terça-feira, 18 de junho de 2013

GCMFs reúnem-se com Adriana Accorsi

Pela terceira vez, desde que foi criado,  o grupo de Guardas Civis Metropolitanas Femininas - GCMFs reuniu-se, hoje(18), à tarde,  no Centro de Formação da Guarda Civil Metropolitana, com a secretária Adriana Accorsi para apresentar avaliação das reivindicações e conquistas alcançadas na atual gestão.

De acordo com  as GCMFs, desde a criação do grupo, em meados de abril deste ano, quando apresentaram as reivindicações para a secretária Adriana Accorsi, o comportamento  dentro da Guarda Civil Metropolitana - GCM está diferente. Percebe-se que há um cuidado maior por parte dos colegas homens, no trato com as colegas mulheres, no sentido de não incorrerem em deslizes, e em assédio moral. O fato da secretária dar visibilidade às mulheres dentro da GCM, é outro dado positivo. Além das mudanças de comportamento,  pode-se elencar como conquistas as nomeações de subinspetoras para a GCM; a inserção da disciplina Direitos Humanos nos cursos de formação continuada da Guarda, abrangendo as temáticas de gênero e de grupos sociais vulneráveis, os cursos de defesa pessoal para mulheres e a exclusão de item que restringia a participação e admissão de mulheres na GCM, no Plano de Cargos e Salários.



As  GCMFs acreditam  que com as mudanças anunciadas recentemente pelo comandante da GCM, Elton Magalhães,  e,  o consequente remanejamento de  comandos regionais, colaborarão  para que o trabalho seja pautado na competência e não somente no critério sexo para os cargos de chefia. Dentre as reivindicações ratificadas pelas GCMFs estão a criação de um atendimento psicossocial, flexibilização do uso do uniforme operacional e administrativo, a nomeação de mais subinspetoras nas regionais, postos administrativos e demais locais de trabalho da GCM, e a aprovação de leis que garantam a continuidade das políticas de equidade de gênero, para que não fiquem restringidas ao compromisso da atual gestão.

Segundo a Guarda Civil Metropolitana Feminina Yara,  que está a aproximadamente 20 anos na Instituição,  em muitos momentos pensou seriamente em sair da GCM,  uma vez  que, devido a grande maioria da GCM ser composta por homens,  a cultura machista prevalecia e as mulheres acabavam sendo preteridas nos seus espaços de trabalho, sofrendo com o assédio moral não só dos chefes, mas também dos colegas homens. Yara, disse durante a reunião estar emocionada, e acreditar que com o apoio recebido da secretária Adriana Accorsi, as GCMFs terão um outro tratamento e serão valorizadas pela sua competência.

Hoje, as mulheres são aproximadamente 200, do total de 1500 homens na GCM. Estiveram presentes na reunião de hoje 45 Guardas Civis Metropolitanas Femininas. O coletivo de Mulheres da Guarda Municipal de Goiânia - Dimires é outra conquista das GCMFs, pois foi criado a partir da organização das mulheres GCMFs.



 



Contatos para entrevista: Selígia Miranda
Texto: Geralda Ferraz
Foto:GCM

MUTIRÃO DA PREFEITURA 15/06/2013 - PRESENÇA DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

              Moradores de dez bairros da região Norte tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pela administração municipal, o setor beneficiado foi o Jardim Guanabara. O mutirão é uma das principais ações empregadas pela administração municipal para promover a aproximação com a comunidade, atendendo com agilidade as demandas e necessidades de cada região.
            O espaço foi destinado a atender um público previsto de três mil pessoas, somente no período da manhã. Diversas Secretarias e órgãos da Prefeitura prestaram a população gratuitamente atendimentos: médico, jurídico, oficinas de artesanato, encaminhamentos para o mercado de trabalho, atividades esportivas e recreativas para crianças da região.
                Destacamos a Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria Municipal de Defesa Social que desenvolveram um trabalho preventivo com os visitantes, distribuindo folders da campanha contra o uso do cerol, teatro de fantoches e Pintando o Sete, atividades lúdicas envolvendo um grupo de guardas municipais que também fizeram pinturas no rosto de crianças. A Defesa Civil nas suas ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservando a população e restabelecendo a normalidade social.

          A segurança do local, contou com a Guarda Civil Metropolitana que disponibilizou mais de 70 homens para prevenir ações de danos ao patrimônio público, além de auxiliar na organização das filas nos estandes no serviço de orientação aos visitantes.

Texto: Francis e Divina.
Fotos: Carlos e Edno.