quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Primeira turma de Defesa Ambiental da Guarda Civil Metropolitana conclui curso de capacitação

Encerrou-se ontem(25), o  primeiro curso de Defesa Ambiental da Guarda Civil Metropolitana. A capacitação foi realizada com os GCMs que trabalham na área ambiental. O curso se fez necessário uma vez que, atualmente,  cerca de 200 guardas prestam serviço de segurança pública ambiental no município de Goiânia, sendo responsáveis pelos 32 parques municipais, nove deles,  com guardas atuando 24 horas. 

Além dos parques, de acordo com dados da Divisão da Guarda Ambiental, estão em sua área de atuação e responsabilidade,   aproximadamente 200 áreas verdes. Entre suas atribuições estão a fiscalização e os cuidados com o meio ambiente, preservando vidas. A prevenção nestes espaços é fundamental, pois, várias dessas áreas são utilizadas pela população para pesca e banho, o que pode acarretar acidentes e mortes. 

O  curso incluiu em sua matriz curricular disciplinas  como Legislação Ambiental, Manejo de animais Silvestres, Primeiros Socorros, Abordagem Tática Ambiental, Direitos Humanos e Grupos vulneráveis, Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atividades extra classe práticas. 

Segundo a diretora do Cefea, Valéria Martins, o curso de Defesa Ambiental vem atender uma antiga demanda de aperfeiçoamento dos GCMs da Divisão Ambiental, que buscam aprimorar o atendimento ao cidadão goianiense, merecedor das melhores atuações no que diz respeito a segurança pública municipal. Martins afirmou que esse é o primeiro de outros cursos com essa temática, que devem acontecer ainda este ano, de acordo com o calendário do Cefea. O comandante da GCM, Elton Magalhães, elogiou  o trabalho da equipe de educadores do Cefea e  disse que toda a iniciativa que prevê a proteção e valorização da vida e da sustentabilidade do meio em que vivemos deve ser enaltecida.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Cefea







Diretoria de Integração da Semdef reúne-se com coordenadora geral do EPAZ da Secretaria Municipal da Educação

Aconteceu ontem(25), na Semdef, reunião entre o diretor de integração da Semdef, Weder Kenedy, o GCM Sérgio Reis e a coordenadora Geral do EPAZ da Secretaria Municipal de Educação, Genivalda Araújo Cravo dos Santos para verificarem a possibilidade de uma parceria entre as duas secretarias visando a qualificação dos profissionais da educação, com o objetivo de atuarem na mediação de conflito e convivência pacífica. A Semdef está propondo o curso com a temática, com realização prevista para maio. Outro assunto colocado em pauta durante a reunião foi a realização de uma pesquisa que identifique o perfil do jovem no município de Goiânia. O diretor Reis, sensibilizou a coordenadora do EPAZ, da necessidade da Secretaria de Educação disponibilizar um cientista social para coordenar os trabalhos. Tais iniciativas visam resgatar compromissos firmados no Plano Municipal de Segurança Pública de Goiânia.
Texto: Geralda Ferraz



Semdef reúne-se com Secult para planejar evento pela Paz

Aconteceu no último dia 22, na secretaria de Cultura Municipal de Goiânia, Secult,  reunião entre o diretor de integração da Semdef - GCM Weder Reis, a diretora do Centro de Formação e Estudos e Aperfeiçoamento da GCM - Cefea, Valéria Martins, o chefe de Divisão e Defesa Comunitária - Semdef, Ricardo Ribeiro e o secretário de Cultura do município de Goiânia, Ivanor Florêncio e o presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente - CECA, Hamilton,  com o objetivo de propor evento para o mês de maio, intitulado, Praça da Paz. 

O projeto visa resgatar junto a população goianiense,  proposta do Plano Municipal de Segurança Pública, no sentido de trabalhar a conscientização das pessoas sobre seus direitos e deveres, e, a necessidade de convivermos em sociedade respeitando e sendo respeitados, buscando e promovendo a PAZ. Ivanor Florêncio  colocou  sua equipe técnica, à disposição, para colaborar no planejamento e viabilizar o evento. O presidente do CECA, Hamilton, se comprometeu a dar apoio logístico e colaborar na divulgação do mesmo. 

Texto: Geralda Ferraz
Foto: Diretoria de Integração da Semdef