sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Diretora de Políticas sobre Drogas Izabela Barbosa participará amanhã dia 28.09.2013, na Roda Ampliada realizada por Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS AD I) Girassol.


           
                    
PRÓ-PET Saúde – Grupo Tutorial ESF / Saúde Mental
                       Projeto Saúde Mental na Roda
                                                   
CONVITE PARA A RODA AMPLIADA

“AVANÇOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA REDE DE CUIDADOS PSICOSSOCIAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM GOIÂNIA”
        O projeto de extensão “Saúde Mental na Roda" é uma iniciativa em Educação Permanente (EP) do PRÓ-PET Saúde UFG/SMS Goiânia, que visa fortalecer a integralidade na formação e na atenção em saúde, por meio da criação de espaços de construção coletiva do conhecimento e de ações transformadoras sobre as práticas em saúde/saúde mental, na rede SUS e na UFG.
Dentre as atividades práticas desenvolvidas pelos alunos da EP estão as RODAS AMPLIADAS EM SÁUDE MENTAL, que acontecem mensalmente na UFG, tendo como objetivo proporcionar ações de promoção e educação em saúde mental, abertas à participação da comunidade universitária da UFG e de profissionais da rede SUS.
           A próxima roda ampliada tratará dos avanços e desafios da atenção psicossocial à população infanto-juvenil do município de Goiânia, destacando a construção da REDE DE CUIDADOS para este público: os serviços disponíveis atualmente e os desafios para organizá-los de forma a AMPLIAR O ACESSO das crianças e adolescentes; estratégias para melhorar a efetivação do TRABALHO EM REDE, garantindo o cuidado mais acolhedor e resolutivo em todos os níveis de atenção em saúde; integração da rede de saúde à outras políticas públicas INTERSETORIALMENTE.
Realização: CAPS AD I GIRASSOL.

Data: 28/09/2013.

Horário: das 8h às 12h

Local: Sala 210 do Centro de Aulas D, Praça Universitária.

Informações e inscrições: CAPS AD I GIRASSOL (3524 – 2489 / 3524 – 2419 / 8403 - 5312) 
e-mail: capsgirassol@gmail.com 


Portal da Prefeitura - 23.09.2013. Guarda Civil apresenta novo modelo de base comunitária.

GOIÂNIA NOTÍCIAS
 23/09/2013 | 18:18
       
              Unidade tem funcionamento 24 horas com previsão de atender mais de 110 bairros, sendo composto por um efetivo de mais de cem guardas civis
         O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) apresentou na tarde desta segunda-feira, 23, a Base de Comando Regional – Região Sudoeste. Corporação mostrou, após meses de planejamento estratégico, os novos modelos de base comunitária que têm objetivo de padronizar os prédios que abrigam os servidores da GCM em locais abertos e de fácil acesso, tornando o trabalho da corporação mais eficaz no policiamento comunitário.

Segundo o comandante da nova base, inspetor Paiva, com este novo prédio, a logística dará mais estrutura ao trabalho da equipe e proporcionará um atendimento mais ágil e satisfatório à população. A base tem funcionamento 24 horas com previsão de atender mais de 110 bairros, sendo composto por um efetivo de mais de cem guardas civis que trabalham no monitoramento em escolas e Cmeis, em praças e bosques, além de uma UPA e Cais.

Para o inspetor Paiva, o resultado dos trabalhos já podem ser sentidos e o índice de ocorrência de vandalismo já começou a reduzir, não havendo também o tráfico de drogas no local. O resultado das melhorias é reflexo do planejamento de trabalho, no qual a segurança de parques e praças foi prioridade. A partir dos pontos citados pela população, o projeto se concentrou nos problemas do tráfico e dos furtos que eram constantes, além do vandalismo, como as pichações.


       De acordo com a GCM, ao todo, serão construídas aproximadamente dez bases, onde abrigarão as outras regionais, sendo sete no total, além dos grupos e núcleos táticos. Todas elas serão padronizadas na cor azul-marinho, logotipo da GCM e o policiamento comunitário. A estrutura contém sala de recepção e a sala do comando para atender a população. Além desses locais, a Guarda disponibiliza ainda o telefone: 3524-8226, caso o cidadão queira fazer denúncias.

Para Jovelina das Neves Brito, moradora da região há mais de 15 anos, o sentimento de proteção agora é realidade. “Não me sentia segura. Passar aqui à noite, só se fosse acompanhada por muita gente. Hoje, todos nós nos sentimos mais seguros e isso é muito bom para o nosso bairro”, disse a moradora.

                             Autor: Luiz Galvão, da editoria da Guarda Civil Metropolitana - 
                             Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Vídeo - Clipping - 1ª Edição Jornal Anhanguera - 26.09.2013.Guarda Civil Metropolitana esteve presente nas buscas a criança desaparecida no Jardim Botânico.