sexta-feira, 29 de julho de 2011

GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 153 ANOS DA PM


Durante o desfile, os guardas utilizarão as armas não letais, Taser e os espargidores de pimenta


Um pelotão formado por 40 guardas municipais participou nesta quinta-feira, 28, às 19 horas, no pátio da Academia da Polícia Militar (APM), da comemoração aos 153 anos da PM. O convite partiu da coordenadora de Polícia Comunitária, da Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ/GO), Waldirene Gualberto, que ressaltou o compromisso e parceria da GM em ações do órgão.

Os guardas que participaram do desfile são promotores e multiplicadores de Polícia Comunitária, formados pela APM, e já exercem em seus postos de serviços esse tipo de policiamento. Segundo o comandante no desfile da GM, João Gomes, a integração feita entre GM e Polícia Militar fortalece ainda mais segurança da população, que tem a oportunidade de experimentar uma nova forma de pensar e agir, que é a ação policial no policiamento comunitário.

Durante o desfile, os guardas utilizaram as armas não letais, Taser e os espargidores de pimenta. Todos eles passaram recentemente pelo curso de Abordagem e Imobilizações Táticas e Operador de Pistola de Condutividade Elétrica, pelo centro de formação da GM.

Goiânia + Segura
Um exemplo de polícia comunitária é o Programa “Goiânia + Segura: todos contra a violência e as droga, em favor da vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Defesa Social (Semdef), de Educação (SME) e Guarda Municipal (AGMGO). O objetivo da iniciativa é conscientizar crianças, adolescentes e jovens estudantes quanto aos malefícios que o uso de violência e drogas causam à sociedade, bem como propor ações que os orientem em relação à sua prevenção. 

Autor: Luiz Galvão

Sem comentários:

Enviar um comentário