quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DA PAZ SERÁ COMEMORADO EM GOIÂNIA



De 21 a 27 será realizada a Primavera da Paz com atividades de combate à violência em Goiânia

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) e a Rede Permanente Pela Paz da Arquidiocese de Goiânia já deram início aos preparativos para a comemoração do Dia Mundial da Paz, que contará com uma extensa programação para o mês de setembro.
De 21 a 27 será realizada a Primavera da Paz com atividades de combate à violência em Goiânia. O grupo convida a todos os movimentos religiosos, membros das pastorais e comunidades terapêuticas para participarem da vivência de experiências de Cultura de Paz.
Segundo os organizadores, no dia 21 de setembro, Dia Mundial da Paz, a rede convoca todos para que sinalizem a Paz vestindo branco. “Nós podemos criar e realizar ações pela Paz e a não-violência, difundindo a Cultura de Paz onde vivemos. Juntos, podemos transformar Goiânia na Capital da Paz, pois essa Cultura é uma construção que se inicia com cada um de nós, construindo assim uma sociedade mais justa e fraterna”, explica a coordenadora do evento e membro do COMAD, Maria Sônia França.
Também apóiam a Rede pela Paz, a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura SGPA; Associação das Empresas em Mercado Imobiliário de Goiás (ADEMI/GO); Federação da Indústria de Goiás (Fieg);Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás- (Acieg), Ministério Público de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB Goiás); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Prefeitura de Goiânia.

Confira a programação:
15 de setembro – (Dia da Paz no Município de Goiânia)
21 de setembro (Dia Mundial da Paz)
Início da Primavera da Paz, em Goiânia. Abertura da Exposição e lançamento do livro sobre a arte do Monge Pedro Recroix, do Mosteiro da Anunciação: às 19h30 horas, no Tribunal de Justiça de Goiás, na Avenida Assis Chateaubriand no Setor Oeste.
22 a 27 de setembro
Reflexões, diálogos, visitas, mensagens, com a família, amigos, no trabalho e nas reuniões, sobre a Paz que queremos como cristãos. Sugerem-se leituras, filmes e reflexões sobre a Paz, resolução de conflitos e a não violência.
Manifeste sua paz
Qualquer um, com gestos simples e que podem ser feitos em casa ou no seu trabalho, pode celebrar o dia Mundial da Paz. Veja algumas dicas:
- Hastear uma “bandeira branca” em casa, no local de trabalho, nas escolas, empresas, comércio, repartições públicas, clubes, hotéis, igrejas, hospitais, sindicatos, associações, postos, bancos e outros;
- Usar fita branca no pulso, no carro, ônibus, táxi, moto, bicicleta, carrinho de bebê;
- Enviar mensagens desejando Paz;
- Usar camiseta branca no dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia Mundial da Paz;
- Promover palestras, diálogos sobre a cultura da paz e a não violência;
- Realizar caminhada ou passeio ciclístico pela paz.

Autor: Wagner Beltrão