Além dos parques, de acordo com dados da Divisão da Guarda Ambiental, estão em sua área de atuação e responsabilidade, aproximadamente 200 áreas verdes. Entre suas atribuições estão a fiscalização e os cuidados com o meio ambiente, preservando vidas. A prevenção nestes espaços é fundamental, pois, várias dessas áreas são utilizadas pela população para pesca e banho, o que pode acarretar acidentes e mortes.
O curso incluiu em sua matriz curricular disciplinas como Legislação Ambiental, Manejo de animais Silvestres, Primeiros Socorros, Abordagem Tática Ambiental, Direitos Humanos e Grupos vulneráveis, Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atividades extra classe práticas.
Segundo a diretora do Cefea, Valéria Martins, o curso de Defesa Ambiental vem atender uma antiga demanda de aperfeiçoamento dos GCMs da Divisão Ambiental, que buscam aprimorar o atendimento ao cidadão goianiense, merecedor das melhores atuações no que diz respeito a segurança pública municipal. Martins afirmou que esse é o primeiro de outros cursos com essa temática, que devem acontecer ainda este ano, de acordo com o calendário do Cefea. O comandante da GCM, Elton Magalhães, elogiou o trabalho da equipe de educadores do Cefea e disse que toda a iniciativa que prevê a proteção e valorização da vida e da sustentabilidade do meio em que vivemos deve ser enaltecida.
Texto: Geralda Ferraz