terça-feira, 1 de outubro de 2013

Servidores da Semdef e Cefea participam de Curso de Formação de Defensores e Promotores de Direitos Humanos

Curso de Educação em Direitos Humanos - CAJU 
O Centro de Referência em Direitos Humanos, através de convênio celebrado entre a Casa da Juventude Pe. Burnier e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, está promovendo o Curso de Educação em Direitos Humanos - Formação de Defensor@s e Promotor@s de Direitos Humanos, que teve início no mês de setembro e se estenderá até dezembro próximo.

O Objetivo é capacitar agentes de cidadania em uma cultura de direitos humanos, mediação de conflitos e prática de uma justiça restaurativa. Aproximadamente 70 pessoas estão participando o curso entre militantes sociais, gestores, educador@s e estudantes envolvidos com a temática de Direitos Humanos e suas especificidades.

A primeira etapa aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro com a temática "Contextualização Histórica e Princípios de Direitos Humanos", com a assessoria de Estela Scandola, que é assistente social, feminista, militante e pesquisadora de Direitos Humanos. Atualmente é integrante do Observatório Brasileiro sobre Tráfico de Pessoas e doutoranda do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - IUL. Estela reside em Campo Grande/ MS.

A abertura do curso foi feita a partir do Seminário de Educação Popular em Direitos Humanos, com o objetivo de partilhar experiências de movimentos sociais e políticos, nas práticas de Educação em Direitos Humanos. A Secretaria Municipal de Defesa Social e o Centro de Estudos, Formação e Aperfeiçoamento - Cefea estão representados pelo servidor e guardas civis respectivamente, Carlos Júnior, Valéria Martins, Weder Reis, Ricardo Ribeiro e Robson Caldeira.

Desdobramentos

Como desdobramento da 1ª etapa do curso de Educação em Direitos Humanos, o grupo da Semdef e Cefea realizou hoje(1º/10), pela manhã, na sala de reuniões da Semdef, Setor Bueno, o momento "Cine Fórum" com a temática "Os princípios dos Direitos Humanos", com a exibição do documentário "Batismo de Sangue". Após a exibição do filme, houve um debate, sobre as violações de direitos humanos durante o período da ditadura militar no Brasil. Estiveram presentes servidores da Semdef, GCM e Assessoria da Diversidade Sexual.
Texto: Geralda Ferraz
Fotos: Carlos Júnior


Curso de Educação em Direitos Humanos - Equipe Semdef e GCM


Cine Fórum - exibição do documentário "Batismo de Sangue"

Debate acerca das violações de Direitos Humanos
 no período da Ditadura Militar

Debate