sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Secretária Adriana Accorsi participa de atividade no Parque Bernardo Élis, na Praça da Paz.

Portal da Prefeitura - 20/09/2013 . Secretaria Municipal de Defesa Social promove atividade no Parque Bernardo Élis, pela PAZ.




GOIÂNIA NOTÍCIAS

20/09/2013 | 08:00
Defesa Social promove atividade para comemorar o Dia Internacional da Paz
Iniciativa ocorrerá dia 20, a partir das 8 horas, no Parque Bernardo Elis. Haverá realização de oficinas com alunos de unidade escolar, além de apresentação cultural e ações de lazer
A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) realiza hoje, dia 20, das 8 às 10 horas, a ação “Praça da Paz” que movimentará o espaço do Parque Municipal Bernardo Elis, localizado no Setor Novo Horizonte. Dentre as atividades programadas para o dia, haverá apresentação do grupo de teatro de fantoches, pintura facial e oficina para confecção de pipas ministrada por guardas municipais, que será oferecida para 60 alunos da Escola Municipal Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira.

Evento contará com a presença da secretaria municipal de Defesa Social, Adriana Acorsi, e do presidente comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elton Ribeiro Magalhães. A GCM é parceira do evento e promoverá, além da oficina de confecção de pipa, a segurança do local e fará a abertura oficial da iniciativa com a apresentação da Banda da Guarda Civil.

A Semdef prevê ainda a realização da pintura de faixas com a temática “Paz”, produzidas - com auxílio de equipe do Pintando o Sete - pelas crianças e adolescentes que participarem da ação. Todos os materiais confeccionados serão expostos no parque.

Programação
7h30 - Saída da Escola
8 horas - Chegada na praça
8h10 - Fala das autoridades
8h30 - Início das atividades
8h50 - Primeira oficina
9h10 - Segunda oficina
9h30 - Terceira oficina
10 horas - Término

Serviço
Assunto: Evento Praça da Paz
Data: sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Horário: 8 às 10 horas
Local: Parque Municipal Bernardo Elis (localizado nas Avenidas dos Alpes, Milão e Berlimentre, entre os Setores Celina Park e Novo Horizonte, Região Sudoeste da capital)
Contato: (62) 9266-8377 / Assessoria de Comunicação da Semdef

Autor: Geralda Ferraz, da editoria de Defesa Social - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



Semdef esteve presente em vários eventos em comemoração a Semana da Paz

A semana que está terminando foi marcada na Semdef por participação e execução de várias atividades em comemoração a Semana da Paz.

Ontem (19) a secretária Adriana Accorsi e a diretora de Políticas sobre Drogas, Izabela Barbosa participaram do evento Craques da Paz, organizado pelo Instituto Soldados da Paz, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, juntamente com outros órgãos governamentais e organizações não governamentais, para apresentarem as ações em favor da paz e no desafio que é prevenir o uso das drogas entre as crianças e adolescentes.

Adriana Accorsi falou sobre a Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef, sua criação e suas atribuições e apresentou para os presentes os dois projetos que estão sendo implantados pela secretaria: O programa Anjos da Guarda e o programa federal Crack é possível vencer. 

A diretora de políticas sobre Drogas, Izabela Barbosa, falou sobre o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, fazendo um histórico desse órgão que é presidido pela Semdef.

Em seguida, a secretária Adriana Accorsi, foi ao Cmei da Vila Maria Dilce, onde está acontecendo a Semana da Paz. Lá ela palestrou para cerca de 100 pessoas entre pais, educadores, conselheiros tutelares da região e comunidade, sobre a Violência contra Criança e Adolescente e como denunciá-la.

Texto e Fotos: Geralda Ferraz










Clipping on line - 20.09.2013. Jornal: Diário da Manhã - Comandante da Guarda Civil Metropolitana informa sobre o Plano de Cargos e Salários, como valorização da categoria.


Semdef através da Defesa Civil de Goiânia participa de simulado de desastres que acontecerá amanhã(21)

REUNIÃO DISCUTE ÚLTIMOS DETALHES DO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES EM GOIÂNIA

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 20, uma reunião que definiu os últimos detalhes do Simulado de Preparação para Desastres que será realizado neste sábado, dia 21,em Goiânia. A ação – promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, através do Comando de Operações de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil de Goiânia – será realizada amanhã, às 9 horas, na área de risco da Vila Maria Luíza, na região do Jardim Novo Mundo, em Goiânia.
Todos os órgãos envolvidos no exercício simulado participaram da reunião. Será simulada a evacuação da população da área de risco da Vila Maria Luiza, região de risco real de inundação. Na situação hipotética, uma forte chuva teria provocado a elevação do nível do Córrego Água Branca em mais de seis metros, atingindo diversas moradias. Também constariam registros de desaparecimento de habitantes, desabamento de moradias, ameaça do rompimento de uma receptora de esgoto e o desbarrancamento da encosta do córrego, tudo isso devido à força das águas no local.
A cada chuva forte,  a Vila Maria Luiza realmente sofre os efeitos da elevação dos níveis de água e, apesar de nunca ter vivenciado uma tragédia em decorrência disso, o bairro foi escolhido para a simulação. O Corpo de Bombeiros irá trabalhar em conjunto com escolas e moradores da região, para evitar problemas futuros. Além disso, os procedimentos de evacuação são padrões e podem ser utilizados nas demais áreas de risco de enchentes e inundações.
O evento, de abrangência nacional, está sendo realizado nas principais cidades do País. O objetivo é preparar a população das áreas de risco e os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para atuação conjunta. Nesse tipo de evento, há o envolvimento dos diversos órgãos no atendimento aos desastres de origem natural, principalmente nas ações de socorro e assistência às vítimas.
Em Goiânia, estão envolvidos no simulado a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, Polícia Militar, Celg, Saneago, Secretaria da Educação, Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância e Saúde Estadual, Sistema de Meteorologia e Hidrologia de Goiás, Ministério Público, Polícia Técnica Científica/IML, Defesa Civil de Goiânia e Prefeitura.
Fonte: Site do Corpo de Bombeiros de Goiás