quarta-feira, 11 de maio de 2011

TOMA POSSE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Presidente do Conselho e secretário de Defesa Social, Allen Viana, garantiu que toda a equipe do órgão está comprometida com o desenvolvimento de um trabalho integrado, para a realização de iniciativas concretas e efetivas


O combate às drogas ganhou mais uma ferramenta na manhã hoje, 11, com a posse dos membros do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas (Comad). Durante solenidade ocorrida no Paço Municipal, o prefeito interino de Goiânia, Iram saraiva, ressaltou que com a criação da Secretaria de Defesa Social pelo prefeito Paulo Garcia a municipalidade gera o instrumento que faltava para ajudar na consolidação de um projeto político de enfrentamento as drogas.

“Vocês do Comad têm um trabalho muito importante pela frente, já que o problema das drogas é muito antigo. Esse elemento da droga vem acompanhando há muitos anos a humanidade e temos certeza que o caminho para o combate a drogadição é um trabalho iniciado primeiramente pela educação e a família tem o papel preponderante nessa luta. Com ações colegiadas como essas, teremos ferramentas para combater esse elemento infeliz e pré-histórico na vida da humanidade que é a droga”, explicou o prefeito.

Já o presidente do Comad e secretário de Defesa Social, Allen Vianna, disse que o prefeito Paulo Garcia, ao criar a Semdef, solicitou que o Conselho antidrogas seja um instrumento deliberativo, consultivo e orientador da politica municipal contra a drogadição. “Nosso desafio é construir uma politica que enfrente essa questão, com ações efetivas e resultados imediatos, assim como a médio e longo prazos. O conselho tem como objetivo combater as drogas e desenvolver ações referentes à redução da oferta e demanda por drogas, por meio da articulação e integração dos movimentos comunitários, das instituições federais, estaduais e municipais”, comentou.

Allen acrescentou ainda que toda a equipe do órgão está comprometida com o desenvolvimento de um trabalho integrado, composto por vários setores governamentais e da sociedade como um todo, para a realização de iniciativas concretas e efetivas, tanto para a prevenção quanto na atenção aos pacientes e suas famílias, no trabalho de reinserção social e no combate ao trafico e defesa da população.

Também presente no encontro, a diretora municipal de Politicas sobre Drogas, Dagmar Ramos, falou que; ao criar a Secretaria de Defesa Social e dentro dela uma Diretoria de Politicas Publicas sobre drogas, uma diretoria de Integração e outra de Atenção Primária, assim como colocar em sua estrutura administrativa a Guarda Municipal; o prefeito Paulo Garcia deu um passo importante rumo a uma politica que reuniu todo o seu potencial humano e organizacional. “Propomos um plano integrado de enfrentamento ao Crack e outras drogas, com foco na ação local, intersetorial, circular e transversal, reunindo pessoas e instituições públicas, filantrópicas e privadas, com atuação na área da drogadição”, anuncia a diretora.

Tomaram posse ainda os representantes das entidades, comunidades terapêuticas - que trabalham na prevenção do uso indiscriminado de drogas e recuperação de dependentes, do Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e às Drogas; do Hospital Espírita Eurípedes Barsanufo; da Associação Amor Exigente; do Centro de Prevenção ao Uso de Drogas Gente Livre; da Comunidade Terapêutica Comunidade Missão Resgate da Paz; da ONG Attitude; e da AJA Grupo Espírita Dependente Químico.

Participaram da reunião autoridades das mais diversas áreas, como representantes do Fórum Goiano de Prevenção e Enfrentamento ao Crack e outras drogas, que reúne mais de 40 entidades; a coordenadora do Centro de Formação da Secretaria de Educação Municipal, professora Abigail Resende; Mirtes Bezerra da Vigilância Sanitária e Heloisa Helena, coordenadora de Saúde Mental da SMS; Celia Valadão, secretaria municipal de Assistência Social; Juiz Mauricio Porfirio, Titular do Juizado da Infância e da Juventude; professora Vera Lucia Morseli da PUC Goiás; Simone Disconsi, promotora do Ministério Publico de Goiás; Capitã PM Claudia Lira, coordenadora do PROERD; Luiza Lacerda e Renata Mazaro, professoras da UFG; vereador Gian, representando a Câmara Municipal; advogada Mônica Moraes e Saulo da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO; e Maria Conceição Moraes do Conselho Regional de Farmácia.


Autor: Wagner Beltrão



Sem comentários:

Enviar um comentário