A Guarda Municipal de Goiânia terá novo comandante a partir de quarta-feira, quando Élton Ribeiro Magalhães assumirá a função. O cargo está vago desde 25 de fevereiro, quando o prefeito Paulo Garcia (PT) exonerou João Augusto França Neto, que ficou à frente da pasta desde 2011. Nos últimos dois meses a secretária Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, respondeu pela corporação.
Élton Ribeiro Magalhães terá a missão de tirar do papel o Plano Municipal de Segurança, objeto de um seminário realizado dia 16 de abril. O plano é um conjunto de diretrizes elaboradas por meio de informações coletadas na comunidade. Uma das prioridades é a capacitação da Guarda Municipal. Está prevista a criação de pelo menos dois fundos municipais para bancar a aplicação do plano. São, ao todo, 120 ações previstas.
Formado em Direito, Élton Ribeiro Magalhães é escrivão de classe especial da Polícia Civil. Ele foi escolhido por Adriana Accorsi e teve o nome aprovado pelo prefeito Paulo Garcia. Élton trabalha com a secretária há 12 anos. Foi chefe do cartório da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), assessor da superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ouvidor da SSP, assessor especial do gabinete da delegada-geral da Polícia Civil e, atualmente, é chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social, sempre acompanhando Adriana Accorsi.
“Ele é meu braço direito, mas sua escolha obedece critérios técnicos. Élton é um profissional experiente e nunca esteve envolvido com política, não tem filiação partidária”, afirma a secretária. Adriana Accorsi ressaltou que Élton conhece bem a Guarda Municipal, pois trabalhou na elaboração do plano de cargos e salários da categoria. O projeto de lei está pronto e deve ser encaminhado à Câmara de Goiânia ainda neste mês.