execução, no entanto, é compartilhada. 


A primeira etapa se dará com o estudo e diagnóstico da criminalidade no município para subsidiar o debate e a construção do plano, além de utilizar informações e dados das Polícias Civil, Militar, de órgãos municipais para traçar estratégias e direcionar as rondas, o mapa da Inclusão/Exclusão Social, o Mapa da Violência entre Jovens, dados dos órgãos de segurança estadual, IBGE, Seade e Dieese.


A segunda etapa será a realização de uma ampla consulta pública com lideranças da sociedade civil. Serão realizadas audiências públicas nas sete Regiões Administrativas de Goiânia com o objetivo de levantar a percepção de lideranças, cidadãos da comunidade e ouvir suas propostas. 


A terceira etapa será a elaboração do Plano Municipal de Segurança a partir da análise do diagnóstico da criminalidade e dos resultados da consulta pública. Será feita a sistematização dos dados pela Secretaria de Defesa Social em conjunto com Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). 


Datas das audiências públicas

REGIÃO
DATA
NOROESTE
20/10/2011
SUDOESTE
10/11/2011
NORTE
23/11/2011
LESTE
30/11/2011
OESTE
08/12/2011
CENTRO-CAMPINAS
02/02/2012
SUL
16/02/2012

Fazem parte do GGIM representantes da Guarda Municipal de Goiânia; Secretaria Municipal de Habitação; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Esporte e lazer; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Agência Municipal de Transito, Transportes e Mobilidade (AMT); Assessoria Especial de Políticas para a Mulher; Assessoria de Políticas para a Juventude; Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial; Agência Municipal de Tecnologia; Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC); Câmara Municipal de Goiânia; Policia Civil; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Policia Federal; Corpo de Bombeiros; Agência Brasileira de Inteligência; Defesa Civil Estadual; Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (ACIEG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Gerência de Integração Policia e Comunidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Juizado da Infância e Juventude; Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Ministério Público.

Serviço
Assunto: Segunda Reunião do GGIM
Data: 6 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Paço Municipal - 6 ° Andar -Setor Louzandes
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524 4090 ou 85642529

Autor: Wagner Beltrão