quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PREFEITURA RECEBE MAIS DE 500 DENÚNCIAS SOBRE USO DE CEROL

GOIÂNIA NOTÍCIAS

01/08/2013 | 09:15


Campanha “Pipa sem cerol, brincadeira consciente” tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e até adultos sobre o perigo do cerol e orientar a brincadeira de forma saudável
Desde o mês de junho, quando iniciou a campanha “Pipa sem cerol, brincadeira consciente”, o número de denúncias aumentou significativamente, segundo informações da central de atendimento 156 da Prefeitura de Goiânia. Durante dois meses, foram recebidas mais de 500 ligações denunciando o uso de cerol em linhas de pipas em toda cidade e até em outras cidades da região metropolitana. Campanha é realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME) e Defesa Social (Semdef).
Segundo o chefe da Central Comunicação Operacional (CCO), da GCM, Júnior Aquino, o alto número de pessoas que ligam na Prefeitura indicando o local onde jovens e adultos soltam pipas se dá porque as pessoas sabem do perigo do cerol. Aquino informa que todas as denúncias são checadas e, tendo procedência, jovens são orientados através de panfletos educativos e a linha com cerol é levada pelos GCMs para a base da corporação.
Campanha tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e até adultos sobre o perigo do cerol e orientar a brincadeira de forma saudável. Nos últimos três anos, dados da campanha mostram que o número de vítimas diminuiu: em 2010, o cerol fez 47 vítimas, com quatro mortes; em 2011 houve uma morte; em 2012, foram registrados três casos classificados como graves/gravíssimos, sem nenhuma vítima fatal e 17 menores foram encaminhados aos pais. Em 2013, apesar de poucos casos de acidentes com cerol, já houve registro de um óbito.
Para denunciar o cidadão, que terá sua identidade preservada, deve ligar na central de atendimento 156. A denúncia, assim que recebida, é encaminhada para a central da GCM que irá até o local para averiguar a procedência.
Autor: Luiz Galvão - GCM

 Guarda Civil recebe denúncia de pipas com cerol em um bairro da Região Leste da cidade