sexta-feira, 7 de junho de 2013

Semdef e Guarda Civil Metropolitana lança a campanha "Pipa sem cerol, brincadeira consciente" em parceria com a SME

 Será lançada no próximo dia 11(terça-feira), pela Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Defesa Social – Semdef e Secretaria Municipal de Educação – SME a campanha de combate ao uso do cerol, denominada “PIPA SEM CEROL, BRINCADEIRA  CONSCIENTE”.  A abertura da campanha será feita em dois momentos. No período da manhã, das 8 às 12 horas,  na Escola Municipal Joaquim Câmara Filho e contará com a presença da secretária Adriana Accorsi (Semdef) e do comandante da Guarda Municipal, Elton Magalhães. No período da tarde, das 14 às 17 horas, no Jardim do Cerrado VI.

A campanha acontecerá em várias escolas municipais da capital, durante todo o mês de junho até o dia 15 de agosto, no período de  férias escolares a palestras serão suspensas, mas a campanha de conscientização continuará, e, consistirá na realização de atividades,  com o objetivo de orientar os alunos/crianças  a brincar de forma saudável, sem correr riscos ou provocar acidentes  na brincadeira com as pipas; integrar os órgãos municipais envolvidos na campanha e a comunidade em prol do bem estar da população goianiense, além de conscientizar a população sobre a existência da Lei Municipal n°8.832, de 2009, que versa sobre a proibição do uso de material cortante em linhas de pipa, fazendo com que as pessoas  tornem  multiplicadoras nos diversos espaços de convivência.
 
No período de férias é comum aumentar os casos de acidentes envolvendo pipas com cerol. De acordo com dados da GCM, no ano de 2012, houve uma diminuição de acidentes dessa natureza, em 30%. Os organizadores da campanha consideram que a redução é consequência do trabalho educativo realizado nas escolas públicas de Goiânia.

Além das atividades educativo-preventivas nas escolas, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia fará ações através da banda de música, dos grupamentos Garra,  GPC  e das Unidades Regionais, com abordagens às crianças e adolescentes orientando-os sobre a forma correta de se brincar com pipa.

Nas escolas haverá a apresentação do Grupo de teatro de fantoches “Anjos da Guarda”, de capoeira e oficinas com o grupo “Pintando o Sete”, que fará a pintura no rosto dos alunos, além da confecção de pipas e outras atividades lúdicas.
 
Outra ação da campanha será a disponibilização do Disque-Denúncia da Prefeitura de Goiânia –  156, para que a população informe a Guarda Municipal sobre situações de aglomerados de jovens soltando pipas sem as devidas precauções. Nesse caso, uma equipe da regional específica, será encaminhada para o local denunciado para realizar as ações preventivas ou repressivas.

Os perigos do uso de Cerol em Pipas


O Cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e/ou pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura faz com que a linha se torne uma verdadeira arma causadora de acidentes que variam de leves, graves e até fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas. Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, e as principais vítimas, são ciclistas e motociclistas, principalmente devido a falta de proteção, com a falta de  antenas protetoras.

Dados do Hospital de Urgência de Goiânia e da Guarda Municipal comprovam a redução no número de vítimas
Dados fornecidos pela chefia da Seção de Arquivo Médico e Estatístico, do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), demonstraram que no ano de 2012, em todo Estado, houve uma redução do número de vítimas fatais se comparados com os anos anteriores.

Em 2010, o cerol fez 47 vítimas, com 4 mortes; Em 2011 houve 1 morte e em 2012,  três casos de acidente classificados como grave/gravíssimo, sem nenhuma vítima fatal.
Em Goiânia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as crianças e adolescentes que são vítimas de pequenos acidentes são encaminhados aos Cais, onde são feitos os procedimentos médicos.

Ocorrências
Durante toda a campanha do ano de 2012, a Guarda Civil Metropolitana registrou 1127 denúncias por telefone e 17 menores encaminhados aos pais. Foram apreendidas 379 latas com cerol, o que equivale a 38 mil metros, ou seja, aproximadamente quatro vezes o Eixo Anhanguera.

Texto:
Geralda Ferraz (Semdef), com  colaboração de Luiz Galvão e Katiane Dourado (GM)
Fotos: Arquivo da Guarda Civil Metropolitana
Contatos: 3524 - 4090 ou 3524 - 8619