terça-feira, 28 de agosto de 2012

GABINETE DE GESTAO INTEGRADA APRESENTA SISTEMATIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA



Nesta quarta-feira, 29, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Goiânia (GGIM) se reúne, no Paço Municipal, para apresentar a Sistematização do Plano Municipal de Segurança, reunindo os resultados colhidos da comunidade a partir da realização das audiências públicas realizadas nas sete regiões administrativas da capital (Noroeste, Norte, Leste, Sul, Sudoeste, Centro Campinas e Oeste), que priorizaram quatro eixos temáticos: 1) Prevenção, Cidadania e Cultura de Paz; 2) Criminalidade, Drogas e Violência; 3) Segurança Urbana e; 4) Integração e Gestão.
 O texto da Sistematização foi organizado por um Grupo de Trabalho indicado pelo GGIM e conduzido pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), contando com consultores, agentes da Guarda Municipal de Goiânia e especialistas na área da segurança pública.
O secretário de Defesa Social, Allen Viana, destaca que o Plano Municipal de Segurança de Goiânia, que está em sua fase final de avaliação e sistematização, tem em sua centralidade a prevenção e os valores humanos, “fortalecendo, sobretudo a contribuição da Prefeitura de Goiânia frente ao desafio da segurança pública em nossa cidade”, afirma.
 Já para a Diretora de Integração do Sistema de Defesa Social e responsável pela coordenação da elaboração do Plano, Rosa Helena de Paula Parreira, “o trabalho foi realizado a partir de uma ampla consulta popular, levando em consideração os anseios da população em cada região da cidade, oportunizando assim uma segurança comunitária cidadã e mais próxima da comunidade ”, explica.

GGIM
Seguindo as orientações do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o GGIM realizou sete audiências públicas para implantar o Plano Municipal de Segurança Pública.
O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional. É composto por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícias Civil, Militar e Federal, Defesa Civil, OAB, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e de membros da sociedade organizada e da comunidade.
Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

SERVIÇO
Assunto: Gabinete de Gestão Integrada apresenta sistematização do plano Municipal de segurança da capital
Data: 29 de agosto, quarta-feira.
Horário: 9h30
Local: Sexto andar do Paço Municipal de Goiânia – Setor Louzandes
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e com Ricardo Ribeiro, chefe da Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005.
http://www.semdef-goiania.blogspot.com.br/

Autor: Diogo Damasceno