quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semdef integra rede que discute ações preventivas e educação para a paz

 Adriana Accorsi com  José Eduardo compondo
 a mesa de autoridades
A Secretaria Municipal de Defesa Social - Semdef está participando hoje(15), durante todo o dia, no teatro Madre Esperança Garrido, Centro, do II Seminário de Educação da Paz, que traz como tema  a "Educação em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Paz". O seminário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio de instituições governamentais e não governamentais.


O objetivo do seminário é ampliar a rede de Educação em  Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas pedagógicas, administrativas e relacionadas para potencializar as estratégias de prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos conflitos nos ambientes educacionais. A Semdef participa como instituição governamental que atua na prevenção através dos programas de combate às drogas. A secretária Adriana Accorsi esteve presente, compondo a mesa de abertura do evento.

Enfrentamento a exploração sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio, instituído por lei, é o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em situação de violência organizou junto com as entidades governamentais e não governamentais várias atividades. 

No dia 13 de maio aconteceu a abertura oficial da programação com o seminário  que teve como tema central, "Cenário da Exploração Sexual Infanto-juvenil na Região  Metropolitana de Goiânia", e contou com a participação da secretária Adriana Accorsi. Sua participação foi importante, já que tem uma  experiência de mais de oito anos trabalhando à frente da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente - DPCA de Goiânia e pode contribuir relatando casos que ainda hoje servem como exemplos, de como identificar e combater os abusos contra as crianças e adolescentes.

Amanhã(16) está prevista atividade, às 7h30, na Praça dos Bandeirantes, com a participação da banda de música da Guarda Municipal de Goiânia e panfletagem da Semas - Secretaria Municipal de Assistência Social. Equipe da Semdef estará no local, dando orientações a respeito do tema à população.

Dia 18 de maio  -  Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Semdef estará presente em três grandes atividades: 
1ª) Ação Global/ Mutirão - No Colégio Estadual Ayrton Senna e na Escola Municipal Ayrton Senna, Jd Curitiba IV, das 8 às 17 horas. O  programa "Anjos da Guarda" -  Teatro de Fantoches e Pintando o Sete -  estará trabalhando ações preventivo-educativas com as crianças da região.

2ª) A  Semdef estará colaborando com a Secretaria Municipal de Saúde e estudantes da UNIP  no Parque Mutirama trabalhando com rodas de conversas, dando orientações às crianças e fazendo panfletagem a respeito do Dia Nacional de Combate a Violência contra Crianças e Adolescentes.

3ª) Programa Em nome da Vida - I Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de Goiás: Gente que Faz -  realização da A Pontifícia Universidade Católica de Goiás e as comunidades Terapêuticas que compõem o eixo de Reabilitação, Reinserção Social e Comunidades Terapêuticas do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. A Semdef estará presente com a equipe da Diretoria de Políticas Públicas sobre Drogas.

Assessoria de Comunicação da Semdef
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Willian Fox / Cida Alves

Fotos do Seminário do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual  contra Crianças e Adolescentes e II Seminário de Educação da Paz

Mesa de Abertura - Seminário Dia Nacional de Combate
a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Psicóloga Beth Fernandes falando sobre a
vulnerabilidade da população LGBTT



Abertura do II Seminário de Educação da Paz