quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Clipping-Jornal Opção - 08.01.2014. Adriana Accorsi, secretária municipal de defesa social explica sobre videomonitoramento em Goiânia.


Portal da Prefeitura-08.01.2014. Secretária Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi ministra palestra para servidores da Comurg, sobre violência a idosos.

GOIÂNIA NOTÍCIAS

08/01/2014 | 11:23

Violência é tema de palestras para idosos na Comurg

Secretária Municipal de Defesa Social orienta servidores sobre violência na terceira idade

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou hoje, 8, no auditório do órgão, o primeiro encontro do Feliz Idade em 2014. O projeto, que faz parte do Programa Servidor Cidadão, expôs aos idosos o problema da violência na terceira idade.  A secretária municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, ministrou a palestra sobre o tema e destacou em sua exposição que é preciso valorizar a pessoa idosa, denunciando os crimes que são praticados contra ela. Abandono, negligência, abuso financeiro, violência psicológica e física são os delitos mais frequentes.
Segundo a Polícia Civil, em Goiás, o número de idosos é superior a 600 mil pessoas, representando cerca de 7% da população. Em número de denúncias, a região Centro-Oeste é apenas a quarta colocada no índice nacional, com 8,6% dos casos. Mas não se pode pensar que a estatística é favorável devido ao baixo número de casos.
Segundo Adriana Accorsi, autora da proposta para a criação da delegacia do idoso, os idosos ainda têm medo de denunciar. “Mais de 90% dos casos acontece dentro de casa, com idosos que tem entre 76 a 80 anos, por pessoas próximas. Dessa forma, devido a intimidade, a pessoa se sente inibida para ir a uma delegacia”, afirmou.
Porém, de acordo com a titular da Semdef, com a divulgação e conscientização que estão sendo feitas, o panorama está mudando. “A violência contra os idosos sempre aconteceu. Mas, com a criação do Estatuto do Idoso em 2002 muita coisa mudou. Em 2011 tivemos cerca de 6600 denúncias. Em 2013, o número foi superior a oito mil”, explicou Adriana.
O diretor financeiro, Paulo César Fornazier, destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelo Programa Servidor Cidadão. “Em 2013, realizamos trabalhos voltados para os esportes e direitos da mulher. Este ano, chegou a hora de debatermos sobre os tipos de violência e posteriormente drogas”.
A próxima atividade do projeto Feliz Idade acontece no próximo dia 22 de janeiro. A reunião vai destacar os vícios adquiridos na terceira idade, buscando entender e solucionar as situações do cotidiano.

Autor: Guilherme Semerene, da editoria de Urbanização - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: Arolldo Costa