segunda-feira, 21 de maio de 2012

GGIM DISCUTE NO SETOR PEDRO LUDOVICO O PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria de Defesa Social (Semdef) e do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) realiza hoje, 22, a quinta audiência pública para discutir o Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Pública. Desta vez, a audiência ocorrerá no Setor Pedro Ludovico, Região Sul da Capital.
É com base nesse contexto que o GGIM esta fazendo sete audiências publicas para elaborar o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública com o objetivo de melhorar todo o sistema de segurança pública do município, por meio de um conjunto integrado de propostas e ações que articulam políticas específicas de segurança, políticas sociais e ações que busquem a integração e cooperação de órgãos da administração municipal e estadual em conjunto com a comunidade para aperfeiçoar recursos públicos e os instrumentos que coíbem e desestimulam as práticas de violência.
Segundo o Secretário Municipal de Defesa Social, Allen Viana, esse documento será elaborado dentro do marco institucional do Plano Nacional de Segurança Pública e se apoia na ideia de que o combate à criminalidade e todas as distintas manifestações de violência, além do sentimento de insegurança que marca a vida cotidiana de cidadãos exige colaboração articulada de todos os órgãos e instituições atuantes no município. “Estamos construindo este plano baseado também numa metodologia de ação que prevê o diagnóstico dos problemas de segurança pública, planejamento e implementação de ações para resolução destes problemas, monitoramento e avaliação da implantação e dos resultados das ações”, explica.

PLANO DE AÇÃO PARA A GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA - Durante à ultima audiência realizada no Setor Novo Horizonte, Alen Viana, destacou que tem sentido da comunidade que a Guarda Municipal tenha uma maior participação nas operações de segurança da cidade. “Desejamos que esse documento seja um plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção de Segurança Pública em Goiânia e a guarda municipal passa a ser uma guarda comunitária e preventiva e a desempenhar um papel fundamental na formulação e implementação do plano. Sob a liderança do prefeito, cabe à guarda municipal ser o órgão articulador de ações visando à prevenção do crime e da violência, em parceria com outros órgãos municipais e estaduais e com a sociedade civil”, analisou.

ETAPAS - A primeira etapa dessa consulta foi realizada em novembro de 2011, no Clube do Povo, na Região Noroeste, a segunda foi na Praça de Esportes do Conjunto Itatiaia, na Região Norte e a terceira etapa foi no CRCI do Jardim Novo Mundo na região Leste. A ultima etapa aconteceu na Região Sudoeste no Ginásio de Esportes do Setor Novo Horizonte.

GGIM - Seguindo as orientações do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, o GGIM já realizou esse ano quatro etapas do Plano Municipal de Segurança e uma etapa foi realizada no ano passado. Durante as etapas a comissão representativa constitui coletivamente um diagnóstico do município, observando os aspectos históricos, geográficos, demográficos, culturais, econômicos e sociais. Nestas consultas foram detectadas as dificuldades de encontrar informações sobre dados de segurança por falta de um observatório de segurança. Dessa forma, o diagnóstico será feito pautado em informações adquiridas através de dados das corporações de segurança publica da capital.
 Para atingir as sete regiões administrativas foram elaboradas um pré-calendário onde o Gabinete será levado à população. O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional. É composto por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e de membros da sociedade organizada e da comunidade.
Ele foi criado através do decreto n° 513, de 26 de março de 2010, e a partir do decreto n° 1707, de 21 de julho de 2010, foram nomeadas autoridades federais, estaduais e municipais para compor o gabinete. O secretário executivo do GGIM é o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que determinou ao secretário Allen Viana a organização do grupo.

Serviço
Assunto: Gabinete de Gestão Integrada Municipal promove a Quinta Consulta Popular Sobre Segurança no Setor Pedro Ludovico
Data: 22 de Maio (Terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Escola Municipal Itamar Martins – Rua T-65, n°45, Setor Bela Vista (acima da Avenida T-63)
Contato: Assessoria de Comunicação da Semdef – 3524-4090 -8564-2529 e com Ricardo Ribeiro, chefe da Divisão de Promoção de Defesa Comunitária – 8423-0005.

Autor: Wagner Beltrão