domingo, 9 de junho de 2013

Adriana Accorsi participa de audiência pública e apresenta o mapa da violência contra a pessoa idosa

Adriana Accorsi, Mauro Rubem e Lázara Lima no centro da
mesa de abertura da audiência pública
Em audiência pública, intitulada "Estatuto do Idoso, 10 anos o que mudou?",  que aconteceu na última sexta-feira(07), na Assembleia Legislativa, por iniciativa do movimento Plural Idades e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Mauro Rubem, a secretária municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, foi uma das palestrantes e coube a ela apresentar o mapa da violência contra a pessoa idosa no estado de Goiás.

A audiência pública teve por objetivo fazer uma análise dos 10 anos do Estatuto do Idoso, quais foram os avanços, e quais são os desafios que ainda temos pela frente. Todas as autoridades e lideranças presentes foram unânimes em afirmar que um dos grandes desafios em relação ao Estatuto do Idoso, é fazer com que a sociedade e em específico a população idosa conheça o documento,  saibam quais são seus direitos.

Após as exposições feitas, as pessoas presentes puderam participar fazendo pergunta à mesa, dando sugestões que seriam inseridas no documento redigido,  para os encaminhamentos às autoridades competentes, na perspectiva de fazer cumprir os direitos das pessoas idosas.

Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa
Adriana apresentou um quadro preocupante em relação a pessoa idosa em Goiás. Durante a apresentação a  
Adriana Accorsi durante a apresentação do Mapa da Violência
secretária lembrou que em consequência do aumento da população idosa e dos casos de violência contra essa faixa etária,  desde 2006, o Ministério da Saúde passou a notificar os casos de violência contra a pessoa idosa, identificando com um problema de saúde pública.

Os tipos de violência foram conceituados pela secretária. De acordo com ela,  os crimes de violência contra a pessoa idosa mais frequentes são de negligência, violência psicológica, abuso financeiro, violência patrimonial e violência física. Ainda de acordo com o mapa da violência apresentado por Adriana, os locais onde a violência ocorre com mais frequência são as residências. A faixa etária onde ocorre mais violência está entre as pessoas de 75 a 80 anos de idade. Outro dado salientado pela secretária é que nem todos os casos de violência contra a pessoa idosa no estado de Goiás e especificamente em Goiânia, são denunciados, a subnotificação é visível pelo pequeno número de registro de ocorrências de acordo com as estatísticas fornecidas pela Polícia Civil de Goiás.

Plural Idades - O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011 por uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, através da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. Um dos objetivos é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicação do Estatuto do Idoso. O Movimento realiza ações para melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos, como debates e eventos de integração.

Fazem parte do Movimento Plural Idades as seguintes entidades: ABEN GO, ABRAZ GO, AGM GO, AMMA, CRASPI, CREF/14, CREFITO/11, CRF GO, CRESS19, CRP/09, CORENGoiás, CEDI, CMDI, Dep. Mauro Rubem, FESTIVIDADE, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, PUC Goiás, RENADI – GO, SES, SECT, SEMIRA, SEMAS, SEMDEF, SME, SMT, SDH GO, Sistema Fieg, SBGG, Solar Colombino, UNATI – PUC, Unipaz GO, Universo, Ver. Alfredo Bambu, Ver. Anselmo Pereira, Ver. Cristina Lopes, Ver. Virmondes Cruvinel.


Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Segundo Anita Neri o Estatuto do Idoso (Lei 10.741) foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1 de outubro de 2003, e publicada no Diário Oficial da União 3 de outubro de 2003 e garantindo e ampliando os direitos dos brasileiros com mais de 60 (sessenta) anos.

Texto e Fotos: Geralda Ferraz
Fontes de Pesquisa:
Wikipédia
IBGE
Polícia Civil de Goiás

Jornal Diário da Manhã publica artigo do comandante da Guarda Metropolitana de Goiânia

Artigo publicado no DM, na edição do dia 08.06.2013