domingo, 16 de junho de 2013

Artigo publicado no jornal O Popular - 16/06/2013 - O Brasil está envelhecendo

Dados do IBGE de 2011, dão conta que 7,4% da população brasileira tem mais de 65 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quando mais de 7% da população é de idosos, esta população é considerada envelhecida. Projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) estimam que em 2050, para cinco pessoas, uma será idosa. O Brasil, que até bem pouco tempo era considerado o país do futuro, está envelhecendo e necessita urgentemente de políticas públicas de inclusão.
A fase conhecida como terceira idade traz mudanças físicas e psicológicas que naturalmente deixam as pessoas mais vulneráveis. Infelizmente e em consequência disso, a pessoa idosa fica propensa ao fenômeno da violência. Outro dado significativo é que entre as pessoas idosas, as mulheres estão mais suscetíveis à violência. Quando vítimas de maus-tratos, praticadas pelos familiares, em virtude de sua fragilidade física e emocional, temem denunciar seus agressores por medo de sofrer represálias e por alimentarem um sentimento de afeto com seus algozes (maridos, filhos, netos, namorados).
Segundo a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, no ano de 2011, das denúncias registradas pelo Disque 100, houve um aumento de mais de 100% em relação à violência contra a pessoa idosa; dentre os tipos de violência identificados, a negligência ocupa o primeiro lugar no número de denúncias, seguida da violência psicológica e do abuso financeiro, econômico e patrimonial. Sobre o cenário em que os crimes acontecem, a casa é o lugar em que eles mais ocorrem, registrando 91,86% dos casos.
Em Goiás, dados da Polícia Civil demonstram que existe uma subnotificação, face ao pequeno número de registros que se contrapõem à realidade cotidiana dos hospitais e unidades de saúde da capital. De acordo com as estatísticas, em Goiânia no ano de 2012 foram registradas em média por mês 2,75 ocorrências, enquanto que em todo o Estado a média foi de 8,0 .
Por ocasião do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/6) e no ano em que se completam dez anos da aprovação do Estatuto do Idoso pelo Congresso Nacional, faz-se urgente que poder público e sociedade civil busquem caminhos que garantam às pessoas idosas uma vida com dignidade. Ações, programas, projetos numa perspectiva inclusiva, que reconheçam o protagonismo da pessoa idosa e possibilitem a todos nós exercermos o que nos faz humanos, é também reconhecer que a terceira idade não é uma opção, é uma condição de quem está vivo.
Não podemos nos omitir diante dessa realidade cruel, precisamos nos conscientizar que uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população e todo o acúmulo de experiências e conhecimento que dela herdamos.

Adriana Accorsi é secretária de

Defesa Social em Goiânia