quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PREFEITO ASSINA CÓDIGO DE ÉTICA DA GUARDA MUNICIPAL




Com esta assinatura, a partir de agora, toda a corporação passa a obedecer às ordens de procedimentos disciplinares, punições, regras, regularizações e direitos assegurados

Em um momento histórico para a corporação da Guarda Municipal (GM), o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assinou nesta quarta-feira, em seu gabinete, no Paço Municipal, o decreto que regulamenta o Código de Ética Profissional dos Servidores do Quadro dos Profissionais da Guarda Municipal de Goiânia. Com a assinatura, a partir de agora, toda a corporação passa a obedecer às ordens de procedimentos disciplinares, punições, regras, regularizações e direitos assegurados.

Para o prefeito, o ato é uma aspiração antiga da Guarda Municipal, que traz um grande avanço no processo disciplinar de seus membros. "Hoje sabemos que esta instituição tem um reconhecimento social devido a sua postura idônea, na qual se promove o bem coletivo", enfatizou.

Segundo o comandante da GM, João Augusto, a Guarda passa a ter mais uma ferramenta no quesito disciplinar e isso é bom para todos, comandantes e comandados, porque norteia a todos sobre o que fazer e a que obedecer segundo o código.

Na solenidade, estavam os secretários da AMT, Miguel Tiago, da Defesa Social, Allen Viana, os vereadores Djalma Araújo (PT), Anselmo Pereira (PSDB) e Simeyzon Silveira (PSC), o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Romário Policarpo, além de inspetores e guardas municipais.

Histórico
Há dez meses, desde quando foi entregue ao Gabinete Civil e seguindo o cronograma estipulado pelo comandante da GM, João Augusto, a comissão de elaboração da minuta do Código de Ética teve nos trabalhos estudos técnicos necessários para conter o que há de mais recente sobre o assunto. 

Vale ressaltar que este código obedece à legislação federal, na Portaria Interministerial (Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Direitos Humanos da Presidência da República, n° 4226/10) em que se padroniza o serviço de polícia nacional.

Autor: Luiz Galvão