quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Programa Crack é Possível Vencer está em fase de implantação em Goiânia

A Secretaria Municipal de Defesa Social está trabalhando sistematicamente na implantação do programa federal "Crack é Possível Vencer". A Diretoria de Políticas sobre Drogas da Semdef, responsável pela execução do programa, elaborou um Plano de Ação Local com o mapeamento das regiões que apresentam a intensa presença de usuários de Crack. Nesses locais serão instaladas as câmeras de vídeo monitoramento. Os locais monitorados serão as cenas de uso para ação dos serviços de Saúde, Assistência Social e Segurança. Entre as regiões mapeadas incluem a região Oeste - bairros Ipiranga e São Francisco, Centro-Campinas - setores Campinas, Coimbra e Central.
A Diretora de Políticas sobre Drogas, Izabela Barbosa, informou que está sendo realizada, o cadastramento das comunidades terapêuticas,  e ele servirá para a notificação, inscrição e registro no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas(Comad). Existe a previsão de no futuro realizar capacitações também com essas comunidades. Foram criadas micro redes regionalizadas - situadas nas sete regiões administrativas - que para a mobilização dos equipamentos públicos, as ONGs e movimentos sociais organizados a fim de compor uma rede que propicie aos profissionais a integração e conhecimentos dos serviços disponibilizados para o atendimento aos dependentes químicos e suas famílias. Ainda de acordo com Izabela, a partir do cadastramento das comunidades terapêuticas e da criação das micro redes, está prevista a edição de um Guia de Atendimento  para o primeiro semestre de 2014, que dará subsídios à população que procura esses serviços. Outra ação prevista para o próximo semestre é a intensificação do trabalho de policiamento comunitário dos guardas civis metropolitanos, nas praças e parques de Goiânia, através do projeto Praça Segura e Sustentável.
                             Termo de Adesão ao programa "Crack é possível vencer"
O Programa "Crack, é possível vencer"  lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2011, para trabalhar em parceria com estados, municípios e a sociedade na prevenção, no combate ao crack e no enfrentamento ao tráfico de drogas, prevê ações em três eixos:  prevenção, cuidado e segurança. O Governo Federal investirá 4 bilhões de reais em todo o país até 2014. O objetivo é  prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de Crack, aumentando a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, bem como,  enfrentando o tráfico de drogas, desmantelando as organizações criminosas,  reduzindo a oferta de drogas ilícitas e ainda promovendo ações de educação, informação e capacitação.

Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, são os municípios do Estado de Goiás que assinaram o termo de adesão para a execução dessas ações. O termo foi assinado em Brasília, no dia 21 de maio. Estão previstos  investimentos para o Estado da ordem de: 51 milhões na área de Segurança Pública, visando fortalecer o policiamento ostensivo e de proximidades nas três cidades goianas. Serão 6 bases móveis. Quatro para Goiânia, 1 para Anápolis e 1 para Aparecida de Goiânia. As bases serão compostas por um kit como duas viaturas, duas motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de pimenta. 

Na área da Assistência Social, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, serão investidos 630 mil reais para o fortalecimento e ampliação de quatro equipes do serviço especializado de abordagem social - as conhecidas equipes na rua e de busca ativa; um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua(CREAS POP). Na Saúde serão investidos 19, 5 milhões de reais, através do Ministério da Saúde. O recurso será aplicado na implantação de quatro consultórios de rua, três Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - 24 horas(CAPS ADIII), duas unidades de acolhimento(UA) adulto e uma infanto-juvenil e 24 leitos.

Goiânia receberá recursos para capacitação de 835 conselheiros, 209 lideranças religiosas, 313 operadores do Direito, 104 comunidades terapêuticas e 209 vagas para o Supera (este último é um programa de Educação à Distância por meio de parceria entre a Senad e a Universidade Federal de SãoPaulo (UNIFESP),  que discute temas relacionados à reinserção social e acompanhamento de usuários e dependentes de substâncias psicoativas). 
Inicialmente foram capacitados 110 Guardas Civis Metropolitanos (em conjunto com a PM) e 9 servidores da Semdef, pelo Centro de Referência da UFG. Por iniciativa própria, Goiânia já realizou capacitação para 65 agentes da Guarda Civil Metropolitana em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para integração entre os agentes da guarda e a equipe do Consultório na Rua. No total serão 240 profissionais capacitados em Goiânia e Aparecida.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Diretoria de Políticas sobre Drogas da Semdef e Google







Clipping on line - 31.10.2013 - Jornal O Hoje. Agência Municipal de Trânsito ganha reforço da Guarda Civil Metropolitana.


Clipping on line - 31.10.2013- Jornal: O Popular. Agentes de trânsito terão companhia de guardas civis .


Vídeo clipping - Band. Local 30.10.2013. Segurança dos agentes de trânsito, parceria da Guarda Civil Metropolitana e Agência Municipal de Trânsito.


Vídeo clipping- TBC News- 30.10.2013. Parceria da Guarda Civil Metropolitana com a Agência Municipal de Trânsito.