sexta-feira, 12 de abril de 2013

Funcionários do Transporte Escolar recebem orientações sobre Segurança


Secretária Municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, alerta motoristas e monitores sobre violência na sociedade, bem como informa quanto aos direitos e deveres de crianças e adolescentes

Cerca de 250 motoristas e monitores do transporte escolar da Prefeitura de Goiânia recebem, nesta tarde, orientações sobre segurança com palestra da secretária de Defesa Social (Semdef), Adriana Accorsi. O encontro ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Setor Universitário.

A ação é uma iniciativa do Departamento de Administração Educacional (DAE), que busca alertar e instruir sobre a violência na sociedade com repasse de informações voltadas para situações específicas que envolvem o público infantil e adolescente, em especial o uso e tráfico de drogas. Atualmente, mais de 1,5 mil alunos são transportados diariamente pela SME.

Deveres e Direitos
A secretária chamou atenção para a participação dos profissionais da educação no combate ao crime, buscando a conscientização dos funcionários. “O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os órgãos de Saúde e de Educação tem o dever de comunicar quando crianças ou adolescentes sofrem violação de qualquer direito”, explica.

Para Adriana, os monitores e motoristas devem ter cuidado redobrado ao executar as funções. “Os bairros onde vocês trabalham são mais vulneráveis à criminalidade. Por isso, devem estar atentos e saber como lidar em situações como o uso de drogas e também de tráfico”, completa.

Motorista na linha do Residencial Jardins do Cerrado, Celso Moreira Lopes, transporta diariamente 90 alunos, entre crianças e adolescentes. “Podemos enfrentar essas dificuldades no dia a dia. Com conhecimento, fica mais fácil lidar e também ajudar”, observa.
Autor: Roseneide Ramalho

Gestora divulga principais ações da secretaria e da Guarda Municipal


Por Manuela Guerra
Secretaria Municipal de Comunicação

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), criada pela Lei Complementar n° 214, de 24 de janeiro de 2011, integra o rol dos órgãos de execução da Administração Direta do Município, com a finalidade de gestão, desenvolvimento, implantação e execução de políticas públicas que promovam a defesa social e a proteção do cidadão. À frente dela está Adriana Sauthier Accorsi, nascida em Itapuranga-Go, filha de Darci Accorsi e Lucide Verônica Sauthier Accorsi.

Adriana graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Ciências Penais e Segurança Pública. É delegada de Polícia de Classe Especial. Foi admitida nos quadros da Polícia Civil em janeiro do ano 2000, após ser aprovada em concurso. Esteve à frente de várias Delegacias Gerais em cidades do interior do Estado de Goiás, como Nazário, Turvânia, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis e outras. 

No ano de 2003, foi promovida a Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens. No ano de 2011, principalmente em virtude de reconhecida atuação em graves casos de assassinatos e desaparecimentos de jovens, foi convidada a ocupar a recém criada Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Publica de Goiás, com a primeira missão de acompanhar as investigações referentes a grupos de extermínio suspeitos de serem responsáveis por centenas de assassinatos e dezenas de desaparecimentos. 

Em dezembro do mesmo ano, foi convidada pelo então Secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, a ocupar o cargo máximo da Policia Civil do Estado, como Delegada Geral, primeira mulher a assumir tal posto. E, em janeiro de 2013, foi convidada pelo prefeito Paulo Garcia, para compor a Secretaria Municipal de Defesa Social. Em entrevista, comenta a trajetória no município até agora.

Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) - Como foi receber o convite para assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social?
Adriana Accorsi - Receber o convite para assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social me pegou de surpresa, pois, apesar de todas as dificuldades enfrentadas à frente da Direção da Polícia Civil, amo aquela instituição e foi muito difícil tomar esta decisão. Mas foi ao mesmo tempo uma honra muito grande, entendo que se trata de uma imensa deferência e oportunidade única, pois o prefeito Paulo Garcia me convidou com uma proposta bastante inovadora e que me motivou muito, que é a realização de uma política municipal de segurança capaz de efetivamente contribuir com a paz para a vida da nossa comunidade, em conjunto com os órgãos de segurança estaduais.

Secom - O prefeito Paulo Garcia autorizou, no começo do ano, a elaboração de um projeto de reestruturação da Secretaria Municipal de Defesa Social. Como está este processo?
Adriana - Realmente o prefeito Paulo Garcia, percebendo que a estrutura da Semdef ainda não está à altura da responsabilidade social e institucional que ela pode vir a ter, tem dado a esta Secretaria toda atenção e suporte que necessito para realizar um bom trabalho e, para que isso se efetive, já propus uma reestruturação que consiste na modificação do nome da Semdef para secretaria de Segurança e Cidadania, e do aprimoramento da estrutura com novas Diretorias, como a Diretoria do Observatório da Violência Segurança e do Sistema de Monitoramento Eletrônico; Diretoria de Projetos e Planejamento Estratégico; Diretoria de Políticas de promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diretoria de Segurança Comunitária. Estamos em fase de conclusão da elaboração da minuta de lei.

Secom - Quais são as prioridades da Secretaria Municipal de Defesa Social?
Adriana - A prioridade será contribuir, de forma efetiva, eficaz e cidadã para a segurança do cidadão goianiense e a paz social que nossa cidade merece. Para tanto, estamos organizando um grande seminário com o tema: “O Papel do Município na Segurança Pública”, que será realizado no próximo dia 16 de abril, na sede da Asmego, no Jardim Goiás e contará com a participação da secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki. No evento iremos debater como o município pode contribuir para a segurança pública, discutiremos experiências exitosas realizadas em outras cidades, inclusive com a palestra de Marcelo de Oliveira, policial civil, ex-guarda municipal e ex-comandante da guarda municipal no Estado do Rio de Janeiro. Apresentaremos o Plano Municipal de Segurança Cidadã e debateremos com a sociedade quais as ações que implementaremos durante a gestão para, assim, diminuirmos os alarmantes índices de criminalidades em nossa capital. Dentro do projeto de segurança Pública Municipal, quero realizar um processo de capacitação de todos os guardas municipais para que eles efetivamente façam parte e contribuam com as forças de segurança pública estadual.

Secom - Quais são os projetos em andamento e quais os detalhes sobre eles?
Adriana - Nossa Secretaria conseguiu pactuar o Programa “Crack é possível vencer”, do governo federal, no qual estarão disponíveis, até 2014, o total de R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros, esclarecendo que, através deste pacto, várias secretarias do município foram beneficiadas, especialmente a Semas e Saúde.

Secom - Quais são os futuros projetos?
Adriana - Além da Reestruturação da Semdef e do Programa “Crack é Possível Vencer”, pretendemos realizar diversos projetos, tais como:
- Projeto Goiânia Mais Segura, no qual a Guarda Municipal terá papel protagonista, contribuindo com as forças de segurança pública;
- Dentro do Projeto Goiânia Mais Segurança, implementaremos diversos outros projetos como o Pintando o 7; Banda no Parque; Semeando Cidadania e outros;
- Realizaremos uma parceria com a Polícia Civil e o Projeto Escola Sem Drogas, com palestras em todas as escolas municipais com o objetivo de prevenir o uso de drogas;
- Também realizaremos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para implementação de projetos de prevenção à violência, como peças teatrais com o Projeto de Fantoches “Anjos da Guarda”;
- Queremos criar a Guarda Mirim;
- Iremos articular com todas as forças de segurança, conselhos de segurança, líderes comunitários para a realização de uma rede municipal de segurança;
- Pretendemos implementar um grande projeto de vídeo monitoramento para toda nossa cidade, inclusive, já temos um projeto piloto com câmeras no Parque Vaca Brava e corredor Universitário; Já estamos elaborando outro projeto para o corredor da T-7;
- Criação do Observatório de Segurança;
- E monitoramento.

Secom - Como foi assumir a Guarda Municipal e quais as expectativas nesta gestão?
Adriana - Assumir a Guarda Municipal também foi uma honra que me motivou muito, pois se trata de uma instituição extremamente importante, que poderá construir um papel protagonista nas políticas de segurança municipal, em especial a segurança comunitária, sendo formada por mulheres e homens valorosos, esforçados e que desejam muito encontrar o caminho para uma real e verdadeira contribuição para a paz em nossa comunidade. Entendo que é imprescindível que a instituição e seus membros sejam valorizados e tenham melhorias nas condições de trabalho, para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade, em cujas conquistas seremos parceiros, assim como fizemos na Polícia Civil de Goiás;

Secom - Com relação a Guarda Municipal, quais são as ações em andamento? 
Adriana - Desde que assumi a Secretaria de Defesa Social, tenho recebidos diversos Guardas Municipais e sua Associação. Eles nos apresentaram diversas reivindicações, dentre elas, apontaram como sendo três as principais: a mudança de nomenclatura para Guarda Civil Metropolitana, a compra de fardamento novo para cada um dos membros da guarda municipal e a elaboração do Plano de Cargos e Salários. Desde então, objetivando a valorização dos Guardas Municipais, não parei na busca de condições de atender as reivindicações e, através do apoio incondicional do nosso prefeito Paulo Garcia, já consegui enviar o projeto de mudança da nomenclatura da Guarda, concluir o processo licitatório do fardamento e, no próximo dia 18/04, já terei o pregão eletrônico para aquisição do mesmo. E, finalmente, quanto ao Plano de Cargos e Salários da Guarda, estamos em fase final de elaboração, que está sendo construída com a participação da Associação e do Sindgoiânia e esperamos que, até o dia 08/05, o Plano já esteja na Câmara Municipal de Goiânia para apreciação e aprovação.

Secom - Quais as ações futuras na guarda?
Adriana - Além da valorização da Guarda Municipal com a mudança de nomenclatura, fardamento e Plano de Cargos e Salários, vamos realizar um grande projeto de capacitação de todo efetivo da Guarda Municipal e realizaremos um trabalho de Polícia Comunitária, para que a população reconheça a Guarda Municipal como uma Polícia Cidadã. Vamos realizar uma parceria com a Denarc para atuarmos no cuidado e resgate dos Parques e Praças de Goiânia, devolvendo-as às famílias. Iremos efetivar o Projeto Goiânia Mais Segura com a construção de Bases Comunitárias de Guardas Municipais nos setores mais violentos.
Fonte: Secom