quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Curso para capacitação de multiplicadores do "Programa Anjos da Guarda", começa no dia 23.09.2013, na próxima segunda-feira.



         Inicia-se na próxima segunda feira, dia 23.09.2013, o Curso de Capacitação para Multiplicadores do Programa “Anjos da Guarda”, este curso terá duração de 120 horas e tem como objetivo capacitar e formar a equipe que integrará o “Programa Anjos da Guarda” aptos a trabalhar o tema de prevenção às drogas junto das escolas da rede pública e privada, através de oficinas orientando crianças entre 4 e 11 anos a valorizar a vida e se manterem afastadas das drogas. 
          O Centro de formação selecionou conforme orientação da própria Secretária Adriana Accorsi os  "futuros Anjos", assim carinhosamente chamado/a o/a multiplicador/a através de levantamento do perfil, sendo que já foram convocados trinta (30) servidores municipal. O curso é uma parceria da Diretoria de Integração da SEMDEF Weder Reis  e  Diretoria do CEFEA Valéria Martins. Confirmada a presença dos palestrantes, são eles: Adriana Accorsi, Selma Bessa, Márcio Antônio da Costa Santos, Alexandre Rocha Sales, Claudia Resende Alves Venturine, Túlio, Sirlaine, Izabela Barbosa, Jucyney Albuquerque, Ricardo Ribeiro, Geralda Ferraz, Divina da Cunha, dentre outros.


          Os conteúdos programáticos contemplados serão: O que é o Programa"Anjos da Guarda"; Estatuto da Criança e do Adolescente; O que é um programa de prevenção; Violência na escola e familiar, como pode afetar no desenvolvimento escolar e social da criança; Didática de ensino; Metodologia das oficinas do programa; Anato-fisiologia da droga; Técnicas e estratégia de ensino; Manipulação de fantoches; Abordagens com os pais/mediação de conflitos; Toxicologia (classificação, bebidas alcoólicas, remédios no ambiente escolar e familiar; A percepção dos sinais de violência; Crimes e violência na internet.

     Texto: Valéria e Divina da Cunha.
     Foto: acervo do CEFEA

Participação da Secretaria Municipal de Defesa Social na reunião do Comitê Organizador Estadual de Atividade Pró Fórum Mundial de Direitos Humanos.



     A Secretaria de Defesa Social participou, no dia 18 de setembro de 2013, na Casa da Juventude Pe. Burnier, da reunião do Comitê Organizador Estadual de atividades pró Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH.
     FMDH acontecerá em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro está sendo organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com a sociedade civil, órgãos de governo e entidades internacionais. O objetivo do Fórum é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.
     O FMDH foi concebido para aproximar pessoas e organizações, tendo como público-alvo os representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais, movimentos sociais, organizações internacionais, membros dos três poderes e sociedade em geral.
      No dia 23 de setembro acontecerá o lançamento do FMDH em Goiás, será o momento de novas adesões ao Comitê Estadual, tanto pelas organizações populares quanto pelo poder público. O lançamento acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 14h. 
    Foi informado na reunião que até o final do mês de setembro as organizações podem organizar atividades autogestionadas, com a temática direitos humanos e chancelar com o selo do FMDH. A próxima reunião ampliada do Comitê Estadual está marcada para o dia 02 de outubro, às 09horas, no Centro de Referência em Direitos Humanos Pe. Burnier.

Texto:Ângela Cristina - representante da SEMDEF

Clipping/ vídeo: Tv Anhanguera-Programa: Bom dia Goiás, 19.09.2013. Abertura do Festival Craques da Paz - Conferem a programação: "Ações da Secretaria Municipal de Defesa Social".