quarta-feira, 30 de maio de 2012

GUARDA MUNICIPAL LANÇA CAMPANHA CONTRA O USO DO CEROL



O objetivo da campanha é reduzir ao máximo o uso do cerol em linhas de pipas e raias, muito utilizadas por crianças e adolescentes nesta época.
A Guarda Municipal de Goiânia lança nesta quinta-feira, dia 31, no Jardim Botânico, no Setor Pedro Ludovico, a campanha contra o uso do cerol, que este ano se estenderá até o dia vai até 1º de agosto. 

O objetivo da campanha é reduzir ao máximo o uso do cerol em linhas de pipas e raias, muito utilizadas por crianças e adolescentes nesta época. Este será o quinto ano consecutivo da campanha.

A novidade da campanha deste ano é que haverá, paralelamente, uma campanha educativa aos motociclistas nos semáforos das principais avenidas, sobre os cuidados com as linhas do cerol e até mesmo sobre as instalações de antenas. Além das parcerias com a Polícia Civil e Militar, e as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Defesa Social (Semdef), e todos os conselhos tutelares da capital. 

Vale lembrar que o uso deste artefato é proibido pela lei municipal nº 8.832/2009, que proíbe a comercialização e o uso cerol em Goiânia.

Para o presidente comandante da Guarda Municipal, João Augusto França Neto, "mais uma vez a GM fará a sua parte no combate ao uso do cerol e desta vez teremos a valiosa parceria com outras instituições públicas, além da participação dos conselheiros tutelares de nossa cidade".

Com essas parcerias, quem for pego na ilegalidade será conduzido às delegacias especializadas e aos conselhos tutelares de acordo com a idade do infrator.
Na ocasião serão distribuídas pipas e carretéis de linhas às crianças. Haverá pinturas lúdicas e a apresentação do teatro de fantoches, do grupo 'Anjos da Guarda', da Semdef. Essa programação será realizada por profissionais da GM, da Semdef e da Escola Municipal Benedita Luiza, que fica nas imediações do bosque.

Também serão distribuídos folderes com dicas de segurança para soltar pipas e orientações aos motociclistas, pois eles estão mais vulneráveis nas ruas e rodovias da capital.

Ocorrências anteriores
Durante toda a campanha do ano passado foram 728 denúncias por telefone e 77 menores encaminhados aos pais ou responsáveis. Foram apreendidas 313 latas de linha com cerol, 185 pipas, 63 carretéis e 102 garrafas com cerol. 

As regiões com maior incidência no número de casos de apreensão foram: Noroeste (Jardim Curitiba, Balneário Meia Ponte e Finsocial, entre outros) e Leste, em especial o Jardim Novo Mundo. 

A Guarda Municipal pede que a população denuncie quando presenciar o uso desse artefato, pelo telefone: 3524-8607 ou na Ouvidoria: 0800-643-1153. 

Serviço
Assunto: Guarda Municipal lança campanha contra o uso do cerol
Data: Quinta-feira, 31
Horário: 9h
Local: Bosque Jardim Botânico, setor Pedro Ludovico.

Autor: Luiz Galvão

SEMDEF PARTICIPA DO SIMPOSIO ATUALIDADES EM DEPENDENCIA QUIMICA DA OAB/GO

O Secretário Municipal de Defesa Social, Allen Viana e a Diretora Municipal de Políticas Sobre Drogas, Dagmar Ramos participarão da mesa do Simpósio Atualidades em Dependência Química promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Seção Goiás) e o Fórum Goiano de Enfrentamento e Prevenção ao uso do  Crack e outras Drogas. O evento será no Auditório Eli Alves Forte nos dias 31 de maio e 1 ° de junho.
A abertura solene será com o lançamento do livro: Dependência Química - experiências em psicoeducação do medico psiquiatra, especialista em dependência química pela Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Wesley Assis, que também será o palestrante do painel Psicoeducação no tratamento da drogadição.
Já o médico, Ronaldo Laranjeira, formado pela Escola Paulista de Medicina, com residência em psiquiatria pela mesma instituição abordará sobre Redes Sociais em dependência química. Laranjeira fez o PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres (Maudsley Hospital) no setor de Dependência Química. Atualmente é professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, diretor do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) do CNPq e coordena a UNIAD Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de 1.000 alunos do Brasil inteiro formados. Tem mais de 180 artigos científicos publicados.
Outra convidada do evento é a Doutora Ana Cecília Marques, medica psiquiatra, doutora em ciências, pesquisadora do INPAD/CNPQ, presidente do Comitê de Drogadependência da Associação Paulista de Medicina palestrará sobre o tema Redução de danos em dependência química.
O ultimo palestrante será, Marcelo Ribeiro, medico psiquiatra, doutor em ciências pela UNIFESP, especialista e pesquisador e docente da UNIAD/UNIFESP que falara sobre o Livro: O tratamento do Usuário de Crack.
A entrada é franca mas os interessados em participar do Simpósio devem ligar no fone 3235-8520 ou inscrições somente pelo endereço eletrônico: www.oabgo.org.br/esa
Serviço
Assunto: Simpósio Atualidades em Dependência Química promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil
Data: 31 de Maio (Quinta-feira) e 1 ° de Junho (Sexta-feira)
Horário: Abertura Solene às 19 horas do dia 31
Local: Auditório Eli Alves Forte – Rua 1.121, n°200 Setor Marista (Sede da OAB/GO).
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529.
Autor: Wagner Beltrão