quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONSULTA POPULAR DE SEGURANÇA REALIZADA EM CAMPINAS


Na noite desta quarta-feira (13) tivemos a oportunidade de participar da penúltima Audiência Pública para discutir segurança pública, no Bairro de Campinas, realizada no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, um dos mais tradicionais de Goiânia. Essa reunião contou  com a presença de importantes figuras de nossa sociedade e a comunidade participou com afinco em busca de melhorias na segurança da região.
Essa reunião contou com quatro prioridades que foram discutidas com a população em torno da criação de um Plano Municipal de Segurança de Goiânia: 

A primeira delas contemplou a Prevenção, Cidadania e Cultura de Paz. Neste tópico a comunidade discutiu formas de prevenir a criminalidade em várias vertentes, encampando ações como promover a capacitação de agentes de segurança comunitária e promover a educomunicação como estratégia de articulação e prevenção, dentre outras medidas.

A segunda delas contemplou a Criminalidade, Drogas e Violência. O compromisso deste tópico é programar a contribuição com a redução dos índices de violência, com o fortalecimento da Rede de Apoio a Segurança, criação do Fundo de Defesa Social de Goiânia e o fortalecimento da Guarda Municipal com foco no cidadão, dentre outras ações e desafios.

A terceira delas contemplou a Segurança Urbana, com o compromisso de se promover a sensação de segurança e também da promoção de um trânsito mais seguro, com a ampliação de ações de órgãos públicos responsáveis pela fiscalização do trânsito e implementar e garantir o cumprimento do Plano Diretor.

Na quarta prioridade, Integração e Gestão foram os tópicos, com o compromisso de promover a integração de políticas de segurança no município. As ações englobam a necessidade de se formalizar parcerias com órgãos municipais, além da criação de um Conselho Comunitário de Segurança de Goiânia. O último desafio seria a construção de ferramentas de acompanhamento, avaliação e execução do Plano Municipal de Segurança Pública.

Toda a discussão foi muito produtiva, pois a população pôde ter acesso à representantes das áreas de Segurança Pública; da Prefeitura de Goiânia; na figura da Secretaria de Defesa Social do Município; da Câmara Municipal de Goiânia, com a minha presença; além de presidentes de associações de bairros da capital. O compromisso por uma melhor segurança é de todos nós, já que o benefício volta diretamente para nós mesmos e para nossos familiares. 


Nesta foto da esquerda para a direita: Senhor Helio, do 8º CONSEG; Capitão Ricardo Pereira, que representou o Comandante Geral da PM Coronel Queiroz; Lincon, morador de Campinas; Vereador Denício Trindade; Secretário Municipal de Defesa Social de Goiânia, Allen Viana; Valdivino de José de Oliveira, do 3º CONSEG; Osvaldo da Rival, Presidente da Associação de Moradores de Campinas e Álcio Duarte, Presidente da Associação de Moradores do Jardim Goiás.

http://www.facebook.com/#!/semdef.goiania

Autor: Vereador Denicio Trindade