quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

JORNAL SERRA DOURADA - FAMÍLIA É TRANSFERIDA DE ÁREA DE RISCO

JBC - 2ª EDIÇÃO - FAMÍLIA É REMOVIDA DE ÁREA DE RISCO

FONTE TV - FAMÍLIAS DE ÁREAS DE RISCO SÃO TRANSFERIDAS

BAND LOCAL - FAMÍLIAS DE ÁREA DE RISCO SÃO REMOVIDAS

RESIDENCIAL ORLANDO MORAIS RECEBE PRIMEIRA FAMÍLIA TRANSFERIDA DA VILA ROMAMA




Outras sete famílias serão transferidas ainda este mês. Entrega de casas aos moradores de áreas de risco depende de desocupação de casas construídas pela prefeitura e que estão ocupadas indevidamente


A primeira família oriunda da Vila Romana foi transferida hoje para o Residencial Orlando Morais, na região norte de Goiânia. Até o final do mês, a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) removerá mais sete famílias que vivem em área de alto risco no bairro da região leste da Capital.

Os moradores que continuam na Vila Romana podem ser transferidos para condomínios habitacionais Orlando Morais, Jardins do Cerrado e Santa Fé. A entrega das casas à eles depende da desocupação de imóveis construídos pela prefeitura e que estão ocupados indevidamente. Segundo estimativas da Smhab, cerca de 5% das casas estão nesta condição.

Para agilizar a solução do impasse e beneficiar os moradores da Vila Romana, uma equipe de fiscalização está nos empreendimentos para retirar famílias que estão habitando os imóveis de forma irregular. "Muitos beneficiados cederam os imóveis para outras pessoas e agora elas terão de deixar as casas para abrigarmos várias famílias que vivem em situação de emergência em áreas de risco", afirma o chefe de gabinete da Smhab, Ederson Saraiva.

"Só vão morar nos empreendimentos famílias que tenham sido beneficiadas no processo de seleção da Prefeitura", completa. Ana Lúcia, mãe de seis filhos, deixou o barracão em que vivia há mais de 10 anos para receber a nova moradia. Para ela, é a realização de um sonho. "Só de saber que estou indo pra um lugar seguro, fico feliz. Lá a água não vai entrar em minha casa", conta a dona de casa.

Os moradores da vila sofrem com o período chuvoso, pois moram próximo ao Córrego Palmito que transborda nesta época e coloca em risco a vida das famílias que há mais de 15 anos vivem no local. Segundo laudo da Defesa Civil, oito casas foram condenadas por oferecerem alto risco de desabamento. Por isso, a Smhab decidiu antecipar a remoção.

"Resolvemos antecipar a transferência das famílias que vivem nesta área de risco, por conta das muitas chuvas. No cronograma estava previsto para outubro, só que eles não podiam continuar aqui", diz Ederson. Os beneficiados pelo Programa Prioritário de Investimento (PPI) vão morar em imóveis de dois quartos, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviço, feitos em alvenaria e com telhas de barro.

Cada uma das habitações tem 40,80 metros quadrados, seguindo a planta elaborada pela Secretaria de Habitação. Os lotes têm, no mínimo, 225 metros quadrados. O bairro ainda conta com posto de saúde, escola e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Os empreendimentos foram idealizados, principalmente, para abrigarem famílias que vivem em áreas de risco.




Autor: Thiago Vieira


BALANÇO GERAL - FAMÍLIA É REMOVIDA DE ÁREA DE RISCO

BALANÇO GERAL - ÁREAS DE RISCO SÃO MONITORADAS

PREFEITURA TRANSFERE MORADORES DA VILA ROMANA




De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) e Defesa Civil, estes moradores vivem em alto risco há mais de 15 anos e sofrem com o período chuvoso

As 16 famílias que vivem em área de risco na Vila Romana começam a ser transferidas nesta quinta-feira, 12, a partir das 9 horas, para o Jardins do Cerrado, na região sudoeste de Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) e Defesa Civil, estes moradores vivem em alto risco há mais de 15 anos e sofrem com o período chuvoso.

Assim que as casas ocupadas irregularmente do empreendimento Jardins do Cerrado estiverem liberadas, essas famílias tomarão posse dos imóveis. Nesta quinta-feira, a primeira família será transferida e a expectativa do Smhab é de que em 30 dias os trabalhos sejam concluídos. Os beneficiados com a moradia popular fazem parte do programa prioritário de investimento (PPI) da Prefeitura de Goiânia e não pagarão nenhum valor pelo imóvel.

Segundo o secretário Paulo Borges, houve um adiantamento na remoção destes moradores. "A nossa previsão era transferi-los para nossos conjuntos habitacionais em outubro deste ano, mas a situação destas famílias é de alto risco e resolvemos antecipar o processo", explica. 

Os residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo possuem juntos 2.378 casas, e foram inaugurados oficialmente pelo Presidente Lula, quando esteve em Goiânia no dia 13 de agosto de 2009. As residências populares deste empreendimento foram construídas nos terrenos doados pela Prefeitura de Goiânia. O bairro ainda conta com posto de saúde, escola e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Esse projeto foi idealizado, principalmente, para retirar famílias carentes de áreas irregulares.

Serviço
Assunto: Prefeitura transfere moradores da Vila Romana
Data: 12  quinta-feira
Horário: 9 horas
Local:  Rua Poços de Caldas - Vila Romana
Mais informações: 62- 85994074 -  Thiago Vieira/ Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Habitação


Autor: Thiago Vieira