terça-feira, 13 de setembro de 2011

PREFEITURA LANÇA A PRAÇA DA PAZ DO PROGRAMA GOIÂNIA+SEGURA




O evento será realizado nesta quarta-feira, 14, às 8 horas, na Praça do Campo da Vila Finsocial

A Prefeitura de Goiânia organiza um grande evento para comemorar a paz e lança a Praça da Paz, ação dentro do Programa Goiânia + Segura. O evento será realizado nesta quarta-feira, 14, às 8 horas, na Praça do Campo da Vila Finsocial. Essa atividade tem como objetivo despertar a cultura da paz com a realização de atividades variadas e promover o envolvimento de todos os segmentos sociais, de todas as faixas etárias, na busca de uma conscientização sobre a cultura de paz em valores humanos, com foco na superação da violência na capital. 


O programa Goiânia + Segura realiza o policiamento comunitário e a proximidade entre a sociedade e a Guarda Municipal no Setor Finsocial abrangendo também os setores Morada do Sol e Alto do Vale. O projeto foi lançado no mês de julho, utilizou estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com a comunidade na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio. "Agora, de maneira lúdica e integrada, realiza uma ação de confraternização comunitária", explica o secretário de Defesa Social, Allen Viana.


Para ele, o sucesso do programa depende de um sistema integrado de ações e ágil de ordem pública, e de políticas de inclusão, educação, saúde, lazer e cultura capazes de manter a continuidade. "Temos de salvaguardar e garantir o sucesso dos esforços de todos contra a violência e o crime", ressalta o secretário.


Já para o Presidente da Associação de moradores do Setor Morado do Sol, Marcelo de Souza Correia, o programa é um sucesso porque envolveu uma nova parceria entre a população, a guarda municipal, a PM. "Esse projeto nos mostrou que tanto os agentes de segurança pública quanto a comunidade devem trabalhar juntos para identificar, priorizar e resolver problemas, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na comunidade e essa operação de várias secretarias da Prefeitura reafirma que a segurança precisa do envolvimento de todos para combater a violência e cultivar a paz", falou o presidente.


A ação Praça da Paz é realizada pela Semdef e conta com o apoio integrado das Secretarias de Educação, Saúde, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Agência Municipal de Trânsito (AMT), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Cultura (Secult) e de Esporte e Lazer (Semel), e da Guarda Municipal. Além da programação artística cultural, durante o evento serão distribuídas mudas de plantas e palestra de educação ambiental no Eco Móvel da Amma, pula-pula e vários brinquedos com os educadores da Semel, e ainda corte de cabelo com a equipe da Semas.


A Secretaria Municipal de Saúde preparou sua participação com consultório de rua, radio saúde, oficinas de musicoterapia e redução de danos, além do teatro do oprimido com agentes da SMS. Já a Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição de lanches para as crianças participantes do evento.


A Agência da Guarda Municipal vai apresentar em seu estande viaturas, motos, painel de fotos com as atividades que estão sendo desenvolvidas pela corporação na região, distribuição de fôlderes com dicas de segurança e também abre para participação da Policia Militar apresentar suas atividades de integração.


Programação
8h – Abertura com a Banda de Musica da Guarda Municipal 
9h – Grupo Voz e Violão (Idosos da Semas)
9h15min – Musical Cmei Itamaracá
9h30min - Apresentação da peça teatral da Escola Municipal Marco Antônio
9h45min - Maculelê da Escola Municipal Joel Marcelino
10h – Apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal Leonisia 
10h15min – Animação de ginástica dirigida por instrutores da Semdef
10h30min – Apresentação do Grupo de Capoeira da Semdef
10h45min – Apresentação de rap – Projovem da SME
11h00min – Dupla sertaneja da Secult
11h15min – Teatro de fantoches – Anjos da Guarda (Guarda Municipal)
11h30min – Ciranda da Gente – Ciranda da Arte (ONG)


Serviço
Assunto: Prefeitura lança Praça da Paz dentro do Programa Goiânia +Segura
Data: 14 de setembro
Local: Praça do Campo Vila Finsocial – Rua VF 24 com VF22 Qd.19 Setor Finsocial
Horário: 8 horas
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 ou 8564-2529


Autor: Wagner Beltrão