terça-feira, 24 de julho de 2012

BANDA DE MÚSICA SE APRESENTA NA CASA DE PRISÃO PROVISÓRIA


Além de celebrar mais um ano do projeto ?Módulo de Respeito?, objetivo da apresentação é levar ao público o conhecimento de todos os programas que fazem parte da AGSEP, como a tecelagem, pintura e canto
Na manhã desta quarta-feira, 25, às 9h, os 22 componentes da Banda de Música da Guarda Municipal de Goiânia farão apresentação na Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP). Desta vez, será em comemoração ao aniversário de três anos do projeto ?Módulo de Respeito?, da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Goiás, em Aparecida de Goiânia.

Além de celebrar mais um ano de idade do projeto, o objetivo da festa é levar ao público presente o conhecimento de todos os programas que fazem parte da AGSEP, como a tecelagem, pintura e canto. Segundo o coordenador arte-cultural da Agência, Roberto Célio, mais conhecido como ?Xexéu?, este projeto é estruturado dentro da CPP e nele os presos que participam são todos voluntários, totalizando 80 participantes.

Para participar da ação, os presos têm que trabalhar oito horas em uma empresa de confecção multinacional parceira. Eles também devem estar matriculados em uma das turmas do sistema do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), fornecido pelo SENAI, e participar de todos os eventos culturais do complexo. Um fato importante é que um preso não pode chamar o outro por apelidos, nem brigar e muito menos ter qualquer tipo de armamento.

Além da apresentação da banda de música, os alunos participarão de gincanas educativas e brincadeiras lúdicas. Para o regente da banda, Daniel Vieira, este tipo de apresentação é enriquecedora, pois todos ganham culturalmente. ?Nós, músicos, sentimos a maior satisfação em trazer este prazer ao público que nos prestigia?, enfatizou o regente.

Segundo ele, o repertório de apresentação será bastante eclético. ?Ele varia do popular ao clássico, além do regional, afinal de contas o público que prestigia nossas apresentações tem gosto variado?, concluiu Daniel.

O preso D.A.G., de 33 anos, disse que a apresentação da banda lhe faz lembrar a infância, quando morava no interior do estado. ?No desfile cívico do Dia da Independência, eu desfilava no pelotão da banda marcial?.

A estimativa de público para esta apresentação é de aproximadamente 150 pessoas, entre alunos, organizadores e convidados. O projeto tem como parceiros o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual (MPE), a Pastoral Carcerária e o Conselho da Comunidade.
Serviço
Assunto: Banda de Música se apresenta na Casa de Prisão Provisória
Data: 25/07 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Agência Goiana do Sistema de Execução Penal



Autor: Luiz Galvão