quinta-feira, 13 de junho de 2013

15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa: Adriana Accorsi realiza palestra no V Encontro Científico de Gerontologia Social da PUC Goiás

Está acontecendo nos dias 13 e 14 de junho, o V Encontro Científico de Gerontologia Social da PUC Goiás, que tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre o envelhecimento com a comunidade acadêmica, poder público e diversos atores da sociedade e ainda divulgar trabalhos científicos na área da gerontologia, por meio de conferência, mesa-redonda, palestras e minicursos.

A secretária municipal de defesa social de Goiânia,   Adriana Accorsi, foi uma das palestrantes do primeiro dia do encontro. Em sua palestra ela discorreu sobre o tema,  "Violência contra o idoso: detectando e denunciando". Fez uma longa conversa com mais duzentas pessoas que estavam no auditório, a maioria composta de estudantes e pessoas idosas. Explicou os tipos de violência cometidos frequentemente contra essa população, falou dos problemas que temos ainda em identificar e apurar as denúncias, além de proteger aqueles que são vítimas e não têm a quem recorrer. 

Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa
Adriana mostrou  um quadro preocupante em relação a pessoa idosa em Goiás. Durante a apresentação a  
secretária lembrou que em consequência do aumento da população idosa e dos casos de violência contra essa faixa etária,  desde 2006, o Ministério da Saúde passou a notificar os casos de violência contra a pessoa idosa, identificando-os  como problema de saúde pública.

Os tipos de violência foram conceituados pela secretária. De acordo com ela,  os crimes de violência contra a pessoa idosa mais frequentes são de negligência, violência psicológica, abuso financeiro, violência patrimonial e violência física. Ainda de acordo com o mapa da violência apresentado por Adriana, os locais onde a violência ocorre com mais frequência são as residências. A faixa etária onde ocorre mais violência está entre as pessoas de 75 a 80 anos de idade. Outro dado salientado pela secretária é que nem todos os casos de violência contra a pessoa idosa no estado de Goiás e especificamente em Goiânia, são denunciados, a subnotificação é visível pelo pequeno número de registro de ocorrências de acordo com as estatísticas fornecidas pela Polícia Civil de Goiás.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O 15 de junho, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas(ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é "criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.". 











Texto e fotos: Geralda Ferraz


Campanha Pipa sem cerol, brincadeira consciente foi lançada com sucesso

Foi lançada na última terça-feira(11),  pela Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Defesa Social – Semdef e Secretaria Municipal de Educação – SME a campanha de combate ao uso do cerol, “PIPA SEM CEROL, BRINCADEIRA  CONSCIENTE”.  A abertura da campanha  aconteceu no período da manhã,  na Escola Municipal Joaquim Câmara Filho e teve a presença da secretária Adriana Accorsi (Semdef),  do comandante da Guarda Civil Metropolitana, Elton Magalhães, além de servidores, professores, guardas civis metropolitanos e técnicos da Semdef, que trabalharam com os alunos realizando oficinas e ensinando os alunos a fazer pipas.  No período da tarde as atividades foram realizadas na Escola Municipal Jardim Cerrado VI.

De acordo com Adriana Accorsi, a campanha é fundamental para prevenir o uso do cerol, em uma brincadeira que além de prazerosa, pode ser educativa, eliminando a possibilidades de acidentes em consequência do uso criminoso do cerol. Além da campanha nas escolas, os guardas civis metropolitanos estarão distribuindo nas escolas, nos parques e ruas da cidade um panfleto que orienta as pessoas a respeito  da brincadeira e da lei municipal que proíbe o uso de material cortante em linhas de pipas. 

A campanha acontecerá em várias escolas municipais da capital, durante todo o mês de junho até o dia 15 de agosto, no período de  férias escolares a palestras serão suspensas, mas a campanha de conscientização continuará, e, consistirá na realização de atividades,  buscando orientar os alunos/crianças  a brincar de forma saudável, sem correr riscos ou provocar acidentes  na brincadeira com as pipas; integrar os órgãos municipais envolvidos na campanha e a comunidade em prol do bem estar da população goianiense. Confira abaixo alguns momentos do lançamento da campanha.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Jucyney e Edno