terça-feira, 26 de julho de 2011

CENTRO DE FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL OFERECE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


O objetivo do centro é favorecer o aprimoramento dos profissionais em novas tecnologias e ferramentas que aprimoram suas atividades, além de servir como base de diversos cursos

O Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento (Cefea), órgão responsável pela gestão de ensino dos servidores da Guarda Municipal, está oferecendo dois cursos: operação de pistola de condutividade elétrica (Pistola Taser) e preparação dos guardas municipais para atuarem no Programa Goiânia Mais Segura.

O objetivo do centro é favorecer o aprimoramento dos profissionais em novas tecnologias e ferramentas que aprimoram suas atividades, além de servir como base de diversos cursos.

Segundo o diretor do Cefea, Weder Reis, o centro tem oferecido aos guardas cursos qualificativos em ritmo acelerado, dando ênfase aos cursos táticos, interpessoais e visando à valorização de atividades lúdicas. "Para isso contamos com parceiros imprescindíveis, como a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) e a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Smarh)", disse o diretor.

O Centro de Formação tem em sua estrutura a formação básica técnico-profissional e humanística, a atualização e ampliação de conhecimentos técnico-profissionais e gerais da GM, entre outros.

O curso de Pistola Taser, ministrado pelo Grupo Tático 3 (GT-3), da Polícia Civil, já foi dado a mais de 90 alunos-guardas e nessa primeira etapa visa a   alcançar um total de 200. Para o delegado e coordenador do GT-3, André Ganga, o curso está bastante produtivo. "Alguns guardas já dominavam o manuseio de pistolas e isso facilita o aprendizado. Dá para notar o crescimento de todos eles na forma psicológica, evolutiva e nos treinamentos", enfatizou o delegado.

André Ganga ainda informou que a linha de trabalho mudou. Antes era usado o uso progressivo da força; hoje utiliza-se o uso diferenciado da força, que dá ao operador da pistola a opção em utilizá-la ou não, de acordo com as situações.

Para os guardas municipais que estão atuando na região Noroeste da capital, no Programa Goiânia Mais Segura, foi oferecido um curso preparatório, onde estão tendo aulas de policiamento comunitário e legislação aplicada. Esta última é dada pelo procurador jurídico da Câmara Municipal de Goiânia, Deaulas Henrique. "A disciplina embasa o guarda sobre a missão legal, em sua atuação de área, dando a ele argumentos jurídicos em todas as situações em que for necessária ação da Guarda", comentou o procurador.

A aluna GMF Adriana Paes comentou que essa preparação é importante. "Ela orienta o guarda no domínio do instrumento e o prepara a ter certo cuidado na utilização do equipamento, mas para isso deve haver um treinamento contínuo por parte do centro", concluiu a aluna.

Os certificados destes cursos serão emitidos pelo Cefea e pela Gerência de Ensino da Polícia Civil.

Autor: Luiz Galvão