quarta-feira, 11 de maio de 2011

TOMA POSSE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Presidente do Conselho e secretário de Defesa Social, Allen Viana, garantiu que toda a equipe do órgão está comprometida com o desenvolvimento de um trabalho integrado, para a realização de iniciativas concretas e efetivas


O combate às drogas ganhou mais uma ferramenta na manhã hoje, 11, com a posse dos membros do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas (Comad). Durante solenidade ocorrida no Paço Municipal, o prefeito interino de Goiânia, Iram saraiva, ressaltou que com a criação da Secretaria de Defesa Social pelo prefeito Paulo Garcia a municipalidade gera o instrumento que faltava para ajudar na consolidação de um projeto político de enfrentamento as drogas.

“Vocês do Comad têm um trabalho muito importante pela frente, já que o problema das drogas é muito antigo. Esse elemento da droga vem acompanhando há muitos anos a humanidade e temos certeza que o caminho para o combate a drogadição é um trabalho iniciado primeiramente pela educação e a família tem o papel preponderante nessa luta. Com ações colegiadas como essas, teremos ferramentas para combater esse elemento infeliz e pré-histórico na vida da humanidade que é a droga”, explicou o prefeito.

Já o presidente do Comad e secretário de Defesa Social, Allen Vianna, disse que o prefeito Paulo Garcia, ao criar a Semdef, solicitou que o Conselho antidrogas seja um instrumento deliberativo, consultivo e orientador da politica municipal contra a drogadição. “Nosso desafio é construir uma politica que enfrente essa questão, com ações efetivas e resultados imediatos, assim como a médio e longo prazos. O conselho tem como objetivo combater as drogas e desenvolver ações referentes à redução da oferta e demanda por drogas, por meio da articulação e integração dos movimentos comunitários, das instituições federais, estaduais e municipais”, comentou.

Allen acrescentou ainda que toda a equipe do órgão está comprometida com o desenvolvimento de um trabalho integrado, composto por vários setores governamentais e da sociedade como um todo, para a realização de iniciativas concretas e efetivas, tanto para a prevenção quanto na atenção aos pacientes e suas famílias, no trabalho de reinserção social e no combate ao trafico e defesa da população.

Também presente no encontro, a diretora municipal de Politicas sobre Drogas, Dagmar Ramos, falou que; ao criar a Secretaria de Defesa Social e dentro dela uma Diretoria de Politicas Publicas sobre drogas, uma diretoria de Integração e outra de Atenção Primária, assim como colocar em sua estrutura administrativa a Guarda Municipal; o prefeito Paulo Garcia deu um passo importante rumo a uma politica que reuniu todo o seu potencial humano e organizacional. “Propomos um plano integrado de enfrentamento ao Crack e outras drogas, com foco na ação local, intersetorial, circular e transversal, reunindo pessoas e instituições públicas, filantrópicas e privadas, com atuação na área da drogadição”, anuncia a diretora.

Tomaram posse ainda os representantes das entidades, comunidades terapêuticas - que trabalham na prevenção do uso indiscriminado de drogas e recuperação de dependentes, do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e às Drogas; do Hospital Espírita Eurípedes Barsanufo; da Associação Amor Exigente; do Centro de Prevenção ao Uso de Drogas Gente Livre; da Comunidade Terapêutica Comunidade Missão Resgate da Paz; da ONG Attitude; e da AJA Grupo Espírita Dependente Químico.

Participaram da reunião autoridades das mais diversas áreas, como representantes do Fórum Goiano de Prevenção e Enfrentamento ao Crack e outras drogas, que reúne mais de 40 entidades; a coordenadora do Centro de Formação da Secretaria de Educação Municipal, professora Abigail Resende; Mirtes Bezerra da Vigilância Sanitária e Heloisa Helena, coordenadora de Saúde Mental da SMS; Celia Valadão, secretaria municipal de Assistência Social; Juiz Mauricio Porfirio, Titular do Juizado da Infância e da Juventude; professora Vera Lucia Morseli da PUC Goiás; Simone Disconsi, promotora do Ministério Publico de Goiás; Capitã PM Claudia Lira, coordenadora do PROERD; Luiza Lacerda e Renata Mazaro, professoras da UFG; vereador Gian, representando a Câmara Municipal; advogada Mônica Moraes e Saulo da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO; e Maria Conceição Moraes do Conselho Regional de Farmácia.


Autor: Wagner Beltrão



CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS TOMA POSSE

Novo Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas vai concentrar ações de prevenção nas escolas, para coibir o consumo de entorpecentes entre crianças e adolescentes


O combate às drogas ganha mais uma ferramenta nesta quarta-feira, 11, em Goiânia, com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad). A solenidade será realizada no 6º andar do Paço Municipal, às 8 horas. O conselho será presidido pelo secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana.

O Conselho Municipal de Entorpecentes foi criado pela Lei n ° 7.284, de 23 de março de 1994, e foi renomeado pela Lei Complementar n° 214, de 24 de janeiro de 2011. É um órgão colegiado de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo das questões sobre drogas em Goiânia.

Segundo Allen Viana, na oportunidade será discutida a elaboração do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas na capital.

O secretário anuncia que a prevenção ao uso de drogas no município será uma questão que permeará todas as áreas do governo e agora, com a posse do novo conselho, também será responsabilidade da sociedade. "O prefeito Paulo Garcia, ao criar a Semdef, nos pediu que o combate às drogas passasse por todas as áreas e para ajudarmos na prevenção, dando alternativas e possibilidades para que as crianças de nossa rede de ensino e os jovens possam ter alternativas de vida, de crescimento na sociedade, profissional, e, portanto, possam ter, a partir do município, um instrumento vigoroso na defesa dessas expectativas", disse.

Segurança
Allen Viana destaca que a prevenção às drogas também será um componente essencial dentro da política de segurança pública implementada pelo governo municipal com a criação da Semdef. "Nós sabemos que, quanto mais pudermos investir na ação preventiva, quanto mais pudermos dar a esse Conselho Antidrogas os instrumentos para que traga ao município sugestões, formulações que possam ser executadas e também que mobilizem a sociedade para ser parceira na execução dessas ações, vamos estar de alguma forma até mesmo economizando os investimentos em segurança pública", avaliou.

Já a diretora municipal de Políticas sobre Drogas, Dagmar Ramos, diz que a reestruturação do Comad é fruto do empenho da administração de Paulo Garcia, em cuidar das pessoas, de modo especial dos adolescentes e crianças, para que não venham a se envolver com drogas. "Isso comprova nosso apoio à formação e manutenção dos conselhos comunitários, espaço democrático e ferramenta eficiente de discussão, e a população só tem a ganhar", destaca a diretora.

Dagmar ressalta que as atividades do novo Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas vão se concentrar principalmente na prevenção em escolas, para inibir o consumo de drogas entre crianças e adolescentes. Também já está previsto o aprofundamento das discussões, no âmbito da prevenção, sobre a Ronda Escolar, que será implantada brevemente pela Guarda Municipal.

"Infelizmente, o consumo entre os jovens tem começado cada vez mais cedo. Vamos agora poder ter uma frente específica para organização de ações de combate a esse avanço, nas escolas da rede pública, começando por uma avaliação dos bairros com maior incidência de consumo", anuncia Dagmar Ramos.

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas passa a contar com 22 membros, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Defesa Social, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidades Católica e Federal de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Juizado da Infância e da Juventude, Conselhos Regionais de Medicina e Farmácia, Ministério Público de Goiás e das Policias Civil, Militar e Federal.

Conta também com representantes da comunidade e seis representantes de entidades que trabalham na prevenção do uso indiscriminado de drogas e recuperação de dependentes.


Membros que participarão do Comad:
Secretaria Municipal de Defesa Social: Titular: Dagmar da Silva Ramos (Diretora Municipal de Políticas Sobre Drogas); Suplente: Rosa Helena de Paula Ribeiro (Diretora de Integração do Sistema de Defesa Social)
Secretaria de Assistência Social: Titular: Célia Valadão; Suplente: Helizangela Alves do Nascimento
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Saúde
Juizado da Infância e da Juventude: Titular: Mauricio Porfírio Rosa, Suplente: Cynthia Alves de Castro
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO: Titular: Professora Iracema Gonzaga de Moura de Carvalho; Suplente: Professora Vera Lúcia Morselli
Universidade Federal de Goiás – UFG: Titular: Professora Renata Mazaro e Costa; Suplente: Professora Luiza Cristina Lacerda
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás
Conselho Regional de Farmácia – CRF: Titular: Dra.Maria Conceição Morais Pereira; Suplente: Dr. Ilton Munhoz Dominguez
Policia Federal – PF: Titular: Delegado Deuselino Valadares dos Santos; Suplente: Agente Wesley Rodrigues da Silva
Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás – OAB/Goiás: Titular: Monica Simone de Morais; Suplente: Saulo Ribeiro Montefusco
Ministério Público de Goiás: Titular: Simone Disconsi de Sá Campos; Suplente: Mauricio Alexandre Gebrin
Policia Civil: Titular: Odair José Soares; Suplente: Germano Cesar de Castro Melo
Policia Militar: Titular: Cel. Eloi Bezerra de Castro Neto; Suplente: Cap.Cláudia da Silva Lira
Câmara Municipal de Goiânia: Titular: Dr.Gian Carlos Said Ribeiro; Suplente:  Sebastião Mendes dos Santos
Representante da comunidade, com atuação na prevenção do uso indiscriminado de drogas e na recuperação de dependentes: Titular: Maria Sonia França, do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e às Drogas; Suplente: Luis Augusto Perillo, do Instituto Jamil Issi
Seis representantes de entidades que trabalham na prevenção do uso indiscriminado de drogas e recuperação de dependentes:
Jeziel da Silva Ramos – Hospital Espírita Eurípedes Barsanufo;
Carmem Lucia dos Santos Gomes - Associação Amor Exigente;
José Galdino – Centro de Prevenção ao Uso de Drogas Gente Livre;
Sherydan Luzia de Oliveira – Comunidade Terapêutica Comunidade Missão Resgate da Paz;
Nelson Remy Gillet - ONG Attitude;
Eurípedes Cipriano Mota - Grupo Espírita Dependente Químico.

Serviço
Assunto: Posse dos novos Membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas
Data: 11 de maio
Horário: 8 horas
Local: 6° andar do Paço Municipal de Goiânia
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef -35244090 ou 85642529


Autor: Wagner Beltrão