quinta-feira, 18 de abril de 2013

Equipe da Semdef e Guarda Municipal discutem ações prioritárias para os próximos meses

Em reunião com equipe de assessores da Secretaria de Defesa Social e Guarda Municipal, a secretária Adriana Accorsi definiu ações prioritárias para execução imediata. 

Formação continuada da Guarda Municipal, Mulheres e Violência, Crack é possível vencer, Goiânia mais segura e monitoramento eletrônico serão as ações para serem colocadas em prática ainda nesse semestre. Os assessores devem apresentar nos próximos dias projetos estabelecendo como, quando e onde serão efetivados. Segundo a secretária Adriana Accorsi, tais prioridades devem nortear o trabalho da Semdef e da Guarda Municipal nos próximos meses. As ações estão previstas no Plano de Segurança Pública e visam colaborar na prevenção à violência através do trabalho da Guarda Municipal nos vários espaços, seja nos Cais, parques, ou escolas.

Geralda Ferraz - Assessora de Comunicação

Adriana Accorsi faz avaliação positiva sobre o seminário

O seminário "O Papel do Município na Segurança Pública", que aconteceu na última terça-feira(16), reuniu mais de 500 participantes no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás - Asmego, entre guardas municipais, lideranças comunitárias e estudantes universitários. 

O prefeito Paulo Garcia  esteve presente na abertura solene juntamente com o secretário estadual da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, a secretária da Defesa Social do município de Goiânia, Adriana Accorsi, a deputada federal Marina Sant'anna e a secretária nacional da Segurança Pública, Regina Mike. Adriana Accorsi acolheu todas as pessoas presentes e disse da sua expectativa à frente da pasta, no sentido de realizar um trabalho pautado na seriedade e no compromisso com a população goianiense, efetivando  projetos de Defesa Social, entre eles o enfrentamento ao crack, através do programa "Crack é possível vencer", e o Goiânia mais Segura que prevê a atuação preventiva da Guarda Municipal nos bairros com maior incidência de crimes. Lembrou ainda que tem priorizado a valorização da guarda com a aquisição de novos fardamentos, na reestruturação do Plano de Cargos e Salários e na construção de sua nova base e sede.

A programação foi seguida à risca com as palestras da secretária Regina Miki e do especialista em Segurança Pública. O debate foi intenso, questionamentos a respeito das atribuições da Guarda Municipal, o uso de armas de fogo pela corporação e espaço que a Guarda Municipal deve ocupar no trabalho preventivo na Segurança Pública.

No período da tarde foi a vez do sociólogo Luís Flávio Sapori discorrer sobre o diagnóstico feito sobre a situação da Segurança Pública de Goiânia, momento em que apresentou um quadro preocupante que requer atenção não só do município mas também do Estado, no que diz respeito a sua área de atuação. Logo após a secretária Adriana Accorsi apresentou o Plano de Segurança Pública que foi feito no ano passado com a participação da população goianiense, bem como, apresentou as ações que serão executadas cumprindo os 13 compromissos dispostos no Plano.

Ao final era visível o contentamento dos participantes, que agradeceram a secretária Adriana Accorsi pela oportunidade de discutirem com as maiores autoridades do assunto, tema tão importante para a sociedade. Adriana, fez uma avaliação prévia do seminário e disse que ficou satisfeita com o que viu no seminário, principalmente a presença e a participação da Guarda Municipal  não só de Goiânia, mas de outras cidades e até de outro estado, como foi o caso de participantes do estado do Maranhão. 

O seminário encerrou-se com a apresentação da banda de música da Guarda Municipal, enquanto foi servido lanche as pessoas presentes. 
Clique aqui na Galeria de Fotos e confira alguns momentos do seminário.