segunda-feira, 16 de julho de 2012

DEFESA CIVIL

MATERIAIS APREENDIDOS EM AÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL SÃO ENCAMINHADOS À POLÍCIA CIVIL



Cerca de 700 peças, entre cachimbos e armas brancas (facas), foram recolhidos durante seis meses de operação
O Grupo de Proteção ao Cidadão (GPC), da Guarda Municipal, apresentou balanço de seis meses (janeiro a junho) de ação onde foram capturados objetos em abordagens de rotina na Capital. Cerca de 700 peças, entre cachimbos e armas brancas (facas), estarão à disposição da Polícia Civil a partir de segunda-feira, para providências legais cabíveis. Destes, são 417 cachimbos, 213 facas, 5 estiletes, 26 tesouras, dois simulacros, um facão e uma foice.
Segundo o comandante do grupo, subinspetor Ailton Paniago, este tipo de abordagem é feito após denúncias anônimas à GM, quando moradores observam próximo de suas casas pessoas consumindo drogas, em especial o craque ou oferecendo algum tipo de ameaça. Ele disse ainda que os locais de maior circulação de pessoas como, parques e praças, são os preferidos pelos usuários e traficantes, que normalmente estão armados. Por isso as buscas são diárias para evitar uma proliferação.
A Guarda Municipal trabalha este assunto em parceria com a Secretaria de Defesa Social, Semdef, e diretamente com a diretora de Políticas Públicas, Dagmar Ramos, para ela infelizmente o consumo entre os jovens tem começado cada vez mais cedo. E este tipo de ação que os agentes da GM vêm fazendo ajuda a retardar esta proliferação, disse a diretora.
A maioria dos objetos aprendidos foi na Praça Botafogo, do Trabalhador, do Jacaré, Tamandaré e do Cruzeiro. Além do Parque do Lago, das Rosas, do Jardim Botânico, Campininha das Flores e Cascavel. Os mercados municipais também são alvos dos traficantes, por isso, todos recebem uma atenção especial.


Autor: Luiz Galvão