segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMAD DISCUTE USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS ESCOLAS

Para alcançar alguns objetivos propostos em reuniões anteriores, o Conselho
Municipal Antidrogas (COMAD) realiza amanhã (09) reunião ordinária com
a finalidade de discutir a situação do uso de bebidas alcoólicas nas escolas
municipais.

Segundo Mirtes Barros Bezerra, da Diretoria da Vigilância Sanitária de Goiânia,
autora do projeto Educanvisa - diagnóstico da situação do uso de bebidas
alcoólicas nas escolas municipais, “a escola pública não é local para venda
nem consumo de bebidas alcoólicas, até mesmo por ser um local frequentado
em sua grande maioria por menores de idade”, lembrando em seguida que “o
combate ao consumo de bebidas alcoólicas nas escolas municipais é medida
de interesse social que vem em defesa da comunidade goianiense”, explica.

Também será discutido durante a reunião a aprovação da proposta do
Regimento Interno do COMAD e a Portaria n°131 do Ministério da Saúde que
institui incentivo financeiro de custeio para Comunidades Terapêuticas.

Os membros do COMAD aproveitarão a oportunidade para parabenizar o Dr.
Eurípedes Cipriano, do Grupo AJA, que receberá o prêmio BETINHO por seu
trabalho com pacientes e familiares em situação de dependência química.

PRÊMIO BETINHO - ATITUDE CIDADÃ, lançado pelo Comitê de Entidades
no Combate à Fome e pela Vida - COEP em 2008, quer valorizar as pessoas
que praticam no dia-a-dia a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz
e reconhecimento a quem acredita que cada um – a seu jeito – pode fazer a
sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O prêmio é um estímulo
para que todos encontrem sua forma de participação. São indicados pessoas
de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da
qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários,
participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade.

Serviço
Assunto: Reunião Ordinária para discutir a situação do uso de bebidas alcoólicas nas escolas municipais.
Data: 09 de Maio – Quarta-feira
Local: Sede da Secretaria de Defesa Social - Semdef – Avenida T-1 com T-50 Setor Bueno
Horário: 8 horas
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 35244090 ou 85642529

Autor: Juan Miranda – Estagiário de Comunicação da Semdef

GGIM DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE VIDEOMONITORAMENTO NO PARQUE VACA BRAVA



Foi realizada na manhã de hoje, 25, no Paço Municipal reunião do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) onde foi discutido a implantação do serviço de videomonitorame...nto no Parque Vaca Brava.
Segundo a Chefe da Divisão de Videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social, Semdef, Débora Cristina, inicialmente serão instaladas câmeras de circuito fechado de TV no Parque. “Naquele perímetro já existe um sistema de fibra ótica implantada, o que facilita a execução do projeto”, explica.
Já Sérgio Kifoure da Agência de Ciência de Tecnologia, AMTEC, nesse projeto será construído uma central de videomonitoramento com uma tecnologia integradora. “O município apresenta 69 km de fibra ótica e essa central será o local onde teremos uma visão macro do município, com todas as informações das câmeras e sensores”, explica o diretor.
Segundo o Secretario de Defesa Social, Allen Viana, futuramente, após o Parque Vaca Brava, a prefeitura implantará o monitoramento na Praça Universitária, onde existe um grande fluxo de pessoas e carros. “Nesse local há um grande índice de violência e uma praça importantíssima de Goiânia, a Praça Universitária, com uma biblioteca e diversas obras de arte espalhadas pelo local”, afirma.
Em seguida foi apresentado os gráficos com estatísticas das três últimas audiências públicas realizadas nas regiões noroeste, norte e leste da capital onde cada encontro apresentou realidades diferentes, mas que convergem para os mesmos problemas. O primeiro gráfico falou sobre prevenção, cidadania e cultura da paz onde o assunto mais abordado foi permitir a juventude meios práticos de interação social que as possibilite escapar de riscos sociais. O segundo gráfico era sobre criminalidade, drogas e violência, que definiu abertamente os meios de informação e contato com a assistência antidrogas. Já o terceiro gráfico mostrou a segurança urbana, onde 50% abordou a qualidade de elementos básicos como a sinalização adequada. No quarto gráfico apresentou a integração e gestão e a aproximação dos órgãos de segurança pública, saúde e educação nos níveis básicos e ensino médio.
Sobre as participações dos membros do GGIM nas Audiências Públicas e participação popular os organizadores das audiências afirmaram que apesar do número de participantes da população ter diminuído e há um desinteresse da população em participar deste tipo evento, ao mesmo tempo está havendo uma grande procura de líderes comunitários que tem contribuído com propostas positivas para a construção do plano municipal de segurança pública de Goiânia. 
Allen Viana acrescenta que durante as audiências “não queremos apenas ouvir ideias soltas, mas sim, realizar um debate, onde as pessoas da comunidade falam e os representantes da segurança pública respondam e possam apresentar soluções para os graves problemas da segurança em nossa cidade”, finaliza o secretário.


Autor: Juan Miranda – Estagiário de Comunicação da Semdef.

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PAUTA A TERCEIRA CONSULTA POPULAR NO JARDIM NOVO MUNDO


O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), e o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizam mais uma
audiência pública, desta vez na Região Leste. O evento será realizado nesta quinta-feira, 12, a partir das 18 horas, na Praça George Washington no Jardim Novo Mundo, onde fica localizado o Centro de Referencia em Convivência da Pessoa Idosa (CRCI).

Esse será o terceiro encontro. O primeiro foi realizado na Região Noroeste e o segundo na Região Norte. O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência na capital.

Segundo o secretário de Defesa Social, Allen Viana, essas consultas têm mostrado claramente a necessidade de integrar as ações do Conselho de Cultura de Paz com as ações da Semdef porque é cada vez mais comum esses conselhos serem instrumentos importantes de debate sobre o tema segurança e como trabalhá-lo na prática. "A associação e integração entre os conselhos de segurança (Consegs), a comunidade e a Secretaria de Defesa Social criará um canal importante de diálogo entre esses órgãos, contribuindo para que a cultura de paz seja adotada transversalmente no trabalho da secretaria, além de auxiliar na criação de projetos específicos", comenta.

"Queremos desenvolver cursos de cultura de paz nas escolas porque acreditamos que a educação tem sido a principal aliada na promoção dessa cultura em nossa sociedade. A partir de um trabalho sólido nas escolas, que valorize a vida, a diversidade, a convivência pacífica e a promoção dos valores da paz, as crianças têm acesso a um universo bastante distinto daquele mostrado pelos meios de comunicação e até pela sociedade à sua volta", explica o secretário.

A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, na Região Noroeste, e a segunda foi na Praça de Esportes do Conjunto Itatiaia, na Região Norte. Esses encontros contaram com a participação efetiva da comunidade, representada através de lideranças comunitárias, lideres religiosos, conselheiros tutelares, presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), associações de moradores, idosos, Cmeis, distritos sanitários, comerciantes, parlamentares, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes de várias secretarias municipais e integrantes de todas as forças da área de segurança pública como Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros.

Para atingir as sete regiões administrativas, foi elaborado um pré-calendário onde o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional.

Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

Serviço
Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal Promove a Terceira Consulta Popular Sobre Segurança
Data: 12 de abril
Horário: 18 horas
Local: Praça George Washington (CRCI) Jardim Novo Mundo
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005
Autor: Wagner Beltrão

COMAD DISCUTE REDE DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Evento servirá para conselheiros discutam as ultimas portarias do Ministério da Saúde, que falam sobre a incorporação das comunidades terapêuticas na rede de atenção

O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) realiza nesta quarta-feira, 11, reunião ordinária com a finalidade de discutir a implantação da Rede de Atenção à Drogadição na cidade de Goiânia, com ...foco nas comunidades terapêuticas e a avaliação do 1° Mutirão da Acolhida da Prefeitura, realizado em Março na Praça da Matriz de Campinas.

Segundo a Diretora de Políticas sobre Drogas da Semdef, Dagmar Ramos, esse evento servirá para todos os conselheiros do Comad possam tomar conhecimento e discutir as ultimas portarias do Ministério da Saúde, que falam sobre a incorporação das comunidades terapêuticas na rede de atenção, inclusive com previsão de repasses de verbas federais às comunidades que se adequarem ao modelo de atenção preconizado pelo MS. 

Ela destaca a portaria n° 121, de janeiro de 2012, que institui a unidade de acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no componente de atenção residencial de caráter transitório da rede de atenção psicossocial.

Além de titulares e conselheiros do Comad, foi convidado para esse encontro o superintendente de Direitos Humanos do Governo de Goiás e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Edilson de Brito.
O Conselho Municipal de Entorpecentes foi criado pela Lei n° 7.284, de 23 de março de 1994 e passou a denominar-se Comad que foi renomeado pela Lei Complementar n° 214, de 24 de janeiro de 2011. É um órgão colegiado de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo das questões sobre drogas em Goiânia.

Serviço
Assunto: Reunião Ordinária do Comad
Data: 11 de abril
Horário: 8h30
Local: Sede da Secretaria Municipal de Defesa Social – Avenida T-1 com T52 Setor Bueno
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 ou 85642529

SEMDEF APOIA VILA SÃO COTTOLENGO NO ESPAÇO TERAPÊUTICO REDÁRIO


O Espaço Terapêutico Redário foi criado com o objetivo de oferecer às pacientes da Unidade São José (USJ) um ambiente calmo, agradável e com possibilidades de estímulos sensori...ais


Reafirmando o compromisso com a cultura da paz, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), através da Diretoria de Prevenção Primária, está apoiando a implantação do Projeto Espaço Terapêutico Redário, desenvolvido pela Vila São Bento Cottolengo, em Trindade. 

O Espaço Terapêutico Redário foi criado com o objetivo de oferecer às pacientes da Unidade São José (USJ) um ambiente calmo, agradável e com possibilidades de estímulos sensoriais, algo importante aos moradores internos da Vila São Cottolengo que, através de relaxamento, humanização, alinhamento postural, melhor qualidade de vida, capacidade de enfrentamento e superação do medo são algumas experiências vivenciadas.

Segundo Cleusa Almeida, terapeuta ocupacional e idealizadora do projeto, esta ação é uma oportunidade de experienciar situações novas e proporcionar sensações de segurança e proteção às pacientes. Segundo ela, é uma forma agradável de realizar tratamentos, antes possíveis somente em consultório. "A música calma e relaxante soma-se ao clima gostoso embaixo das árvores, criando um ambiente ímpar", destaca.

Em parceria com o setor de psicologia, os atendimentos ocorrem duas vezes por semana com as pacientes da USJ e, nos demais dias, com outras unidades de internação permanente. "Essa intervenção terapêutica se estende para todos os moradores da Vila. Diante dos resultados significativos da proposta, recebemos a procura de outros profissionais interessados em mais um atendimento diferenciado para seus pacientes no Espaço Redário. O que é muito produtivo", finaliza Cleusa.

Para Antonia Cavalcante, diretora de Prevenção Primária da Semdef, esse tipo de atividade terá sempre o apoio da secretaria. Ela pede àqueles que puderem contribuir e tiverem uma rede que não estejam usando façam sua doação, porque na vila ela será de grande beneficio para suas intervenções. "Colocamos a Semdef como posto de coleta e contamos com o apoio da comunidade goianiense nessa ação humanitária", conclama.

Os interessados na doação podem entrar em contato com Shirlany ou Geise da Equipe Multiprofissional (3506-9000) Cleusa Almeida (9272-3426) ou na sede da Semdef, na Avenida T-1, esquina com Rua T-50 Setor Bueno – (3524 -4090).

Autor: Wagner Beltrão