terça-feira, 3 de setembro de 2013

Reunião na Secretaria Municipal de Defesa Social - SEMDEF, com representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP.

O Comandante Elton Ribeiro Magalhães, a Diretora de Ensino Valéria Martins receberam na Secretaria Municipal de Defesa Social , (Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia) a Técnica Rafaela Lamas, da Universidade Federal de Minas Gerais e representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP, o Assessor de Diversidade Sexual de Goiânia Adriano Ferreto, a Chefe de Ensino Selígia Miranda e outros quatro GCMs, Sérgio Reis, Lidiane, João de Jesus e André Veríssimo que representaram a categoria. Na visita foram discutidos diversos temas, mais o principal foi Direitos Humanos e grupo LGBT.  Informamos sobre os cursos, o que o CEFEA tem realizado como contribuição para minimizar situações de constrangimento em abordagens ao grupo LGBT, as atividades já desempenhadas pela AGCMG, como o Curso de Segurança Pública com Cidadania que abrangeu a disciplina Direitos Humanos e grupos vulneráveis, palestras realizadas por representantes da própria Diversidade Sexual em cursos no Centro. Foi firmado o compromisso de incluir nos próximos cursos a discussão da temática, outras atividades em relação ao tema é que o CEFEA incluiu na grade de cursos do ano 2014 a 2017 dentro da filosofia de Direitos Humanos, tipos de abordagem ao grupo LGBT. Outro ponto apresentado foi que pudéssemos inserir a temática abordada nesta reunião ao Projeto sobre ensino, valorização e promoção da saúde que será enviada até dia 13 próximo a SENASP. O Assessor de Diversidade Sexual de Goiânia Adriano Ferreto elogiou a atuação da Guarda Civil frente às atividades de Segurança Pública Municipal. O Comandante Elton Ribeiro apresentou aos presentes na reunião a nova ficha de Boletim de ocorrência que traz além das informações oficiais, nome Social do atendido e ainda apresenta a orientação sexual declarada. Com este novo procedimento Goiânia sai na frente no sentido de respeito aos direitos humanos e a cidadania, pois, essa ação é vanguarda na Segurança Pública do Estado de Goiás e uma das primeiras no Brasil, já que somente no Rio Grande do Sul e em duas cidades do Estado de São Paulo a Segurança Pública tem esta mesma preocupação.

Texto: Valéria Martins e Divina da Cunha.

 Fotos: Valéria.






Iniciou no dia 02.09.2013, no Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento (CEFEA), o curso Ações Motorizadas com a II turma do Grupo de Ações e Respostas Rápidas(GARRA).

CEFEA informa:
o Curso Ações Motorizadas da II turma do GARRA (Grupo de Ações e Respostas Rápidas) teve no dia 02 de setembro, aulas importantes, foi ministrada pela manhã aula de Trânsito através de parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito - SMT na pessoa do Sr. Horácio Martins - Educador de Trânsito e também tivemos no período vespertino aula com a Delegada-Adjunta da Depai (Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais)  Drª. Maura Gondo que orientou os procedimentos corretos a serem realizados em encaminhamento de pessoas suspeitas nas delegacias de Goiânia. Parcerias como estas tem sido fundamentais para nortear o trabalho realizado na grande Goiânia.

Texto: Valéria Martins e Divina da Cunha.

 Fotos: CEFEA.





Clipping - Jornal "O Hoje" 03.09.2013 - Guarda Civil Metropolitana e Polícia Civil prendem quadrilha de mulheres que atuavam no Bairro Goiá em Goiânia.


Vídeo - Tv Serra Dourada - 02.09.2013. Guarda Civil Metropolitana atua na prisão da quadrilha de traficantes de drogas em Goiânia.

Segundo o Comandante Elton Ribeiro Magalhães a casa onde funcionava o ponto de vendas de drogas, ficava estrategicamente próximo a uma Escola Municipal no Bairro Goiá, os principais clientes eram alunos da escola. Somente neste ano foi autuado por três vezes este local, desta vez monitorado por câmeras de vídeo.