quinta-feira, 12 de abril de 2012

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PAUTA A TERCEIRA CONSULTA POPULAR NO JARDIM NOVO MUNDO


O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), e o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizam mais uma audiência pública, desta vez na Região Leste. O evento será realizado nesta quinta-feira, 12, a partir das 18 horas, na Praça George Washington no Jardim Novo Mundo, onde fica localizado o Centro de Referencia em Convivência da Pessoa Idosa (CRCI).

Esse será o terceiro encontro. O primeiro foi realizado na Região Noroeste e o segundo na Região Norte. O objetivo da consulta é construir o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que irá fomentar a administração municipal na busca de soluções contra a criminalidade e violência na capital.


Segundo o secretário de Defesa Social, Allen Viana, essas consultas têm mostrado claramente a necessidade de integrar as ações do Conselho de Cultura de Paz com as ações da Semdef porque é cada vez mais comum esses conselhos serem instrumentos importantes de debate sobre o tema segurança e como trabalhá-lo na prática. "A associação e integração entre os conselhos de segurança (Consegs), a comunidade e a Secretaria de Defesa Social criará um canal importante de diálogo entre esses órgãos, contribuindo para que a cultura de paz seja adotada transversalmente no trabalho da secretaria, além de auxiliar na criação de projetos específicos", comenta. 


"Queremos desenvolver cursos de cultura de paz nas escolas porque acreditamos que a educação tem sido a principal aliada na promoção dessa cultura em nossa sociedade. A partir de um trabalho sólido nas escolas, que valorize a vida, a diversidade, a convivência pacífica e a promoção dos valores da paz, as crianças têm acesso a um universo bastante distinto daquele mostrado pelos meios de comunicação e até pela sociedade à sua volta", explica o secretário.


A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, na Região Noroeste, e a segunda foi na Praça de Esportes do Conjunto Itatiaia, na Região Norte. Esses encontros contaram com a participação efetiva da comunidade, representada através de lideranças comunitárias, lideres religiosos, conselheiros tutelares, presidentes e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), associações de moradores, idosos, Cmeis, distritos sanitários, comerciantes, parlamentares, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes de várias secretarias municipais e integrantes de todas as forças da área de segurança pública como Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros. 


Para atingir as sete regiões administrativas, foi elaborado um pré-calendário onde o  Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional. 


Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.


Serviço

Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal Promove a Terceira Consulta Popular Sobre Segurança
Data: 12 de abril
Horário: 18 horas
Local: Praça George Washington (CRCI) Jardim Novo Mundo
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005

Autor: Wagner Beltrão