sexta-feira, 29 de julho de 2011

SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, REGINA MIKI, DEFENDEU A INTEGRAÇÃO ENTRE AS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL E A GUARDA MUNICIPAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA


Em visita a Goiânia, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, defendeu a integração entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal no combate à violência. Para Regina, o conjunto das forças deve se consolidar como ação fundamental para acabar com os altos índices de violência na Capital. A secretária acredita que com esse trabalho será possível garantir tranquilidade e paz à população goiana.

A visita de Regina a Goiânia, ontem, permitiu que ela conhecesse mais de perto o programa Goiânia Mais Segura. O projeto da prefeitura da Capital tem desenvolvido um conjunto de ações de enfrentamento à violência e às drogas dentro da filosofia de policiamento comunitário. O projeto foi apresentado à secretária por Allen Viana, o secretário municipal de Defesa Social, na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, colégio-base da Guarda Municipal, que fica no Setor Finsocial.

O trabalho, que foi lançado no último dia 18, e segue até o dia 3 de setembro, funcionará temporariamente como projeto-piloto. É uma proposta de cooperação técnica, em caráter experimental, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), onde órgãos municipais vão atuar de forma integrada com o trabalho já desenvolvido pelas polícias Militar e Civil.

Esse trabalho contará ainda com a participação da Polícia Federal, cumprindo as propostas do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo Allen, são 1.800 homens da Guarda Municipal de Goiânia, onde 120 já foram escalados para trabalhar na operação no Finsocial e região.

Regina mostrou-se empolgada com o trabalho da Prefeitura de Goiânia. “A impressão que tive sobre o projeto foi a melhor possível. Nesse programa é possível ter na prática as forças atuando em busca de um bem comum, para trazer a tranquilidade e a paz que todo mundo busca. Essa integração é fundamental, porém, é preciso que cada um faça o seu papel”, disse.

A secretária também fez referência ao trabalho do governo do Estado para diminuir a violência no Entorno de Brasília. “A secretaria tem projetos voltados para diminuir a taxa de homicídios em Goiás. Estivemos na Cidade de Goiás na transição da Capital, e lá conversei com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador Marconi Perillo, para que a gente possa fixar políticas para o Estado”, declarou.

Regina afirmou que a secretaria tem feito parceria com o governador na busca de melhorias para a região adjacente à capital federal. “Já temos apresentando bons indícios no Entorno de Brasília. Tivemos a grata surpresa em saber de uma queda de 46,7% no número de homicídios nessa região. O Estado realmente apresenta números que nos deixa preocupados, mas busca soluções “, disse.

Regina declarou que a segurança é um “fenômeno tão complexo quanto a violência”, por isso é preciso essa integração para levar tranquilidade à população. Para Regina, é necessário trabalhar de forma repressiva diante da violência e que a polícia goiana está altamente capacitada para fazer esse trabalho. A secretária afirmou que é preciso investir na polícia judiciária, na questão da investigação, para quebrar a corrente da impunidade. Tudo isso, segundo ela, acontecerá com a integração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para Allen, o projeto está alcançando a meta principal, que é a aceitação da corporação junto à população do Setor Finsocial. “Estamos consolidando a Guarda Municipal de Goiânia como agente de segurança pública comunitária. Nosso intuito é aproximar ainda mais a corporação da população local de forma integrada com todas as polícias. Tudo isso cumprindo as deliberações que são propostas pelo Ministério da Justiça”, explicou.

Fonte: http://guardasmunicipaismg.com.br/secretaria-nacional-de-seguranca-publicaregina-miki-defendeu-a-integracao-entre-as-policias-militar-e-civil-e-a-guarda-municipal-no-combate-a-violencia/

UNIÃO DE FORÇAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA

SEMDEF NO JORNAL ANHANGUERA - PM E GUARDA MUNICIPAL NO COMBATE A VIOLÊNCIA NO PROJETO GOIÂNIA MAIS SEGURA

SEMDEF NO JORNAL BRASIL CENTRAL - SECRETÁRIA NACIONAL ESTEVE EM GOIÂNIA PARA CONHECER PROGRAMA GOIÂNIA MAIS SEGURA

SEMDEF NO GOIÁS ALERTA - SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA CONHECEU O PROGRAMA GOIÂNIA MAIS SEGURA

SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA VISITA PROGRAMA GOIÂNIA MAIS SEGURA


Regina Miki visitou a Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, base da Guarda Municipal, no Setor Finsocial, para ver de perto o conjunto de ações de enfrentamento à violência e às drogas dentro da filosofia de policiamento comunitário

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, visitou nesta quinta-feira, 28, o Programa Goiânia Mais Segura, implantado pela Prefeitura de Goiânia no último dia 18.

Regina esteve na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, base da Guarda Municipal, localizada no setor Finsocial, para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), e depois percorreu a Região Noroeste do município.

O programa visa à integração dos diversos órgãos da segurança publica do Estado e da sociedade civil organizada num conjunto de ações no enfrentamento à violência e às drogas, dentro da filosofia de policiamento comunitário.

Integram a comitiva de recepção à secretária da Senasp o secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana, o presidente comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, João Augusto França Neto, e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem.

Para o secretário de Defesa Social, Allen Viana, o projeto está alcançando a meta principal, que é a aceitação da corporação junto à população do Setor Finsocial. "Estamos consolidando a Guarda Municipal de Goiânia como agente de segurança pública comunitária, aproximando ainda mais a corporação da população local de forma integrada com todas as polícias,entidades representativas e cumprindo as deliberações que são propostas pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é desenvolver uma nova visão de segurança pública e cidadania", afirma o secretário.

A criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, em Goiânia, teve a participação do deputado Mauro Rubem e da secretária da Senasp com o objetivo de diminuir os índices de homicídios na capital goiana. O parlamentar defende um novo modelo de segurança pública, baseado na cidadania e na garantia dos direitos humanos. Essa nova concepção também é defendida pelo Ministério da Justiça com a inserção das Guardas Municipais no âmbito operacional de Segurança Pública.

Autor: Wagner Beltrão
Fonte: Secom

http://www.tribunacampineira.com.br/goiania/2450-secretaria-nacional-de-seguranca-publica-visita-programa-goiania-mais-segura

GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 153 ANOS DA PM


Durante o desfile, os guardas utilizarão as armas não letais, Taser e os espargidores de pimenta


Um pelotão formado por 40 guardas municipais participou nesta quinta-feira, 28, às 19 horas, no pátio da Academia da Polícia Militar (APM), da comemoração aos 153 anos da PM. O convite partiu da coordenadora de Polícia Comunitária, da Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ/GO), Waldirene Gualberto, que ressaltou o compromisso e parceria da GM em ações do órgão.

Os guardas que participaram do desfile são promotores e multiplicadores de Polícia Comunitária, formados pela APM, e já exercem em seus postos de serviços esse tipo de policiamento. Segundo o comandante no desfile da GM, João Gomes, a integração feita entre GM e Polícia Militar fortalece ainda mais segurança da população, que tem a oportunidade de experimentar uma nova forma de pensar e agir, que é a ação policial no policiamento comunitário.

Durante o desfile, os guardas utilizaram as armas não letais, Taser e os espargidores de pimenta. Todos eles passaram recentemente pelo curso de Abordagem e Imobilizações Táticas e Operador de Pistola de Condutividade Elétrica, pelo centro de formação da GM.

Goiânia + Segura
Um exemplo de polícia comunitária é o Programa “Goiânia + Segura: todos contra a violência e as droga, em favor da vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Defesa Social (Semdef), de Educação (SME) e Guarda Municipal (AGMGO). O objetivo da iniciativa é conscientizar crianças, adolescentes e jovens estudantes quanto aos malefícios que o uso de violência e drogas causam à sociedade, bem como propor ações que os orientem em relação à sua prevenção. 

Autor: Luiz Galvão

SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA VISITA PROGRAMA GOIÂNIA MAIS SEGURA


Regina Miki visitou a Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, base da Guarda Municipal, no Setor Finsocial, para ver de perto o conjunto de ações de enfrentamento à violência e às drogas dentro da filosofia de policiamento comunitário


A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, visitou nesta quinta-feira, 28, o Programa Goiânia Mais Segura, implantado pela Prefeitura de Goiânia no último dia 18.

Regina esteve na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, base da Guarda Municipal, localizada no setor Finsocial, para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), e depois percorreu a Região Noroeste do município.

O programa visa à integração dos diversos órgãos da segurança publica do Estado e da sociedade civil organizada num conjunto de ações no enfrentamento à violência e às drogas, dentro da filosofia de policiamento comunitário.

Integram a comitiva de recepção à secretária da Senasp o secretário municipal de Defesa Social, Allen Viana, o presidente comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, João Augusto França Neto, e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem.

Para o secretário de Defesa Social, Allen Viana, o projeto está alcançando a meta principal, que é a aceitação da corporação junto à população do Setor Finsocial. "Estamos consolidando a Guarda Municipal de Goiânia como agente de segurança pública comunitária, aproximando ainda mais a corporação da população local de forma integrada com todas as polícias, entidades representativas e cumprindo as deliberações que são propostas pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é desenvolver uma nova visão de segurança pública e cidadania", afirma o secretário.

A criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, em Goiânia, teve a participação do deputado Mauro Rubem e da secretária da Senasp com o objetivo de diminuir os índices de homicídios na capital goiana. O parlamentar defende um novo modelo de segurança pública, baseado na cidadania e na garantia dos direitos humanos. Essa nova concepção também é defendida pelo Ministério da Justiça com a inserção das Guardas Municipais no âmbito operacional de Segurança Pública.

Autor: Wagner Beltrão

SEMDEF NA TV ANHANGÜERA