quarta-feira, 9 de maio de 2012

COMAD DISCUTE USO DE ALCOOL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS



Foi realizada na manhã de hoje, 9, na Secretaria Municipal de Defesa Social – Semdef, reunião ordinária do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas – Comad, que discutiu o uso e abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) pelos adolescentes nas escolas da capital.
Segundo Edson Fernandes, do Conselho Municipal de Assistência Social, “existe uma porcentagem alta de jovens pesquisados que apresentaram experimentação precoce de uso de álcool com consumo elevado e o maior número de embriaguez é por parte dos alunos da rede pública com relação às escolas privadas”, explica.
A Diretora Municipal de Política Sobre Drogas, Dagmar Ramos, completou dizendo que segundo pesquisas realizadas pelo país, detectaram que 12 e 13 anos são as idades que a maioria dos jovens experimentam o álcool pela primeira vez. ”Nós agentes públicos dos Comads  temos que trabalhar para acabarmos com esse índice vergonhoso, que muitas vezes é incentivado pela mídia através de propagandas publicitárias que levam nossas crianças e jovens para o uso de bebidas e drogas”, conclama a diretora.
Já para Mirtes Barros Ferreira, da Vigilância Sanitária Municipal, um dos objetivos do “Projeto Educanvisa” desenvolvido pela prefeitura é a educação para o consumo responsável de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária. “Esse projeto é associado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que atua na regulamentação, no controle e na fiscalização dos produtos derivados do tabaco. O projeto teve início com a abordagem professor-aluno, mas obteve sucesso e agora aborda toda a comunidade escolar, ou seja, todos que se envolvem direta ou indiretamente nas escolas”, explica.
Mirtes acrescenta ainda que das dez escolas participantes da pesquisa, todas apresentaram pontos de vendas de álcool e tabaco a menos de 100 metros de distância dos estabelecimentos de ensino.
O Comad ficou de montar uma equipe de trabalho com os membros do conselho que apresentará quais os procedimentos e as ferramentas que serão usadas nas escolas da rede municipal de ensino para combater o uso de substancias psicoativas e como será realizada a segurança destes locais  a cargo da Guarda Municipal de Goiânia, juntamente com a Policia Militar e outras corporações de segurança pública da capital.
Também participaram da reunião: Rosa Helena de Paula, Diretora de Integração do Sistema de Defesa Social da Semdef; Genivalda Cravo do Programa EPAZ da Secretaria Municipal de Educação; Heloiza Massanaro da Secretaria Municipal de Saúde; Cynthia Alves de Castro do Juizado da Infância e da Juventude; Renata Mazaro, professora da UFG; Simone Disconsi, promotora do Ministério Público Estadual; Capitã Helena Damásio do PROERD; Drª. Maria Conceição Morais do Conselho Regional de Farmácia; José Walter da Loja Maçônica Grande Oriente; Cláudia Maria do Hospital Espírita Eurípedes Barsanufo; Carmem Lucia dos Santos da Associação Movimento Amor Exigente – AMAE; José Galdino do Centro de Prevenção ao Uso de Drogas – Gente Livre; Maria Sonia França do Fórum Goiano de Enfrentamento ao CRACK e as Drogas; Sherydan Oliveira da Comunidade Terapêutica Missão Resgate da PAZ; Venerando Lemes do Conselho Municipal de Saúde;  Edson Fernandes do Conselho Municipal de Assistência Social; Leila de Oliveira da Associação Beneficente e Cultural Manancial; Ricardo Rodrigues da Vigilância Sanitária Municipal; Inspetor Lustosa Coordenador Geral da Comissão Municipal de Defesa Civil; Sonis Henrique Batista da Comissão de Direitos Humanos  da OAB; Eunides Coelho da Comunidade  Terapêutica Heroínas da Fé e Sandra Santana do Gente Livre.

Autor: Juan Miranda – Estagiário da Assessoria de Comunicação da Semdef.